Novos Concursos da Polícia Civil e Científica de Pernambuco

Certames oferecem 966 vagas para diversos cargos. Inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril de 2016.

Apesar de o contexto econômico atual enfrentado pelo país não estar muito favorável, os concurseiros de todo o Brasil estão com algumas boas oportunidades para tentar ingressar na carreira pública. Os estudantes da região sudeste estão com duas excelentes oportunidades que são os Concursos para as Polícias Civil e Científica do Estado do Pernambuco. A instituição que foi escolhida pelos órgãos para ser organizadora dos dois certames foi o Centro Brasileiro e Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), conhecido nacionalmente como antigo Cespe/Unb. Vale ressaltar que todas as oportunidades que estão sendo oferecidas nestes dois concursos são destinadas a candidatos que possuem formação em nível superior.

As inscrições para estes concursos estão abertas, sendo que serão disponibilizadas o total de 966 vagas, destas 650 serão destinadas para a Polícia Civil, as quais serão subdivididas nos seguintes cargos: 100 vagas para delegado, 500 vagas para agentes de polícia e 50 vagas para escrivão.

Já o concurso que será destinado ao preenchimento de vagas na Polícia Científica serão disponibilizadas 73 vagas para o cargo de auxiliar de legista, 96 vagas para auxiliar de perito, 40 vagas para médico legista, 51 vagas para papiloscopista, bem como 56 vagas para perito criminal.

Os interessados em participar destes dois certames deverão fazer as suas inscrições por meio do portal eletrônico www.cespe.unb.br, até a data limite do dia 26 de abril de 2016, sendo que as inscrições serão recebidas pelo site até às 23h59 (horário de Brasília). O valor da taxa de participação nestes certames varia entre R$ 160,00 e R$ 200,00, conforme o cargo escolhido pelo candidato.

As pessoas que comprovadamente sejam membros de família de baixa renda ou que estejam inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão participar dos concursos por meio da solicitação da isenção da taxa de inscrição, o período destinado à realização da referida solicitação encerra-se juntamente com o período de inscrição mencionado acima.

O processo seletivo destes concursos será composto por duas fases distintas, sendo que a primeira será composta por seis etapas, sendo elas as seguintes: prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, prova discursiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico e investigação social. Já a segunda fase será composta pela submissão dos candidatos aprovados na primeira fase do Curso de Formação Profissional, o qual será realizado na Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES).

Para maiores informações a respeito dos certames faça a leitura completa dos editais.

Por Adriano Oliveira