Concursos Região Norte 2017 – Principais Concursos Previstos

Confira aqui os principais concursos previstos para este ano de 2017 na Região Norte do Brasil.

Sabe-se que 2016 foi marcado por uma forte crise no cenário político, que ajudou a desestabilizar o setor econômico e como um castelo de cartas, acabou desmoronando o mercado de trabalho. Assim, chegamos a triste e assustadora estatística de mais de 12 milhões de desempregados no Brasil nos dias de hoje. Contudo, não se pode perder as esperanças. Muitas pessoas estão em busca de emprego e embora as empresas e indústrias estejam estagnadas, pode-se contar ainda com os concursos públicos.

Isso mesmo, o ano se inicia muito bem para os habitantes do Norte do país. Ainda em 2017, haverá concurso público nos estados de Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, Acre e Amazonas. Esses estados terão o privilégio de abrigar novos postos de emprego.

É bom que os concurseiros de plantão já estejam pensando no cronograma de estudos, porque a concorrência será enorme e o edital ainda não foi lançado, mas sabe-se que geralmente o que mais cai em provas de concurso público são questões objetivas que cobram conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades e conhecimentos específicos de cada área.

Os concursos que já foram autorizados são os seguintes:

O TRF 1 irá ofertar vagas de juiz federal, analista judiciário e técnico judiciário. A remuneração vai depender de acordo com o cargo.

Haverá também o concurso da Polícia Rodoviária Federal. Estão aptos a se inscreverem aqueles que tiverem carteira de motorista no nível B. As vagas são de policial rodoviário ou até mesmo cargo no nível superior. O salário no início pode chegar a quase R$ 11.000,00. Haverá cerca de quase 2000 vagas. A corporação da Polícia Rodoviária Federal sofre uma falta muito grave de funcionários nessa área da segurança pública.

Um dos mais aguardados é o concurso da Receita Federal. Os salários são altíssimos, dependendo do nível do cargo, bem como a escolaridade. Estão sendo disponibilizadas cerca de 500 vagas.

Outro muitíssimo esperado é o da Polícia Federal. Colírio nos olhos para os graduados em Direito, o concurso da Polícia Federal está ofertando quase 600 vagas. Os salários são bem altos e variam de acordo com a ocupação dos cargos, bem como a posição do profissional e a sua escolaridade.

Sirlene Montes

Concurso CLDF 2017 – Comissão Organizadora já está Definida

Concurso deverá ofertar cerca de 100 vagas para diversos cargos.

A CLDF, Câmara Legislativa do Distrito Federal, está avançando com os preparativos do certame que conta com vagas para vários cargos. No dia 19 de janeiro a instituição nomeou a comissão da organização do certame.

Em entrevista realizada recentemente com o Deputado Joe Valle do PDT, o atual presidente da CLDF afirmou que o extrato de edital está prevista para ser liberado neste primeiro semestre, entre os meses de fevereiro e maio.

Valle também divulgou uma informação relacionada ao número de vagas da seletiva. Antes era esperado que 75 oportunidades fossem abertas, que está contido para 2017 na Lei das Diretrizes Orçamentárias da DF, porém, o mesmo informou que provavelmente serão ofertadas mais de 100 oportunidades.

Os cargos não foram revelados, porém, no endereço eletrônico da Câmara Legislativa do Distrito Federal consta informação sobre a existência de 338 vagas efetivas. Os postos de trabalho contidos no quadro de servidores da CLDF são os de assistente legislativo, auxiliar legislativo, técnico legislativo, consultor técnico legislativo, procurador e consultor legislativo.

Os cargos de assistente e auxiliar são para carreiras que exigem ensino fundamental, já os cargos de técnico exigem nível médio. As outras oportunidades requerem formação em ensino superior.

Os salários mensais iniciais ofertados são de R$ 4.224,65 para o cargo de auxiliar, de R$ 6.298,91 para o cargo de assistente, R$ 9.391,67 para o cargo de técnico e para procurador e consultor técnico é de R$ 14.002,94.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do DF e Poder Legislativo (Sindical) está defendendo a realização deste certame para compor o quadro de servidores da CLDF.

O portal do sindicato informa que o presidente apontou a necessidade de um certame, visto que não é realizado um concurso a mais de dez anos e também fez uma critica a quantidade de servidores indicados por representantes políticos.

No mês de julho, assim que foi publicado um ato da direção da CLDF, foi informado que finalmente seria aberto um processo seletivo novo. O documento apresentava que a diretoria de RH da CLDF irá coordenar os trâmites da seletiva, como: elaborar um projeto básico de edital; apresentar estudo da quantidade de vagas e escolher a banca organizadora, juntamente com a Comissão Permanente de Licitação.

FILIPE R SILVA

Concurso Público Detran-CE 2017 – Seleção deve Acontecer no 2º Semestre

Certame deverá contar com cerca de 400 vagas de nível médio e superior.

Se você vive no estado do Ceará, possui ensino médio completo ou curso de nível superior e deseja prestar concurso público para conseguir um emprego que lhe dê estabilidade e segurança, fique atento, pois ainda neste ano de 2017 o DETRAN do estado realizará um concurso público que deve oferecer cerca de 400 postos de trabalho.

A previsão é de que o novo concurso público do Departamento Estadual de Transito do Estado do Ceará ocorra no segundo semestre de 2017. O Detran já fez uma solicitação junto à Secretaria de Planejamento e Gestão que deve aprovar e encaminhá-la ao Governador do estado Camilo Santana, pedindo uma autorização oficial.

Como o processo ainda está em fase inicial, não pode afirmar com precisão quantas vagas serão disponibilizadas pelo certame. Contudo, segundo informações iniciais, as oportunidades serão para cargos que exigem nível médio e superior de ensino, com salários de até R$ 3 mil.

Na realidade a realização desse novo concurso já havia entrado em pauta desde o mês de dezembro de 2016, ocasião em que a Assembleia Legislativa recebeu um comunicado do governador de estado que falava sobre a necessidade da criação de um novo plano de salários e cargos do departamento, visto que eles estão desatualizados. Dessa forma, a Assembleia Legislativa aprovou essa atualização e então se iniciou os trabalhos para a realização desse novo concurso a fim de atualizar e ampliar os serviços oferecidos pelo Detran.

Nesse sentido, os salários devem ser atualizados, o que contabilizará R$ 6,9 milhões a mais, o Detran ganhará autonomia, o que permite o registro de novos cargos, mais específicos, que será melhor para o servidor pois haverá uma regulamentação dos cargos que permitirá atualizações e projeção de carreira. Além disso, os atuais servidores do Detran poderão optar por esse novo plano antes mesmo que o certame aconteça, formando assim um enquadramento.

O Novo Concurso Público do Detran está previsto para acontecer ainda este ano, pois o órgão atualmente possui uma grande demanda de pessoal. No estado do Ceará o último concurso público realizado para recrutamento de novos servidores para o Detran ocorreu no ano de 2006, na ocasião eram disponibilizadas 200 oportunidades. Mas após 16 anos, a demanda de serviços cresceu e o Detran precisa se atualizar em termos de quadro de servidores.

Sirlene Montes

Concurso Setrabes (RR) 2017 – Seleção da Banca Organizadora

Certame está na fase de seleção da banca organizadora e deve acontecer ainda em 2017.

Para quem está aguardando a abertura de inscrições para o concurso público da Setrabes, que é a Secretaria De Estado do Trabalho e Bem-Estar Social do Estado de Roraima, as notícias são favoráveis e indicam que o concurso realmente deve acontecer ainda nesse ano de 2017.

Segundo novas informações, o processo de andamento do novo concurso se encontra na etapa em que é definida a empresa ou banca que deverá realizar a organização do certame. Essa escolha deve ser feita pela Segad, que é a Secretaria Estadual de Gestão Estratégica e Administração.

Contudo, mesmo a escolha da empresa organizadora sendo feita, é necessário um tempo maior até que o edital seja publicado e as inscrições sejam abertas. Mas a contratação da banca já é um primeiro passo, assim a empresa se encarregará de todos os tramites necessários para a realização de um concurso público.

Embora esse processo esteja ainda em uma fase inicial, onde não se pode ter informações corretas sobre os fatos, a expectativa de muitas pessoas é de que este concurso público ofereça um considerável número de oportunidades, já que o último concurso público realizado pelo órgão foi no ano de 2003 e atualmente existe uma rela demanda por novos servidores.

Na realidade a Secretaria não poderia passar todos esses anos sem promover uma concorrência pública de cargos. Tanto que no ano de 2014 foi realizada uma investigação que concluiu que a Setrabes realizou inúmeras contratações temporárias e foi prorrogando essas contratações, evitando assim a realização de novos concursos públicos, o que vai contra a legislação.

Dessa forma, após esse processo investigatório, a Setrabes assinou junto ao Ministério Público do Estado o chamado TAC, termo de ajustamento de conduta em que se compromete em realizar novos concursos, de acordo com a necessidade.

Também foi ajustado que a Setrabes não realize mais nenhum tipo de contratação temporária e nem prorrogação dessas contratações, sob a pena de multas no valor de R$ 1.000 por cada contrato temporário realizado e /ou prorrogado, conforme determinação do Ministério Público do Estado de Roraima.

Sendo assim, a previsão é de que o novo concurso público da Setrabes seja realizado ainda no ano de 2017.

Sirlene Montes

Concurso Público Algás (AL) 2017 – Edital em Breve

Certame deverá ofertar vagas para Analista de Processos Organizacionais.

A Algás – Gás de Alagoas S.A – deve publicar novo edital de concurso público em breve. O documento que oficializará a permissão de contratação para o cargo de Analista de Processos Organizacionais está previsto para as próximas semanas.

Embora a publicação oficial ainda não tenha acontecido, sabe-se que os requisitos de participação exigem Ensino Superior Completo em Direito e registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A remuneração do cargo de Analista de Processos Organizacionais e a quantidade de vagas não foram divulgadas pelo órgão e devem vir apenas com a publicação oficial do edital.

A banca organizadora que será responsável pela organização do concurso já foi definida pelo órgão. A escolha foi o Ieses – Instituto Estudos Superiores do Extremo Sul.

De acordo com o Arnóbio Cavalcanti, que ocupa o cargo de Diretor- Presidente, o lançamento do concurso mostra o compromisso da empresa em contribuir para o desenvolvimento do Estado e continuar crescendo. Espera-se que os resultados desse processo de seleção sejam homologados ainda este ano.

O último concurso da Algás aconteceu em 2014, o edital do concurso continha vagas para formação de cadastro reserva em vários cargos que tinham como requisito ensino técnico e superior. Na época, a banca organizadora escolhida não foi a Ieses e sim a Copevi/UFAL.

Esta última seleção abriu chances de carreira para Analista Contábil, Analista de Comunicação, Analista de Finanças e Adm, Analista de T.I, Analista de Processos, Assistente Técnico Comercial, Assist. Técnico de SMS, Engenheiro de SMS, Assistente de Tecnologia da Informação, Assistente Técnico de Finanças e Adm., Engenheiro, Engenheiro Mecânico, Assist. Técnico de Suprimentos, Assist. Técnico de Engenharia e Operações, Engenheiro Eletricista e Assist. Técnico de Suprimentos.

Na ocasião, a triagem dos candidatos contou com a aplicação de provas (múltipla escolha). Os participantes ainda passaram pela análise de títulos por meio de pontuação.

