Compre aqui apostila para este concurso!

Estudar para concursos públicos – Dedicação para realizar um sonho


  

Por mais que os dias se pareçam de crise depois das acirradas eleições presidenciais, parece que para 2015 todo o calendário de concursos será mantido.

INSS, Correios, Petrobras, todas essas empresas, que têm um histórico de ter os concursos mais concorridos, parecem dispostas a manter suas agendas de concursos. Um diferencial ao candidato que sonha em fazer parte do seleto grupo de funcionários públicos, com certeza, é o tempo de preparo. Quanto mais tempo o candidato teve para se preparar adequadamente para o processo seletivo, mais preparado ele estará. Não existe fórmula pronta para o sucesso em um concurso público, mas uma oitiva com os aprovados nos dão algumas certezas. Entre elas a mais óbvia: estudaram muito. Já ouvi histórias, claro, de sorte. Algumas tão absurdas que são difíceis de acreditar, como o de um Policial Rodoviário Federal, que foi obrigado a fazer a inscrição pela mãe (hoje muito grato a ela), que bebeu todas no dia anterior a prova, não estudou e foi fazer a prova de ressaca, e passou. Se a história é verídica ou não, seria um raro caso de extrema sorte na batalha que é a disputa por uma vaga no serviço público.

O mais comum ouvir são histórias de superação e dedicação, onde o indivíduo conciliava trabalho, família e estudos, abdicando de tempo de sono e diversão em prol de um objetivo maior. E com certeza essas histórias nos levam mais próximo do que seja se preparar para um concurso. O fato é: se quer entrar, vai ter de ralar.




Independente da área que você escolha, algumas coisas você deverá observar. O planejamento, por exemplo, é muito importante. Você deve se planejar para ter, no mínimo, duas horas por dia de estudo. E não estudar aos domingos. A mente deve ter um dia para absorver a quantidade de informação. Nessas duas horas de estudo, atente-se ao edital. Faça duas frentes de estudo. Em uma você deve usar livros das matérias pedidas. Em outra refazer exercícios de concursos anteriores.

Organize-se e boa sorte.

Por Luciana Viturino



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *