Concurso da CVM está previsto para ser realizado em 2016

CVM solicitou a abertura de um certame para o preenchimento de 89 vagas para os cargos de Analista, Inspetor e Agente Executivo.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) solicitou ao Ministério da Fazenda a abertura para o próximo concurso público, que deve ocorrer em 2016, visando ao preenchimento de 89 vagas, que serão divididas entre as funções de Analista (14 vagas), Inspetor (6 vagas)  e Agente Executivo (69 vagas). Para concorrer, é preciso ter nível médio ou superior, que muda de acordo com o cargo.

A remuneração para nível médio corresponde a R$ 5.549,43  e para nível superior o valor é R$ 15.376,70. O local das vagas para o certame ainda não foi definido. O último concurso para o Órgão ocorreu no ano de 2010 e foram oferecidas um total de 150 vagas. A organizadora do concurso foi a Esaf.

Que tal começar a sua preparação para este certame? Este é o melhor momento, porque o edital não esta publicado, e, assim, o interessado dispõe de mais tempo para estudar, assimilar o conteúdo e treinar questão.

Inicie o seu planejamento por meio do último edital, que pode ser acessado por este link: www.esaf.fazenda.gov.br/concursos_publicos/encerrados/2010/concurso-publico-comissao-de-valores-mobiliarios-cvm.

No seu tempo disponível de estudo, divida as disciplinas, mas priorize as que têm maior peso. Além disso, estude Português com afinco, porque é uma das disciplinas, que mais reprovam os estudantes para concurso público.

Faça um cronograma com estudo teórico, revisão e resolução de questão, principalmente, da banca organizadora (ainda não esta definida). Defina metas de estudo diária e aproveite o fim de semana para descansar e relaxar. O estudo precisa ser equilibrado, por isso, é fundamental separar tempo para o descanso, lazer e curtir a família e os amigos.

Quando o edital for publicado, reveja o seu cronograma e as mudanças que devem ser feitas. Aumente a sua preparação e mantenha a determinação, principalmente, nessa reta final. No dia da prova, confie em si mesmo, e mantenha a tranquilidade, lendo, atentamente, cada pergunta e marcando a resolução correta no gabarito. 

Bons estudos e sucesso!

Por Babi