Vale a pena largar tudo para estudar para concursos?


  

Ter uma reserva de dinheiro e encarar os estudos como um emprego são algumas atitudes necessárias

Sonhando com a estabilidade, muitos candidatos abrem mão do emprego, lazer e abdicam de tudo em busca da aprovação. Por outro lado, outros estudantes conseguem conciliar o trabalho com o estudo e também conseguem a estabilidade. Mas, será que vale a pena largar tudo para estudar para concurso público?

– Vantagens e desvantagens de “só” estudar

Antes de largar tudo para estudar para concurso público, é preciso avaliar: você tem como se sustentar? Os seus pais ou outro familiar vai te ajudar? Você tem uma boa poupança? Ou seja, como você vai sobreviver neste período? Como vai pagar as suas contas?

Além disso, estabeleça um prazo, ou seja, um período para ficar estudando. Por exemplo, você pode estabelecer um a dois anos. Caso não consiga a aprovação, é preciso voltar para o mercado de trabalho.




Você decidiu que vai “só” estudar? Então, encare o estudo como um emprego. Tenha horário para começar e terminar, mantenha a disciplina, foque e busque dar o melhor de você para a prova. Nesse período, tenha cuidado com as pressões externas, como os familiares e os amigos, e com as pressões internas.

Mas, se você avaliou e decidiu que vai manter o trabalho, estabeleça uma rotina diária com metas de estudo. Lembre-se de que você vai ter que abdicar de alguns momentos com os seus familiares e amigos por um período de tempo. Aproveite bem os fins de semana para intensificar, rever um conteúdo e fazer muitos exercícios.

A vantagem de manter o trabalho é que você vai continuar tendo o dinheiro para investir nos seus estudos e você estará mais tranquilo. Mas, por outro lado, a sua quantidade de tempo é menor, por isso, durante os estudos procure manter a concentração, para que o aprendizado seja produtivo.

Os candidatos que podem abdicar tudo por conta dos estudos, contam com uma quantidade de tempo maior, mas é preciso saber aproveitar este recurso, porque muitas pessoas acabam enrolando e não estudam como deveriam.

Por Babi



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *