Concurso do STM está previsto para ser publicado em 2016

Concurso aguarda aprovação e irá oferecer 240 vagas de trabalho.

Sabia que estão previstos muitos concursos para este ano? Muitos concursos já foram autorizados como o do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, por exemplo. Um dos mais aguardados é o do Superior Tribunal Militar, que pode ter edital publicado em 2016. Há um projeto de lei nº 1.184,15 que tramita na Câmara dos Deputados, que aguarda a aprovação de 240 vagas. O quantitativo será dividido da seguinte maneira: 144 para a carreira do Órgão e 96 para auditoria da Justiça Militar da União. O concurso deve oferecer oportunidades para nível médio e superior.

Para a carreira de Técnico, que exige nível médio, a remuneração inicial é de R$ 6 mil, e para a função de Analista, nível superior, a remuneração corresponde a R$ 10 mil. O último concurso realizado para o STM foi em 2010 e contou com 106 vagas, que foram divididas entre as funções de Técnico e Analista. O certame foi organizado pelo Cespe/Unb e participantes foram avaliados por meio de provas objetivas. Além disso, também teve teste discursivo e de aptidão física, para alguns cargos.

O último concurso contou com vagas para São Paulo, Belém, Brasília, Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. O edital último certame pode ser acessado por meio deste endereço: www.cespe.unb.br/concursos/stm2010/arquivos/STM___EDITAL_DE_ABERTURA___29.11.10.PDF.

Como estudar para o concurso do STM?

O concurso ainda não foi autorizado, o que representa um tempo maior de estudo. Normalmente, entre a publicação do edital até o dia da prova são 2 a 3 meses, e nem sempre este tempo é o suficiente para estudar todo o conteúdo, revisá-lo e conhecer os pontos principais. Portanto, o estudo deve ser feito de forma prévia, para que o candidato possa ficar bom nas disciplinas, ou seja, um verdadeiro especialista.

É fundamental fazer um planejamento do cargo que almeja. Por isso, acesse o último edital pelo link e faça um cronograma com as disciplinas pertinente. Distribua as matérias no seu tempo de estudo, separando uma carga horária maior, para o conteúdo específico, que, geralmente, tem mais peso.

Quando o novo documento for publicado, refaça o seu planejamento e faça os ajustes necessários. Além disso, treine muito os exercícios da banca organizadora – ainda não foi definida. Depois, é só manter o foco e encarar o desafio, a fim de conquistar a sua aprovação. 

Por Babi