Apesar de não se saber ao certo qual o conteúdo programático para este concurso, já é possível começar a estudar tanto por provas da banca organizadora como por conteúdos usualmente cobrados em concurso público. Dessa forma, além de se manter atualizado, o candidato sai na frente e aumenta as chances de ser aprovado.

Por Beatriz

Concurso Público da Assembleia Legislativa do Amapá

Comissão do concurso é oficializada. Seleção deverá contar com cerca de 300 vagas.

O Deputado Jaci Amanajás, Presidente da ALAP (Assembleia Legislativa do Amapá), oficializou a comissão organizadora do concurso que foi divulgado no dia 16 de Dezembro de 2016. Acredita-se que o edital contará com aproximadamente 300 vagas, o último concurso do órgão foi em 1992.

Apesar de não se saber ao certo quais os cargos que serão abertos e nem suas respectivas remunerações, acredita-se que o foco será nas carreiras de técnicos e outras funções.

O deputado Paulo Lemos afirmou que antes tudo é preciso realizar uma análise minuciosa a respeito das áreas que encontram necessidade de pessoal. Disse ainda que é preciso considerar também tanto as aposentadorias que já foram concedidas como aquelas que estão em vias de efetivação.

Segundo dados divulgados pelo órgão, por meio da assessoria de imprensa, a comissão possui prazo de até 120 dias para a tomada de decisões que finalizarão o edital. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 60 dias caso haja necessidade. Sendo assim, o edital para este concurso está previsto para sair ainda em 2017, com maior probabilidade de publicação no segundo semestre.

Das 300 vagas previstas, segundo o presidente da comissão, espera-se ao menos 60 vagas para a polícia legislativa. Dessa forma, a Polícia Militar poderia deixar de atuar no local, pois embora o cargo já exista, este nunca foi ocupado devido à falta de realização de concurso pelo órgão nos últimos anos. Ele adiantou também que o processo seletivo deverá contar com vagas nas carreiras de técnico, analista, assessor jurídico, contador e assessor parlamentar.

A Assembleia Legislativa foi criada há 25 anos e apenas um único concurso para a contratação de pessoal foi realizado em 1992. Por esse motivo, foram criados muitos cargos comissionados que precisam ser preenchidos de forma adequada, ou seja, por servidores ingressados através de concurso. Vale ressaltar que a situação não indica que todos os cargos comissionados serão excluídos, mas sim que o órgão objetiva diminuí-los a fim de regularizar parte do quadro de funcionários.

Segundo levantamento, a ALAP possui apenas 120 servidores que entraram por meio de concurso, esse número equivale a 10% do total de funções existentes hoje em dia.

Por Beatriz

Concurso Polícia Federal 2017 – Edital deve ser divulgado em Breve

Certame deverá ofertar vagas para Agente, Escrivão, Delegado e Perito Criminal.

Para quem está desempregado e procura uma recolocação no mercado de trabalho ou sonha em ingressar no serviço público federal, a boa notícia é que a Polícia Federal fez uma abertura de solicitação de concurso público para preenchimento de 1200 vagas com urgência ainda para esse ano de 2017.

As vagas, que são para agente, escrivão, delegado e perito federal, são extremamente necessárias pois atualmente a Polícia Federal tem um quadro de funcionários deficiente que não dá conta da grande demanda de serviço, além de deixar os atuais funcionários sobrecarregados.

Como o pedido já foi protocolado pelo Ministério do Planejamento, os concurseiros de plantão podem aguardar a tão sonhada chance de ter uma carreira sólida, com salários atrativos, além de aposentadoria especial e estabilidade no emprego.

Para os cargos de agente e escrivão da Polícia Federal, o candidato pode ter curso superior em qualquer área de formação e os salários para esses cargos, contando com o auxílio, chega na casa dos R$ 12.000,00 mensais para 40 horas de serviço semanais e demais benefícios que só o serviço público brasileiro pode oferecer.

Já para o cargo de delegado será necessário ter concluído o curso de Direito e ter experiência anterior de no mínimo três anos em alguma atividade jurídica anterior ou de investigação policial. Para o cargo de perito a formação exigida pode variar de acordo com a área em que o perito irá atuar. O salário é o grande atrativo para esses dois cargos e podem chegar, contando com o auxílio alimentação que é de R$ 458,00, a R$ 22.000,00 mensais em início de carreira, o que faz com milhares de profissionais prestem esse concurso.

Espera-se que tenha uma oferta de 1758 vagas em todo o Brasil, que serão distribuídas da seguinte forma: 1200 vagas para agente e escrivão, sendo 600 para cada cargo e 558 para delegados e peritos federais, sendo 491 para delegados e 67 para peritos.

Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais, a carência maior é para o cargo de agente de polícia e aponta a necessidade de, no mínimo, mais 6 mil novos cargos federais. Não perca a chance de ter uma das carreiras mais promissoras do país e fique atento ao edital, que pode sair em breve.

Rodrigo Souza de Jesus

Concurso SESAP-RN 2017 – Comissão Organizadora é Definida

Certame deverá ofertar 848 vagas para diversos cargos.

Para quem é concurseiro da região do Rio Grande do Norte, as notícias recentes são animadoras. Trata-se de um novo concurso público da Secretaria de Estado da Saúde Pública.

Ao que tudo indica, o concurso vai realmente acontecer, a certeza disso está no fato de na última quinta-feira, dia 26 desse mês de janeiro, foi realizada a publicação no Diário Oficial do Estado de uma comissão especialmente designada para tratar dos trâmites legais necessários para que seja realizado um novo concurso público, para admitir novos profissionais para completarem o quadro de servidores que a SESAP possui atualmente.

Além deste concurso que já começa a ser organizado, foi afirmado pelo então secretário de saúde do estado do Rio Grande do Norte que outros concursos voltados para a área da saúde devem acontecer.

Os trabalhos necessários para que o concurso público que visará vagas para várias áreas de saúde do RN já está em andamento e os processos pertinentes a realização também já se encontram em tramitação.

Embora ainda não tenha acontecida a publicação e divulgação de edital, já existe a informação de que serão disponibilizadas pelo certame o equivalente a 653 oportunidades para cargos variados e 195 oportunidades para o cargo de médico de diversas especialidades.

A realização desse concurso é um feito muito importante, uma vez que deve suprir todas as necessidades atuais existentes na área da saúde, do estado do Rio Grande do Norte. Pois observa-se que com o passar dos anos muitas vagas vão ficando em aberto e podem ser preenchidas dando mais oportunidades a profissionais que acabaram de se formar.

Segundo George Antunes de Oliveira, que é o Secretário de Saúde do estado, o processo que viabiliza a realização do concurso está em andamento, contudo, ainda não existe uma data legal para a sua realização. Até o momento o que se sabe é que para lotar algumas vagas que estão disponíveis no quadro de profissionais do estado, programa-se ainda para este ano um Processo Seletivo, que também não possui data acertada para ocorrer.

Dessa forma, aos interessados em prestar esse concurso no Estado do Rio Grande do Norte, a recomendação é de que a preparação já seja iniciada, pois os trâmites já estão em andamento.

Sirlene Montes

Concurso Adasa-DF 2017 – Edital em Breve

Oportunidades são para Regulador de Serviços Públicos, Técnico de Regulação de Serviços Públicos e Advogado.

Para os concurseiros de plantão residentes no Distrito Federal, acabam de chegar boas notícias. É que já está confirmado a realização do concurso público da Adasa DF do ano de 2017.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Estado do Distrito Federal confirmou a realização de seu novo concurso que disponibilizará cerca de 25 oportunidades para profissionais que possuam formação escolar de nível médio e superior. A previsão é de o concurso ocorra ainda neste ano.

Das 25 vagas a serem ofertadas, 15 são para o cargo de Regulador de Serviços Públicos, 7 para o cargo de Técnico de Regulação de Serviços Públicos e 3 para o cargo de Advogado.

