Novo Concurso IBGE 2016 – Agente de Pesquisas e Mapeamento


  

Seleção oferece 7.500 vagas de nível médio. Inscrições podem ser feitas até o dia 19 de julho de 2016.

O que acha de disputar uma das 7.500 vagas de Agente de Pesquisas e Mapeamento da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

As inscrições devem ser realizadas até a data de 19 de Julho de 2.016, no endereço www.cesgranrio.org.br, escolhendo a opção de Edital número 2/2.016. Vale lembrar que o candidato, além de apresentar o ensino médio completo, deve pagar uma taxa no valor de R$ 30,00.

Para entender melhor a distribuição das vagas podemos dizer que: 5.614 vagas são destinadas para a Ampla Concorrência; 1.499 vagas são destinadas para o Público Negro e 387 vagas são para Pessoas com Deficiência.

As oportunidades são para atuar diretamente em 550 municípios espalhados em 26 Estados e também no Distrito Federal. A Prova Objetiva ocorre no dia 04 de Setembro de 2.016, no horário que vai das 13:00 até às 17:00 horas, onde serão cobrados a resolução de 60 questões.




É cobrado 3 matérias na prova, no qual temos 25 questões de Língua Portuguesa, contendo: I – Compreensão de texto; II – Significação das palavras: os sinônimos, os antônimos, os homônimos e os parônimos; III – Pontuação. Estrutura e a sequência lógica de frases e dos parágrafos; IV – Ortografia oficial e a acentuação gráfica; V – Concordância nominal e também verbal; VI – Regência nominal e a verbal, além da utilização da crase; VII – Emprego dos verbos regulares, dos irregulares e dos anômalos; VIII – Emprego e a colocação dos pronomes.

Depois temos as 20 questões de Geografia, com o conteúdo de: I – Noções básicas de Cartografia (cobrado sobre a orientação: pontos cardeais; a localização: as coordenadas geográficas, a latitude, a longitude e a altitude; e a representação: pela leitura, pela escala, por legendas e pelas convenções); II – Aspectos físicos e do meio ambiente no Brasil (com grandes domínios de clima, da vegetação, do relevo e da hidrografia, junto com os ecossistemas); III – Organização do espaço (agrário com as atividades econômicas, a modernização e os conflitos; e o urbano: nas atividades econômicas, no emprego e na pobreza; na rede urbana e nas regiões metropolitanas); IV – Dinâmica da população brasileira (com os fluxos migratórios, as áreas de crescimento e de perda populacional); V – Formação Territorial e da Divisão Político-Administrativa (parte da organização federativa).

E por fim temos 15 questões de Raciocínio Lógico com: I – Avaliação da habilidade do próprio candidato para entender a estrutura lógica com base nas relações entre pessoas, os lugares, as coisas ou os eventos, a fim de deduzir novas informações e ainda avaliar as condições que foram usadas para estabelecer toda a estrutura daquelas relações. II – As questões da prova em geral poderão tratar das seguintes áreas: das estruturas lógicas; da lógica de argumentação; dos diagramas lógicos; da aritmética; da álgebra e da geometria básica.

Por Fernanda de Godoi



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *