Suspensão de Concursos Públicos atinge 40,3 mil vagas


  

Medida tomada pelo Governo de suspender os concursos públicos de 2016 atinge 40.389 vagas que seriam para certames de nível federal, que precisam de recursos da União.

Caiu como uma bomba a notícia sobre a suspensão de concursos públicos que já estavam previstos para o ano de 2016. Essa notícia afetou milhares de candidatos que se preparam há anos para entrar na disputa de uma vaga em cargo público.

A suspensão atinge 40,3 mil vagas – 40.389 cargos, mais precisamente. Essas vagas seriam para provimento de cargos referentes ao Ministério Público da União, ao Conselho Nacional do Ministério Público e a todos os Poderes, de acordo com informação dada pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG).

A meta do Governo com essa medida é economizar cerca de 1,5 bilhão de reais. A decisão faz parte do pacote de medidas fiscais anunciado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, na segunda-feira (14), que incluem cortes de gastos totalizando R$ 26 bilhões, em 9 medidas, sendo uma delas, a suspensão dos concursos.

Como  informação e também dando um alento aos concurseiros, é bom lembrar que as medidas ainda precisam passar por aprovação do Congresso Nacional.




Apesar disso, os concursos de 2015 não sofreram alterações, nenhum foi suspenso. As informações são de que todos serão mantidos e os especialistas, dando uma força aos conscurseiros, recomendam que continuem firmes em seu propósito e que mantenham os estudos para as seleções de 2017. Mas, além disso, eles também lembram que a medida atinge os concursos de nível federal, que precisam de recursos do Orçamento da União – isso significa que instituições como Caixa Econômica Federal e Correios não se encaixam na restrição do Governo. As restrições não envolvem as empresas estatais. Assim como os estados e municípios, que tocarão seus concursos conforme o planejado.

Algo que deve estar preocupando os aprovados em concursos anteriores e os que prestarão concursos neste ano é  sobre as nomeações, mas quanto a isso, podem ficar tranquilos porque as nomeações de concursos anteriores a 2016 serão feitas normalmente caso os candidatos sejam chamados em 2016.

Por Elia Macedo



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *