Hábitos que Podem Ajudar a Melhorar os Estudos pela Manhã

Confira aqui alguns hábitos que podem ajudar a melhorar os seus estudos pela manhã.

Já imaginou acordar com pé direito todos os dias para estudar? Já imaginou encarar a rotina com entusiasmo, dedicação e compromisso com a sua aprovação? Parece um sonho, certo? Com pequenas atitudes pela manhã, por exemplo, o seu dia pode mudar para melhor. Como? Confira as dicas agora.

É fundamental ter uma boa noite de sono, para ter uma rotina produtiva. Por exemplo, não basta apenas ter atitude ou pensamento positivo se o candidato está cansado para estudar. Ao acordar é recomendado tomar um banho frio, porque ele proporciona benefícios como disposição, inspiração e ainda ajudar a aumentar a criatividade e a desenvolver novas ideias.

Todos nós sabemos a importância do café da manhã, que é a principal refeição do dia, certo? Desta forma, busque se alimentar de maneira equilibrada e consumindo um pouco de proteína pela manhã. Desta forma, você estará se prevenindo de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Para manter a rotina produtiva, é fundamental praticar atividade física. Por isso, nem pense em deixar o corpo parado. É essencial aproveitar a parte da manhã para fazer uma caminhada ou corrida. Exercícios físicos matinais geram fluxo de clareza e inspiração, que são ingredientes fundamentais para a aprovação.

Que tal começar o dia com uma leitura que goste? Pode ser um livro, um jornal ou um qualquer outro item. Além de preparar a mente para o estudo, auxilia a manter a conexão com outras áreas do conhecimento.

Por que você está estudando? Tenha o hábito de relembrar os seus objetivos a longo prazo. Repasse os seus planos para o futuro mentalmente. Isso ajuda a enfrentar a rotina que é cansativa e desgastante no dia a dia.

Que tal começar a aplicar essas dicas no início das manhãs do seu dia? Estes hábitos irão ajudar a manter a inspiração e tornar o seu cotidiano mais leve. Gostou? Compartilhe com os seus amigos e muito sucesso!

Por Babi

Os objetivos e a importância da Educação

A Educação é um direito fundamental, positivado na Constituição Federal, que se destaca por contribuir para o desenvolvimento e o crescimento do indivíduo. Sua importância vai além da necessidade de qualificação para conseguir uma boa posição na vida profissional. O conhecimento adquirido ao longo da vida é determinante para o desenvolvimento do senso crítico. Ao longo do tempo, percebemos que a evolução da humanidade está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento intelectual, que proporcionou avanços em todos os campos do saber. Neste ínterim, podemos afirmar que a Educação é o instrumento que lapida a alma e proporciona poder e liberdade.

O maior exemplo da contribuição da Educação para o crescimento coletivo é o aumento na participação política de quem detém o saber. Uma população consciente faz escolhas mais sábias, o que nem sempre é de interesse dos governantes.

Como exemplo de crescimento pessoal podemos citar Karina Caciola, estudante da Unifesp, que relatou ao site UOL que enfrentava diariamente uma rotina de estudos que começava às 6h45 e terminava às 21h30. Como recompensa, Karina passou em primeiro lugar em medicina na Unifesp. Ela conta ainda que a família não tinha condições de custear uma faculdade particular e que valeu a pena todo o esforço empreendido.

O relatório da UNESCO reforça que a Educação é a principal arma contra a pobreza, pois capacita as pessoas para ter habilidades, confiança e conhecimento para romper as barreiras e construir um futuro melhor. Segundo este relatório cada ano de escolaridade a mais pode promover um aumento de até 10% na renda individual. Cada ano de escolaridade pode aumentar também a média anual do PIB, que subiria até 0,37%. E os benefícios da Educação não param por aí. Este relatório estima que 171 milhões de pessoas poderiam sair da pobreza se os estudantes dos países com renda mais baixa soubessem ao menos ler.

Há de se concordar com Nelson Mandela, em sua célebre frase: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

Dicas de como manter a concentração nos estudos

Para um bom aprendizado é fundamental ter concentração. Não adianta dedicar horas a leitura, se não estiver presente e prestando atenção ao que está fazendo. Por exemplo, não tente estudar português, preocupado com as coisas do seu trabalho. É preciso se “desligar” e concentrar na atividade. Você tem dificuldades para se concentrar? Então, confira algumas dicas!

Cuidado com a ansiedade:

Não tenha pressa em aprender o conteúdo, siga o seu ritmo. Procure absorver as informações, grifar as partes importantes e entender o que está lendo. Além disso, tenha calma e paciência, e estude pelo material certo. Por exemplo, se está iniciando os estudos agora, procure apostilas básicas e didáticas de qualidade. Peça dicas e orientações de outras pessoas que estão estudando. Assim, você não perde tempo e nem dinheiro com materiais errados.

Fique longe de redes sociais:

Segue a ansiedade e não queira saber o que está acontecendo nos grupos de bate-papo das redes sociais, as últimas fotos e postagens. Marque um horário para responder as mensagens e ficar por dentro das novidades. Por exemplo, após cumprir a sua missão no estudo, aproveite para verificar o celular e as atualizações dos seus amigos. Não pare de estudar para ficar navegando na internet. O tempo é um recurso valioso, por isso, aproveite-o ao máximo. Qual a sua prioridade? Será que vale a pena abrir mão de redes sociais para ficar estudando? Responda a si mesmo essa pergunta!

Faça resumos:

Estudar é cansativo. Por isso, procure formas alternativas como, por exemplo, fazendo resumos, mapas mentais, gravando o que precisa saber, entre outros. Desta forma, o estudo fica mais divertido e você mantém a concentração melhor.

Exercícios físicos:

Não descuide da alimentação e faça atividades físicas para manter o ritmo. O treino proporciona uma excelente concentração e estimula a aprendizagem. Por isso, separe um tempo para fazer uma caminhada, corrida ou qualquer outra modalidade que goste. 

Por Babi

Dicas de superação para estudar para concursos públicos

Estudar para concurso público é como uma maratona: você começa com confiança, empenho e garra, mas, no decorrer da jornada, pode chegar a desistir, principalmente, se não conseguir a aprovação na primeira prova. Mas, estudar para concurso é uma caixinha de surpresa: você não sabe quando vai ser aprovado, ou seja, qual prova, será a sua? Todavia, todos que esforçam e persistem conseguem o mesmo objetivo: a classificação.

É preciso que você se supere a cada dia, principalmente a si mesmo. Se superar, significa estudar mesmo que estiver cansado. Teve um dia exaustivo no trabalho? Não faça isso uma desculpa para não pegar nos livros, vença a si mesmo e estude, nem que seja por um pouco.

A cada dia que passa, você tem uma nova chance para recomeçar e fazer diferente. Por isso, procure se superar e estudar com o máximo de dedicação possível, para conseguir alcançar os seus sonhos e objetivos.

Lembre-se de que quando você não esta comprometido com a vitória, qualquer desculpa é motivo para não se empenhar firme no estudo: preguiça, cansaço, dores, entre outras. Portanto, comece a escrever a sua história de uma forma diferente: supere-se a si mesmo. Pare de dar desculpa e comece a estudar com concentração, garra e firmeza no seu sonho. Você pode alcançar tudo o que quiser, só depende do seu esforço.

Lembre-se de que qualquer pessoa é capaz de passar em uma prova de concurso. Ou seja, não precisa ser gênio e a fórmula mágica para fazer acontecer é estudar.

Que tal começar a se superar a cada dia? Estabeleça metas de estudo diárias, coloque motivação e empenho e faça disso o seu ideal de vida. Não perca tempo com coisas desnecessárias e acredite em si para conquistar o cargo almejado.

Que tal mudar a sua rotina se superando nos estudos, para alcançar a aprovação? O que você vai fazer para se superar?

Boa sorte e sucesso!

Dicas de motivação para estudar para concursos públicos

– Faça um mural com os seus sonhos:

Quando alcançar um cargo público, o que vai querer? Casar? Viajar?

Que tal montar um quadro com os seus sonhos? Pegue uma cartolina e cole figuras do que deseja. Depois, pregue-a em um local visível. Desta forma, toda vez que você estiver cansado vai poder visualizar o mural dos seus sonhos e voltar aos estudos com pique total, porque vai se lembrar dos motivos pelos quais está estudando.

– Coloque frases:

Coloque frases motivacionais na sua mesa de estudo e espalhadas pelo computador. Assim, quando o cansaço bater é só olhar para elas e continuar firme rumo ao seu sonho. Lembre-se de que é preciso motivação durante a jornada de estudo.

– Tenha pensamentos positivos:

Mantenha a mente otimista e tenha pensamentos bons, para atrair coisas boas. Coloque na sua cabeça que você vai passar no seu próximo concurso e lute para que isso aconteça. Concentre-se em coisas ótimas e mantenha a positividade sempre

– Não perca tempo com coisas bobas:

É preciso saber separar as coisas ruins. Durante o seu tempo de estudo, comprometa-se com ele e nada mais. Retire da sua cabeça todas as preocupações e desligue-se do mundo quando for estudar. Assim, o seu poder de concentração e aprendizagem vai aumentar.

– Tenha uma vida saudável:

A jornada de estudo não é fácil, porque é preciso aguentar uma pressão da família e dos amigos. Para manter o equilíbrio, mantenha uma vida saudável fazendo atividade física e tendo uma alimentação balanceada. Invista em uma caminhada, corrida, ou qualquer outra modalidade que goste. Desta forma, você mantêm a mente e a saúde em dia.

– Tenha um tempo livre para os amigos:

Separe uma parte na semana para sair com os amigos e colocar os papos em dia. Você também precisa descansar! Aproveite para curtir a sua família. São nesses momentos, que percebemos o quanto nossa vida é importante. Saiba estudar e aliar a qualidade de vida. 

Por Babi