Compre aqui apostila para este concurso!

Criação de Varas do Trabalho no RS fará com que sejam abertos novos Concursos Públicos


  

Já imaginou trabalhar no Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul? Se sim, então inicie desde já os estudos, pois foi aprovada a criação de novas varas trabalhistas e em breve teremos novo concurso público.

A decisão foi do Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual aprovou a criação de 7 Varas do Trabalho em municípios gaúchos, sendo que haverá 2 em Porto Alegre e outras 5 distribuídas entre os municípios de Capão da Canoa, Marau, Nova Prata, São Sebastião do Caí e Tramandaí. Desta forma, teremos em breve concurso para o corpo de magistrados e outro para servidores, a fim de compor a estrutura de pessoal das respectivas unidades.

O Estado do Rio Grande do Sul pertence ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e além das vagas citadas anteriormente, haverá outras para funções comissionadas. Cabe lembrar que para ter uma função comissionada é necessário que o ocupante da vaga já seja servidor público. Atualmente há 132 cargos de Juiz Titular e 115 Substitutos, o que é diferente da maioria dos tribunais trabalhistas encontrados no país, uma vez que há uma demanda por novos profissionais a fim de acelerar a boa prestação jurisdicional. Entretanto, precisa-se, ainda, que o próximo concurso ocorra o mais breve possível, a fim de conseguir padronizar as unidades com as de outros estados brasileiros e reduzir a atual demanda que o TRT 4ª possui. Há inúmeros processos caminhando de forma lenta, pelo fato de não existir pessoal capacitado para ajudar a diminuir esse congestionamento. Contudo, com um novo certame é possível fazer com que todos os Tribunais Trabalhistas brasileiros consigam caminhar de forma equiparada e eficaz.




Ressalte-se que, haverá vagas no próximo concurso para carreiras de nível médio para as áreas administrativas. Tais profissionais são essenciais para o bom funcionamento do Poder Judiciário.

Bons estudos e boa sorte!

Por Luciana Viturino



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *