PREVFOGO e IBAMA promovem Novo Concurso Público

Seleção oferece vagas para Brigadista e Gerente de Fogo. Inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio de 2016.

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) publicou por meio do PREVFOGO (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) dois extratos de editais. Ambos os certames se referem a realização de processo de seleção simplificado, que tem como objetivo prover 41 oportunidades, as quais estão distribuídas nos seguintes cargos e com os respectivos números de vagas: Brigadista Chefe de Brigada com Nível Médio (2 vagas), Gerente de Fogo com Nível Superior (3 vagas), Brigadista Chefe de Esquadrão (6 vagas) e Brigadista de Combate (30 vagas).

Os candidatos interessados em participar do processo de seleção deverão realizar suas inscrições no período compreendido entre os dias 3 e 6 de maio de 2016, no SCEN Trecho 2, no edifício Sede do IBAMA – PREVFOGO, a qual está situada na cidade de Brasília, no horário informado no edital. Para efetivar a mesma é necessário que os candidatos estejam em posse de todos os documentos requeridos, os quais estão listados nos respectivos editais. Vale ressaltar que o processo de seleção é gratuito e portanto não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

O certame será composto pela análise de documentação e currículo, para todas as funções informadas acima. Ainda haverá uma entrevista individual para os candidatos que estiverem pleiteando uma vaga para o cargo de Gerente de Fogo, a qual será realizada em horário e data a serem informados previamente. Já para as funções de Chefe de Esquadrão e Brigadista, acontecerá um Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas e também um Teste de Aptidão Física. Os Chefes de Brigada terão de elaborar e preencher relatórios e notas.

Os candidatos que forem aprovados e consequentemente contratados irão exercer suas atividades em jornadas trabalhistas de 40 horas por semana e terão direito a uma remuneração mensal que irá variar entre um salário mínimo e meio e quatro salários-mínimos, variando conforme a função a ser exercida. Os servidores também irão receber alguns benefícios como auxílio pré-escolar, auxílio-alimentação, seguro acidente e auxílio-transporte, quando for necessário.

Os profissionais aprovados serão recrutados para trabalhar no combate e na prevenção de incêndios florestais, assim também como manejo integrado do fogo, por um tempo máximo de seis meses, o qual não pode ser prorrogado.

Os interessados poderão acessar os editais em sua íntegra e as atualizações neste endereço eletrônico: http://www.ibama.gov.br/prevfogo/editais.

FILIPE R SILVA