Hábitos que Podem Ajudar a Melhorar os Estudos pela Manhã

Confira aqui alguns hábitos que podem ajudar a melhorar os seus estudos pela manhã.

Já imaginou acordar com pé direito todos os dias para estudar? Já imaginou encarar a rotina com entusiasmo, dedicação e compromisso com a sua aprovação? Parece um sonho, certo? Com pequenas atitudes pela manhã, por exemplo, o seu dia pode mudar para melhor. Como? Confira as dicas agora.

É fundamental ter uma boa noite de sono, para ter uma rotina produtiva. Por exemplo, não basta apenas ter atitude ou pensamento positivo se o candidato está cansado para estudar. Ao acordar é recomendado tomar um banho frio, porque ele proporciona benefícios como disposição, inspiração e ainda ajudar a aumentar a criatividade e a desenvolver novas ideias.

Todos nós sabemos a importância do café da manhã, que é a principal refeição do dia, certo? Desta forma, busque se alimentar de maneira equilibrada e consumindo um pouco de proteína pela manhã. Desta forma, você estará se prevenindo de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Para manter a rotina produtiva, é fundamental praticar atividade física. Por isso, nem pense em deixar o corpo parado. É essencial aproveitar a parte da manhã para fazer uma caminhada ou corrida. Exercícios físicos matinais geram fluxo de clareza e inspiração, que são ingredientes fundamentais para a aprovação.

Que tal começar o dia com uma leitura que goste? Pode ser um livro, um jornal ou um qualquer outro item. Além de preparar a mente para o estudo, auxilia a manter a conexão com outras áreas do conhecimento.

Por que você está estudando? Tenha o hábito de relembrar os seus objetivos a longo prazo. Repasse os seus planos para o futuro mentalmente. Isso ajuda a enfrentar a rotina que é cansativa e desgastante no dia a dia.

Que tal começar a aplicar essas dicas no início das manhãs do seu dia? Estes hábitos irão ajudar a manter a inspiração e tornar o seu cotidiano mais leve. Gostou? Compartilhe com os seus amigos e muito sucesso!

Por Babi

Estratégias de estudo para conquistar a aprovação em Concursos

Conseguir a aprovação em concurso público requer muito empenho e estratégias de estudo bem definidas.

Como conseguir a aprovação em concurso público? O candidato precisa ter foco, determinação, força de vontade e muito empenho e ter estratégias de estudo, que podem ser o diferencial para conseguir bons resultados. Que tal conhecer algumas?

Que conteúdos você tem dificuldade? Ao elaborar o seu plano de estudo, priorize as disciplinas que você não sabe muito bem. Por exemplo, é craque em constitucional, mas tem muita dúvida sobre raciocínio lógico e matemática? Então distribua uma carga horária maior para a área de exatas. Muitos candidatos perdem muito tempo estudando disciplinas que gostam, e não focam nos seus pontos fracos. Mas, lembre-se de que é necessário estudar todos os conteúdos.

Você conhece a banca organizadora da sua prova? Isso pode ser feito por meio de exercícios de provas anteriores organizados pela banca. Por isso, procure resolver o máximo de questões que conseguir sobre o conteúdo. As provas, geralmente, têm o mesmo estilo, assim, o candidato pode ficar por dentro dos principais assuntos cobrados e pegadinhas.

A motivação para estudar é um fator imprescindível para o sucesso. O candidato deve acreditar no seu potencial e estudar acreditando que vai conquistar a vaga. Ao ter uma postura positiva, as chances de conseguir uma boa nota e se lembrar do conteúdo estudado é maior. Por isso, procure se sentir motivado: faça cartaz com o que deseja conquistar, cole frases de incentivo na sua mesa e busque dar o seu melhor.

Durante o estudo, faça resumos por meio de fichamento. Eles são práticos e auxiliam na memorização. Além disso, pode ser carregados na bolsa e lidos a qualquer momento do dia.

No dia anterior da prova, procure relaxar e ficar tranquilo, sobretudo para manter o controle emocional. Aproveite para ir ao cinema ou revisar, apenas, os pontos mais importantes, ou seja, aqueles pontuais.

Depois destas dicas, que tal começar os estudos? Sucesso e boa sorte!

Por Babi

Dicas de memorização para os estudos

Quem está estudando para Concursos Públicos pode utilizar algumas técnicas de memorização para auxiliar nos estudos.

Você tem dificuldades em memorizar conteúdo? Precisa ler duas ou três vezes o mesmo parágrafo? A memorização é fundamental para conseguir a aprovação no concurso público. Cada prova é composta por imensas disciplinas cheias de prazos e detalhes importantes.

Que tal ficar por dentro de algumas técnicas de memorização?

Você vai começar a rotina de estudo? É preciso estar bem fisicamente e emocionalmente. Desta forma, o aprendizado vai fluir, sobretudo a concentração. Portanto, a regra é deixar as preocupações de lado e concentrar-se ao máximo. Para auxiliar na tarefa, uma alimentação adequada e equilibrada é imprescindível.

Atividades aeróbias auxiliam na concentração e dão energia para aguentar o ritmo de estudo. Por isso, procure fazer uma caminhada ou uma corrida, pelo menos, três vezes por semana. Além de ser atividades gratuitas, o estudante vai sentir a diferença no desempenho dos estudos em pouco tempo.

Antes de iniciar os estudos, feche os olhos e concentre-se na sua respiração por alguns minutos. Este exercício simples, vai ajudar a manter o foco na disciplina e a desligar-se um pouco dos seus problemas pessoais. Além disso, você vai conseguir a concentração de forma imediata.

Sabia que o cérebro aprende por repetição? Por isso, procure ler de forma atenta e grife os pontos mais importantes de cada matéria. No momento da revisão, você pode voltar somente nas partes grifadas e repeti-las. Conteúdos como, por exemplo, direito constitucional devem ser memorizados e os artigos devem ser lidos diariamente, principalmente, se a banca organizadora tem o hábito de cobrar lei seca,

Já pensou em fazer associações? Por exemplo, você pode associar palavras a outras, ou a fatos importantes. Outra dica é fazer resumo os mapas mentais e carregá-los sempre com você. Desta forma, pode ler as disciplinas em qualquer lugar e momento que desejar.

Que tal estudar em grupo? Você pode ensinar um conteúdo que domina ou aprender com um amigo. Assim, ambos memorizam detalhes da disciplina.

Qual técnica de memorização, você acha mais eficaz?  

Por Babi

Persistência nos estudos para Concursos Públicos

Quem está se dedicando a concursos públicos não deve desanimar. A conquista da aprovação virá com muita persistência e foco, sempre almejando o objetivo final.

Muitas pessoas sonham com salários estáveis, emprego rentável, e por isso estudam para concursos públicos. Em tempos de crise financeira, essa tem sido a alternativa para muitas pessoas na busca pela solução ao desemprego. E sendo assim a concorrência fica ainda mais acirrada. Mas se você não passou, ou mesmo que tenha passado, ainda não foi chamado, não desanime. Com estudo e persistência sua hora vai chegar.

Principalmente com a chegada do final de ano, parece que o país para, e os candidatos que muito se dedicam começam ficar angustiados por que a tão sonhada aprovação não chega. Horas de dedicação serão sim superadas e recompensadas.

É importante manter o foco, e lembrar que não devemos desperdiçar tudo que já foi investido, tempo, dinheiro, sono, lazer, tudo tem que ser colocado na ponta do lápis. Não é segredo para ninguém que tal aprovação, com tanta concorrência, não viria de repente.

Não desanime, pense que agora você está mais próximo da aprovação, a cada dia que passa, a cada noite que passou em cima dos livros, a cada concurso, suas experiências e seu conhecimento aumentam e te deixam um degrau mais alto nessa escada.

Repense os motivos que lhe motivaram a estudar tanto, a vida difícil, salários atrasados ou a falta deles, o momento não vai melhorar se abandonar a meta da aprovação. Respire fundo e não desista. Tudo bem, aproveite uns dias no fim de ano para aliviar a tensão, relaxar não só o corpo, mas também a mente. Não estamos falando de uma linda viagem ou gastos absurdos. Veja um filme, caminhe na praça, curta a família. Apenas uma ou duas semanas, e depois foco, muito foco na conquista que com certeza virá.

E não se esqueça, a maratona de concursos é vencida por quem batalha para chegar até o final, só ganha medalha, mesmo de participação, apenas aqueles que cruzam a linha de chegada, e não importa quantas corridas ele tenha tentado.

Por Vivian Schetini

Os objetivos e a importância da Educação

A Educação é um direito fundamental, positivado na Constituição Federal, que se destaca por contribuir para o desenvolvimento e o crescimento do indivíduo. Sua importância vai além da necessidade de qualificação para conseguir uma boa posição na vida profissional. O conhecimento adquirido ao longo da vida é determinante para o desenvolvimento do senso crítico. Ao longo do tempo, percebemos que a evolução da humanidade está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento intelectual, que proporcionou avanços em todos os campos do saber. Neste ínterim, podemos afirmar que a Educação é o instrumento que lapida a alma e proporciona poder e liberdade.

O maior exemplo da contribuição da Educação para o crescimento coletivo é o aumento na participação política de quem detém o saber. Uma população consciente faz escolhas mais sábias, o que nem sempre é de interesse dos governantes.

Como exemplo de crescimento pessoal podemos citar Karina Caciola, estudante da Unifesp, que relatou ao site UOL que enfrentava diariamente uma rotina de estudos que começava às 6h45 e terminava às 21h30. Como recompensa, Karina passou em primeiro lugar em medicina na Unifesp. Ela conta ainda que a família não tinha condições de custear uma faculdade particular e que valeu a pena todo o esforço empreendido.

O relatório da UNESCO reforça que a Educação é a principal arma contra a pobreza, pois capacita as pessoas para ter habilidades, confiança e conhecimento para romper as barreiras e construir um futuro melhor. Segundo este relatório cada ano de escolaridade a mais pode promover um aumento de até 10% na renda individual. Cada ano de escolaridade pode aumentar também a média anual do PIB, que subiria até 0,37%. E os benefícios da Educação não param por aí. Este relatório estima que 171 milhões de pessoas poderiam sair da pobreza se os estudantes dos países com renda mais baixa soubessem ao menos ler.

Há de se concordar com Nelson Mandela, em sua célebre frase: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

Dicas de filmes para motivar os concurseiros

Lições sobre persistência e força de vontade podem ser conferidas nos filmes

Quem vai prestar concurso público tem uma ótima dica para se sentir mais motivado: assistir filmes! Mas não é qualquer filme não. Por isso, você vai conferir agora, dicas dos melhores filmes para você se sentir mais motivado para a prova de qualquer concurso público.

À Procura da Felicidade

O filme é de 1981, mas serve perfeitamente para os atuais concurseiros. A história mostra o vendedor Chris Gardner passando por dificuldades financeiras e isto vai acabando com sua vida pessoal, mas ele faz de tudo para garantir uma vida melhor ao filho de 5 anos.

O filme mostra que todo esforço traz bons resultados e os concurseiros que deixam de sair com os amigos e passar bons momentos com os familiares para ficarem estudando, estão, na verdade, batalhando por uma vida melhor.

– Uma Lição de Vida

É uma belíssima história, onde um senhor com 84 anos se matricula em uma escola primária e ele terá que estudar com crianças de 6 anos de idade para conseguir aprender a escrever e a ler.

Esse filme mostra aos concurseiros que não há limites quando queremos algo! Por mais difícil que seja, por mais sacrifícios que sejam exigidos, é possível atingir nosso objetivo quando estamos dispostos a enfrentar todos os obstáculos.

É um filme que motiva principalmente os mais velhos, que às vezes sentem-se envergonhados de tentar um concurso público e concorrerem com tantos jovens.

– Para Sempre Alice

O filme mostra a história da professora de linguística, Alice Howland, que está comemorando o 50º aniversário, mas ela descobre que está com Alzheimer e, aos poucos, vai perdendo recursos cognitivos. 

O concurseiro vai tirar a lição de que é preciso viver o momento presente e que é uma dádiva para qualquer pessoa conseguir lembrar-se de tudo que já aprendeu, que já estudou. O concurseiro vai passar a dar mais valor ao estudo.

– Desafiando Gigantes

Este é um filme que nenhum concurseiro pode deixar de assistir, pois a história é sobre o treinador Grant Taylor, que prepara um medíocre time de futebol americano que está em uma péssima fase, mas ele utiliza uma nova estratégia e o resultado é surpreendente.

O concurseiro verá que, apesar dos problemas enfrentados por ele, a falta de tempo, desemprego, cansaço, mesmo assim, se ele for persistente e até utilizar novas técnicas para o estudo, conseguirá atingir o seu objetivo.

Por Russel

Dicas para quem tem pouco tempo para estudar para concurso

Se preparar antes do edital ser lançado e ser disciplinado são algumas dicas que devem ser seguidas

Quem está se preparando para um concurso público sabe da importância de se dedicar aos estudos, porém, muitos destes candidatos não dispõem de muito tempo para se dedicarem, e se este é o seu caso, confira as dicas abaixo para se preparar melhor, mesmo que você tenha pouco tempo para estudar.

O primeiro passo é ter consciência de que você tem pouco tempo, por isto, este pouco tempo terá que ser muito bem aproveitado. Então, quando for estudar, desligue o celular, vá para longe da televisão e avise aos familiares que você irá estudar e não poderá ser incomodado. Se você tiver um estudo com qualidade, ainda que seja em um período mais curto, será o suficiente para você ir aprendendo as matérias.

Outra dica importante para quem tem pouco tempo para estudar para o concurso é inserir os estudos no seu dia a dia, na sua rotina. Por exemplo, quem trabalha fora e tem um horário de almoço, pode aproveitar o tempo após a refeição para fazer uma revisão da matéria já estudada.

Quem fica muito tempo no ônibus, indo e vindo do trabalho, pode levar um material para estudar e aproveitar este tempo que seria perdido. Se você tem smartphone, poderá baixar vídeos sobre a matéria que irá estudar e assistir esses vídeos no ônibus, metrô, horário de almoço, etc.

Tenha bastante disciplina nos estudos. Você quase não tem tempo para os estudos e o pouco tempo que tem não pode perder com coisas secundárias. Ficar verificando o celular durante os estudos, ser interrompido por familiares, se distrair com o movimento na rua, tudo isso pode roubar preciosos minutos que, no final, vão fazer muita falta.

E ciente de que você não dispõe de muito tempo para os estudos, nem pense em se matricular para um concurso cuja a prova será realizada em breve. Você precisará de maior tempo para se preparar, por isso, comece a estudar antes mesmo que o edital seja lançado.

Procure na internet por editais antigos, veja o que foi pedido, faça simulados, comece a estudar desde agora e, assim, quando o edital for oficialmente publicado você já estará bem adiantado nos estudos e suas chances de obter êxito na prova serão maiores.

Por Russel

Conheça os melhores apps para estudar para concurso

Os apps, recheados de questões, agenda e gerenciamento de horas dedicadas, são fortes aliados para os candidatos nos estudos

A prestação de concurso público vem se tornando cada vez mais comum em todo o país. E se você está estudando bastante para prestar um concurso de seu interesse e está em busca de mais opções de estudos, saiba que uma boa alternativa são os aplicativos. Isso mesmo, também é possível revisar conteúdos, aprender, conferir dicas e macetes através de seu aparelho móvel.

A primeira indicação desta matéria será o app Aprovado – Estudos e Concursos. Esse aplicativo tem por objetivo auxiliar o usuário a organizar o conteúdo de seus estudos através de planilhas, bem como ajuda o usuário no gerenciamento de suas horas de estudo.

Através do app você saberá quanto tempo está sendo usado para estudar diariamente. Além disso, o aplicativo ainda conta com opções para análise de gráficos. O mesmo é compatível com Android e iOS.

Outro aplicativo muito indicado é o Concurseiro. Esse app é destinado aqueles que estão em busca de muitos exercícios. Saiba que através do Concurseiro você irá encontrar mais de 100 mil exercícios, guia de estudo, notificações sobre processos seletivos e muito mais.

O aplicativo Casa das Questões é um dos melhores simuladores de concursos públicos para Android. O mesmo dispõe de um acervo de perguntas bastante extenso, com isso, o mesmo disponibiliza nada menos que 13 mil questões de forma gratuita. Através dele você encontra questões sobre: Direito Civil, Direito Previdenciário, Direitos Humanos e Cidadania, Português e etc.

O Moblie Concurso também é bastante procurado entre aqueles que prestam concurso público. O mesmo é compatível com Android e conta com 20 questões disponíveis para seus usuários. Além disso, o app disponibiliza a opção para download das questões que você desejar.

Já o aplicativo Concursos é disponibilizado nas versões Android e iOS. Um dos grandes diferenciais desse app é a disponibilização de textos específicos para cada área de interesse, possui muitos simulados e calendário com a data de abertura de inscrição de vários concursos por todo o Brasil.

Por Bruno Henrique

Dicas para quem está começando a se preparar para Concursos Públicos

Estudar para concurso público é uma escolha para mudar de vida. Além do estudo, o caminho exige muita determinação, empenho e dedicação para alcançar um objetivo. Geralmente, no início, o candidato está cheio de entusiasmo e energia, mas se não consegue alcançar a aprovação no primeiro concurso, ele pode desistir. Porém, o segredo da aprovação é manter-se firme na caminhada e estudar até conseguir o cargo almejado.

Está começando os seus estudos? Confira algumas dicas para acelerar a sua classificação:

– Escolha uma área e foque:

Não adianta estudar para várias áreas de concurso diferente: tribunal, fiscal, entre outras. É preciso ter um foco para começar e depois continuar nele. Por isso, escolha uma área e foque nela. Assim, você vai criando uma base nas matérias. Depois, é só focar revisão e muitos exercícios para fixar.

– Concurso intermediário ou TOP?

Os candidatos que têm apoio financeiro da família tendem a focar em concursos TOP’S como área fiscal, por exemplo. Outros que precisam trabalhar e estudar tendem a escolher certames de nível intermediário como, por exemplo, área bancária. Depois, que conseguiu a classificação, estes candidatos focam nos concursos Top’s. Ao focar em concurso de nível intermediário, o candidato já garante a estabilidade e depois fica mais tranquilo para estudar para cargos maiores.

– Cursinho online ou presencial?

Os cursinhos online têm preços mais acessíveis e podem ser vistos no conforto de casa. O aluno não perde tempo com transporte e gasta menos dinheiro. Mas, é preciso ter disciplina para assistir às aulas. Muitos candidatos preferem o curso presencial devido à concentração e o contato com o professor e outros estudantes. Por isso, é preciso que você faça uma reflexão e veja qual pode ser a melhor escolha.

– A hora da prova:

Faça a prova com tranquilidade e calma. Concentre-se e foque no seu objetivo. Dê o seu melhor! Entretanto, se não conseguir a aprovação no primeiro concurso, continue firme no seu objetivo e sonho. 

Por Babi

Saiba como estudar para Concursos Públicos

Estudar para concursos públicospode se tornar uma maratona muito difícil, caso você não tenha disciplina. É preciso ter muita persistência e foco para que você consiga captar o máximo de conhecimento possível. Veja algumas dicas abaixo que podem te ajudar no processo:

1. Programe o seu tempo:

O tempo é o nosso maior aliado nessa hora. Por isso, procure gerenciá-lo da melhor forma. Acorde cedo para aproveitar mais o seu dia e realizar todas as suas tarefas tranquilamente. Evite compromissos desnecessários, a não ser se for por uma causa urgente. Coloque seu relógio ou algum dispositivo eletrônico seu para despertar e te lembrar das tarefas que você tem que fazer, principalmente seus estudos, os quais devem serem colocados como foco principal.

2. Absorva o máximo de conteúdo:

Nessa hora vale tudo para deixar sua mente afiada para a prova, desde livros de literatura, matemática, história, geografia, conhecimentos gerais, inglês, gramática, etc. Certifique-se de revisar tudo o que já sabe e tudo o que já aprendeu. Isso possibilitará aumentar seu conhecimento e seu senso crítico a respeito de diversos conteúdos. Uma boa dica é fazer uma pesquisa na internet para saber o conteúdo que vai cair na prova. Enfim, fique por dentro de tudo sobre a prova.

3. Acompanhe as informações da prova:

Esteja sempre atento a todas as informações da prova, como datas da realização, locais, horários e outras instruções do edital. É necessário também que você esteja bem preparado para cumprir com suas obrigações no dia da prova. Chegue ao local com uma hora de antecedência, ou mais, dependendo da distância.

Lembre-se de levar uma folha de papel para você ir estudando um pouco nesse meio tempo. Enfim, faça o possível e tudo o que estiver ao seu alcance para você se sair bem nessa prova. Se preferir, faça cursinhos para seu concurso. Para isso, faça algumas buscas para saber a procedência dele.

Por Daniela Almeida da Silva

Dicas de como não desistir e continuar se dedicando a concursos públicos

Estudar para concurso público exige força de vontade, determinação, disciplina e muito equilíbrio. Durante a caminhada, é preciso saber lidar com as dificuldades e contornar os obstáculos, para não desanimar. A rotina não é fácil, e muitas vezes o candidato precisa aprender suportar a pressão dos amigos e familiares.

Mas, como estudar com equilíbrio e lidar com as adversidades no caminho? Primeiramente, a pessoa deve procurar manter a calma e a tranquilidade, ou seja, evite a ansiedade, que é um sentimento comum para quem estuda para concurso. A sua aprovação vai chegar, basta permanecer forte no caminho e acreditar em você e na sua capacidade. Pode ser a próxima prova ou a outra, mas evite ficar ansioso.

Lembre-se de que a sua vida não se resume em estudar, ou seja, não largue os seus amigos e familiares. Separe um dia na semana para sair e conversar com as pessoas que gosta ir aos almoços de família, enfim, descansar. A sua mente também precisa de descanso.

Como está a alimentação? Invista em frutas, verduras e legumes. Mantenha uma dieta equilibrada e leve, e inclua alimentos saudáveis. Não se esqueça de beber muita água, também.

Que atividade física você gosta? Sabia que o esporte é um aliado para o estudo? Por isso, escolha uma corrida, caminhada ou qualquer outra modalidade para conciliar com o seu estudo para concurso público. Assim, além de se divertir, você entra em forma e descansa a sua mente.

O estudo para o cargo público precisa ser feito aos poucos, ou seja, o conhecimento é construído dia após dia. Não tenha pressa e procure, simplesmente, dar o seu melhor ao estudar, procurando entender o conteúdo e assimilar a matéria. Estude com qualidade e não perca tempo comparando-se com outras pessoas, mas compare-se com o melhor que você pode dar, que é com você mesmo.

Sucesso e boa sorte nos estudos!

Por Babi

Dicas de como manter a concentração nos estudos

Para um bom aprendizado é fundamental ter concentração. Não adianta dedicar horas a leitura, se não estiver presente e prestando atenção ao que está fazendo. Por exemplo, não tente estudar português, preocupado com as coisas do seu trabalho. É preciso se “desligar” e concentrar na atividade. Você tem dificuldades para se concentrar? Então, confira algumas dicas!

Cuidado com a ansiedade:

Não tenha pressa em aprender o conteúdo, siga o seu ritmo. Procure absorver as informações, grifar as partes importantes e entender o que está lendo. Além disso, tenha calma e paciência, e estude pelo material certo. Por exemplo, se está iniciando os estudos agora, procure apostilas básicas e didáticas de qualidade. Peça dicas e orientações de outras pessoas que estão estudando. Assim, você não perde tempo e nem dinheiro com materiais errados.

Fique longe de redes sociais:

Segue a ansiedade e não queira saber o que está acontecendo nos grupos de bate-papo das redes sociais, as últimas fotos e postagens. Marque um horário para responder as mensagens e ficar por dentro das novidades. Por exemplo, após cumprir a sua missão no estudo, aproveite para verificar o celular e as atualizações dos seus amigos. Não pare de estudar para ficar navegando na internet. O tempo é um recurso valioso, por isso, aproveite-o ao máximo. Qual a sua prioridade? Será que vale a pena abrir mão de redes sociais para ficar estudando? Responda a si mesmo essa pergunta!

Faça resumos:

Estudar é cansativo. Por isso, procure formas alternativas como, por exemplo, fazendo resumos, mapas mentais, gravando o que precisa saber, entre outros. Desta forma, o estudo fica mais divertido e você mantém a concentração melhor.

Exercícios físicos:

Não descuide da alimentação e faça atividades físicas para manter o ritmo. O treino proporciona uma excelente concentração e estimula a aprendizagem. Por isso, separe um tempo para fazer uma caminhada, corrida ou qualquer outra modalidade que goste. 

Por Babi

Quer conquistar a sua vaga? Acredite em você!

Está pensando em estudar para concurso público? Independente do tipo do certame que vai fazer, comece acreditando em você. Os seus amigos podem não acreditar que será capaz de passar, assim como os seus familiares, mas é importante que você acredite no seu potencial para conseguir a aprovação em qualquer cargo.

Quer passar no Tribunal de Contas da União? Tribunal de Justiça? Tribunal Regional do Trabalho? Qual você quer? Não importa qual o seu concurso e a quantidade de vagas, é preciso que você acredite que vai passar.

Durante o estudo, não perca tempo com pensamentos negativos ou se lamentando, pelo contrário, gaste energia construindo o seu conhecimento, estudando da melhor maneira que puder e dando o seu melhor, e, principalmente, acreditando que vai passar. Dê o seu melhor, para que os frutos possam ser colhidos.

Tenha confiança na vida e seja otimista, acreditando que as coisas vão dar certo. E elas darão! Não ligue para opiniões negativas e siga a sua intuição.

É preciso ser forte, porque, durante o estudo, muitas pessoas não vão te apoiar e vão tentar te jogar para baixo. Porém, mantenha a fé em si mesmo e a sua autoconfiança, porque você é capaz de passar em qualquer concurso público.

Comece o ano de 2015 acreditando no poder que possui, estude com garra e mantenha o pensamento positivo para atrair coisas boas. Faça a sua parte e caminhe com determinação e muita confiança.

Não permita que ninguém atrapalhe os seus sonhos e os seus objetivos, porque você é capaz de chegar lá. Faça metas e planeje os seus estudos com muito carinho, e comece a caminhar acreditando na sua capacidade e determinação. Acredite em você e jamais perca a fé que possui.

Lembre-se de que os resultados aparecem para quem planta. Portanto, comece 2015 acreditando em você e na sua vitória. Boa sorte!

Por Babi

É possível estudar para 2 concursos ao mesmo tempo?

Você está estudando para dois concursos ao mesmo tempo? Não é fácil conciliar os estudos para ambas as provas, principalmente, se o intervalo entre uma e outra é pouco. Mas, é possível desde que as matérias sejam similares. Por exemplo, é possível conciliar os estudos para vários tribunais. Essa é a questão de manter o foco, ou seja, faça provas que tenham conteúdos parecidos. Não adianta estudar para área policial e tribunal, porque as matérias, geralmente, são distintas.

Inicialmente, separe as matérias comuns dos concursos. Veja como está o seu desempenho nelas, e o conteúdo que estiver mais fraco, intensifique os estudos. Dê prioridade neste ponto. Se o concurso atribuir mais peso as disciplinas específicas, dê prioridade a elas. Verifique como está o seu desempenho nos exercícios e procure melhorar e reforçar nas matérias que não está bem.

Qual é o tempo de intervalo entre ambas as provas? Se for dois meses, por exemplo, priorize os estudos das matérias comuns e da específica do primeiro concurso. Depois, passe a estudar o conteúdo específico da próxima prova. Se o tempo for menor, por exemplo, uma semana ou quinze dias, distribua as matérias na sua grade de planejamento. Mesmo fazendo dois concursos, é preciso priorizar um, para que você possa focar e manter o direcionamento do seu estudo.

Cumpra o seu cronograma, aliando as suas atividades diárias com o seu estudo. Estudar para dois concursos não é fácil, mas se não conseguir ver toda a matéria a tempo, não se desespere. Estude absorvendo o conteúdo, ou seja, entendendo o que está lendo. Não adianta estudar com pressa, porque o seu rendimento vai ser baixo.

Lembre-se de que o que você está estudando vai ser útil para outras provas. Ao resolver tentar dois concursos veja se eles têm a mesma base de matéria. Neste caso, vale a pena tentar as duas provas. Mas, se o conteúdo for distinto, talvez, é melhor optar apenas por um certame.  

Por Babi

Pausas para descanso são essenciais na jornada de estudos para concursos públicos

Como é o seu estudo? Você faz pausas com frequência ou estuda horas direto? Sabia que o seu cérebro precisa de descanso? Ao estudar com equilíbrio, você absorve melhor os conteúdos, retém mais informações na sua memória e garante um estudo de qualidade, que é o mais importante. Cada um tem o seu tempo diferente para estudo, ou seja, algumas pessoas conseguem estudar duas horas direto e param por quinze minutos. Outras estudam por cinquenta minutos e fazem uma pausa de cinco ou dez minutos.

Desta forma, é preciso que você encontre o seu ritmo no estudo e faça pausas regulares. Aproveite para conversar com alguém, tomar um café, levantar da cadeira e esticar o corpo. Porém, é preciso saber regular as pausas, assim, respeite o tempo estipulado. Um dos erros dos estudantes para concurso público é fazer um tempo de pausa muito longo. É preciso ter equilíbrio durante a jornada.

Através dos descansos, a sua mente relaxa e quando você voltar a estudar, o pique é outro, justamente, porque você está descansado. Por isso, não fique estudando por muito tempo direto, faça pequenos intervalos e note como o seu rendimento vai aumentar. Para não demorar muito no seu tempo de descanso, coloque o despertador. Assim, quando ele tocar, vai saber que é o momento de voltar aos estudos.

Uma boa dica durante a pausa é fazer alongamento com o corpo, que fica cansado em permanecer tanto tempo sentado. Desta forma, saiba curtir e aproveitar as suas pausas, para voltar com ânimo e disposição, para encarar a jornada.

Mesmo nos intervalos, evite ficar acessando rede social. A partir do momento que a pessoa começa a conversar com os seus amigos, visualizar fotos, ver mensagens ou ficar por dentro das últimas notícias ela simplesmente não vê o tempo passando. Já acessou a rede social para ver, por exemplo, se chegou uma mensagem? Quando nota-se já se passaram horas. Por isso, cuide bem do seu tempo!

Por Babi

Dicas de motivação para estudar para concursos públicos

– Faça um mural com os seus sonhos:

Quando alcançar um cargo público, o que vai querer? Casar? Viajar?

Que tal montar um quadro com os seus sonhos? Pegue uma cartolina e cole figuras do que deseja. Depois, pregue-a em um local visível. Desta forma, toda vez que você estiver cansado vai poder visualizar o mural dos seus sonhos e voltar aos estudos com pique total, porque vai se lembrar dos motivos pelos quais está estudando.

– Coloque frases:

Coloque frases motivacionais na sua mesa de estudo e espalhadas pelo computador. Assim, quando o cansaço bater é só olhar para elas e continuar firme rumo ao seu sonho. Lembre-se de que é preciso motivação durante a jornada de estudo.

– Tenha pensamentos positivos:

Mantenha a mente otimista e tenha pensamentos bons, para atrair coisas boas. Coloque na sua cabeça que você vai passar no seu próximo concurso e lute para que isso aconteça. Concentre-se em coisas ótimas e mantenha a positividade sempre

– Não perca tempo com coisas bobas:

É preciso saber separar as coisas ruins. Durante o seu tempo de estudo, comprometa-se com ele e nada mais. Retire da sua cabeça todas as preocupações e desligue-se do mundo quando for estudar. Assim, o seu poder de concentração e aprendizagem vai aumentar.

– Tenha uma vida saudável:

A jornada de estudo não é fácil, porque é preciso aguentar uma pressão da família e dos amigos. Para manter o equilíbrio, mantenha uma vida saudável fazendo atividade física e tendo uma alimentação balanceada. Invista em uma caminhada, corrida, ou qualquer outra modalidade que goste. Desta forma, você mantêm a mente e a saúde em dia.

– Tenha um tempo livre para os amigos:

Separe uma parte na semana para sair com os amigos e colocar os papos em dia. Você também precisa descansar! Aproveite para curtir a sua família. São nesses momentos, que percebemos o quanto nossa vida é importante. Saiba estudar e aliar a qualidade de vida. 

Por Babi

Estudar para concursos públicos – Dedicação para realizar um sonho

Por mais que os dias se pareçam de crise depois das acirradas eleições presidenciais, parece que para 2015 todo o calendário de concursos será mantido.

INSS, Correios, Petrobras, todas essas empresas, que têm um histórico de ter os concursos mais concorridos, parecem dispostas a manter suas agendas de concursos. Um diferencial ao candidato que sonha em fazer parte do seleto grupo de funcionários públicos, com certeza, é o tempo de preparo. Quanto mais tempo o candidato teve para se preparar adequadamente para o processo seletivo, mais preparado ele estará. Não existe fórmula pronta para o sucesso em um concurso público, mas uma oitiva com os aprovados nos dão algumas certezas. Entre elas a mais óbvia: estudaram muito. Já ouvi histórias, claro, de sorte. Algumas tão absurdas que são difíceis de acreditar, como o de um Policial Rodoviário Federal, que foi obrigado a fazer a inscrição pela mãe (hoje muito grato a ela), que bebeu todas no dia anterior a prova, não estudou e foi fazer a prova de ressaca, e passou. Se a história é verídica ou não, seria um raro caso de extrema sorte na batalha que é a disputa por uma vaga no serviço público.

O mais comum ouvir são histórias de superação e dedicação, onde o indivíduo conciliava trabalho, família e estudos, abdicando de tempo de sono e diversão em prol de um objetivo maior. E com certeza essas histórias nos levam mais próximo do que seja se preparar para um concurso. O fato é: se quer entrar, vai ter de ralar.

Independente da área que você escolha, algumas coisas você deverá observar. O planejamento, por exemplo, é muito importante. Você deve se planejar para ter, no mínimo, duas horas por dia de estudo. E não estudar aos domingos. A mente deve ter um dia para absorver a quantidade de informação. Nessas duas horas de estudo, atente-se ao edital. Faça duas frentes de estudo. Em uma você deve usar livros das matérias pedidas. Em outra refazer exercícios de concursos anteriores.

Organize-se e boa sorte.

Por Luciana Viturino

Como conciliar trabalho e estudo para concursos

Estudar para concursos públicos tem sido uma tarefa exaustiva e estressante para muitas pessoas. Isso, porque muitas delas largam o emprego atual, as tarefas diárias e todas as outras atividades para se dedicar única e exclusivamente aos estudos.

Mas será que isso é realmente necessário? Se você se encontra numa situação parecida, siga as dicas abaixo e veja como é possível administrar o seu tempo para estudar e ainda ganhar produtividade nas suas tarefas do cotidiano:

Estabeleça uma meta todos os dias. Acorde cedo, faça uma boa refeição e comece a realizar todas as tarefas mais difíceis. Se você é uma dona de casa, por exemplo, faça todos os seus serviços domésticos primeiro, cuide da casa e da família normalmente e reserve algumas horas restantes para se dedicar aos estudos;

– A mesma dica é válida para quem trabalha fora ou que tenha um emprego em período integral. Já que seu emprego tem um horário estabelecido para ser cumprido, crie um horário para seus estudos e também cumpra-o da mesma forma. Tenha compromisso com as suas escolhas e tudo sairá bem; 

– Tenha sempre todo o material necessário para os estudos e não gaste tempo procurando no mesmo momento que você estiver estudando. O ideal é você providenciar todo o material de estudo assim que você acabar de se inscrever no concurso, assim você não deixa nada pra última hora e, quando for estudar, ganhará mais tempo para se dedicar somente a isso;

– Tire um tempo de descanso, afinal cansaço físico e mental não te fará bem e só te trará prejuízo. Planeje estudar e trabalhar de segunda à sexta-feira e tire os finais de semanas e feriados para relaxar e descansar. Vai fazer toda a diferença;

– Evite ficar estudando até de madrugada. Lembre-se que a sua mente precisa estar descansada e relaxada, senão, você ficará sobrecarregado demais, principalmente se você tiver que levantar de manhã para trabalhar;

– Quatro ou cinco horas por dia é o suficiente para você manter seus estudos em dia. Você pode aumentar esse período quando estiver perto do dia das provas.

Saiba também que você precisa ter produtividade em suas tarefas, portanto tenha paciência e equilíbrio. Uma boa dica para os estudantes leigos é entrar em cursinhos para concurso público. Hoje em dia existem várias instituições de ensino que oferecem cursos para diversas áreas.

Por Daniela Almeida da Silva