Novo Concurso do MAPA – Ministério do Planejamento autoriza 600 Vagas

Oportunidades são para contratação efetiva e também temporária no cargo de Auditor Fiscal Federal.

Eis que surge uma boa notícia para os concurseiros que estavam aguardando o certame do MAPA, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Isto porque o ministro Dyogo Henrique Oliveira, autorizou a liberação de 600 vagas, onde destas são 300 efetivas e as outras 300 são de caráter temporário.

Nas portarias publicadas do DOU, o Diário Oficial da União, consta na edição da última quarta-feira, dia 19, que os documentos de editais de abertura provavelmente serão publicados em no máximo seis meses, isto é, os mesmos irão ser lançados até o limite do mês de janeiro do próximo ano.

Todas as chances ofertadas por meio deste certame serão para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário com perfil médico veterinário, o qual exige diploma de formação superior na área em questão e tem uma remuneração mensal inicial de aproximadamente R$ 14.584 mensais.

Dentre as atribuições do referido cargo estão as seguintes: a inspeção sanitária e industrial dos produtos que possuem origem animal e também a fiscalização dos produtos que são destinados à alimentação animal; a defesa sanitária vegetal e animal; a fiscalização de produtos de utilização veterinária e também dos estabelecimentos que fabricam os mesmos e de agrotóxicos, bem como seus componentes e afins; além da fiscalização dos animais domésticos com relação aos seus registros genealógicos, das atividades turfísticas e hípicas, da realização de provas zootécnicas, dos prestadores de serviços de reprodução animal e também do sêmen que é destinado à inseminação artificial nos animais domésticos; a inspeção e fiscalização do comércio e da produção de mudas e sementes e também do comércio e produção de fertilizantes, inoculantes, corretivos, biofertilizantes ou estimulantes destinados à agricultura; entre diversas outras atribuições.

Também é válido lembrar que os profissionais temporários terão seu contrato válido pelo período de 12 meses (um ano), tendo a possibilidade de ser prorrogado, para que atuem nas atividades de inspeção post mortem e ante mortem nos turnos, enquanto durarem os abates na produção de carnes.

Não perca tempo e inicie já seus estudos, para que assim possa estar melhor preparado no momento em que as inscrições estiverem abertas e as provas forem realizadas.

FILIPE R SILVA

Concurso para Auditor do MAPA 2017 – Edital em Breve

Certame deve abrir mais de 200 vagas para o cargo.

Para este ano de 2017, caso o Ministério do Planejamento e Orçamento sinalize com seu aval, os concurseiros deverão ter uma boa notícia. Será, enfim, autorizado o concurso para o preenchimento de vagas para o cargo de auditor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Caso isto aconteça, mais de 200 vagas deverão ser criadas para o cargo. A previsão é de que ainda em março deste ano, as datas do concurso possam ser divulgadas, o que atenderia uma antiga reinvindicação do sindicato da classe que sempre esteve lutando por mais vagas, tendo em vista que o ramo do chamado agronegócio se expandiu numa velocidade muito superior ao número de funcionários que fazem parte dos órgãos que regulamentam e fiscalizam esta atividade no Brasil.

Quem pretende se preparar para ao cargo, logo de saída, além da tão sonhada estabilidade financeira, a remuneração paga para o cargo está em torno de R$ 14.000,00 para quem está iniciando na carreira. Um salário até considerável para que busca garantir também uma boa estabilidade econômica. A carga horária exigida é de 40 horas semanais.

Onde atua o auditor do MAPA?

Quem prestar concurso para o cargo, caso seja aprovado, deverá trabalhar diretamente na fiscalização de todos os produtos fabricados pelos setores da agricultura e pecuária, além de atuar na área de vigilância de produtos oriundos do exterior. Além de atuar no controle de produtos, o auditor trabalha também na fiscalização de rações, vacinas, produtos fertilizantes e agrotóxicos utilizados para controle de pragas na agricultura.

Quem pode concorrer ao cargo de auditor do MAPA ?

O concurso em vias de aprovação exige dos candidatos o nível superior completo, sem nenhum tipo de restrição de área aparentemente. Segundo o sindicato da classe, os mais de 2.500 funcionários que atuam na área são formados por veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos, farmacêuticos e químicos. A entidade reclama pela seleção para se preencher um déficit de aproximadamente 1.300 profissionais.

A expectativa é que com a realização do concurso, os novos servidores poderão aumentar o seu contingente que já atua nas agroindústrias, nas fazendas produtoras de leite e de gado de corte, nos laboratórios e centros de pesquisa ligadas à agricultura, nos aeroportos e nas relações comerciais com outros países no que diz respeito à parcerias comerciais relacionadas a produtos do setor rural.

Emmanoel Gomes