Já existe uma comissão definida oficialmente desde o ano passado para conduzir as operações organizacionais do certame, o que certifica que o concurso realmente acontecerá.

Para concorrer ao cargo de Regulador de Serviços de ordem pública, o interessado precisa possuir diploma registrado que comprove a conclusão de curso superior pertencente a uma instituição que possua reconhecimento do Ministério da Educação.

Para concorrer ao cargo de Técnico de Regulação de Serviços Públicos o interessado precisa possuir certificado de formação de nível médio completo, realizado em instituições educacionais da rede pública ou privada, mas com reconhecimento do MEC.

Para os interessados na concorrência pelo cargo de advogado, é preciso ser graduado em Direito e estar registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os concursados pela Adasa terão excelentes remunerações que vão de R$ 4.000,00 iniciais para o cargo de Técnico, a R$ 9.200,00 iniciais para os cargos de nível superior de Regulador e Advogado. Esses salários com o tempo chegam a R$ 5.667,59 para o cargo de nível médio e R$ 13.035,46 para o cargo de nível superior. Além disso, ainda existem outras gratificações, que põem chegar até 35% do valor do salário padrão. A carga horária semanal para os três cargos a serem ofertados no certame são de 40 horas.

Dessa forma, os interessados devem começar a se preparar para a realização do concurso público da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal.

Prepare-se e aguarde a publicação do edital.

Sirlene Montes

Concurso Polícia Civil do Mato Grosso 2017 – Edital em Breve

Oportunidades serão para os cargos de escrivão e investigador. Salários podem chegar a R$ 4 mil.

O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, revelou no último dia 12 (janeiro), que lançará o edital para o Concurso da Polícia Civil do estado. As vagas serão para os postos de escrivão e investigador, totalizando 1.200.

Das 1.200 vagas, 900 serão para investigador, enquanto 300 serão para escrivão. Ambos são cargos concorridos e com salários altos.

A previsão é de que os aprovados tomem posse dos cargos em 2018, o que significa que as provas devem ser realizadas ainda em 2017, com tempo hábil para qualificar os profissionais.

O gestor afirma que é preciso de mulheres e homem que trabalhem em prol da segurança e que para isso é necessário planejamento e estratégia, além de liderança e espírito de equipe.

Pedro Taques diz que é preciso de mais gente para servir na área, pois mesmo com o último concurso, ainda é preciso expandir o quadro de funcionários público do setor, como delegados, escrivães, investigadores, policiais militares e bombeiros.

Tanto o cargo de Investigador, quanto de Escrivão, resumidamente, auxiliará na coleta e análise de dados, além de encaminhar procedimentos, sempre com supervisão de autoridade policial.

Ambas as funções exigem nível superior completo. O cargo de investigador ainda exige carteira de habilitação (B, C ou D).

A remuneração é em torno de R$ 4.741,59 inicial. Tendo um aumento de acordo com o tempo de carreira, sendo o posto mais alto a de nível 10 com classe E, no valor de R$ 14.267,73.

Em 2012, o último certame contou com prova objetiva composta por 70 questões, dividas em Conhecimentos Básicos, Gerais e Específicos, passando pelos temas relacionados a Língua Portuguesa, Ética e Filosofia, Atualidades, Geografia e História do Mato Grosso, Noções de Informática e Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal), Estatuto e Organização da Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso.

Na segunda fase, os candidatos aprovados nas provas passaram por análise de títulos, testes físicos, exame de saúde, avaliação psicológica e investigação social.

O concurso teve validade por dois anos, sendo possível prorrogar por mais dois.

A banca organizadora do atual concurso ainda não foi definida, mas é certo que o concurso será realizado ainda esse ano.

Caroline Silvério

Concurso para Soldado da PMDF 2017 – Edital em Breve

Certame deverá ofertar 2 mil vagas com salários de até R$ 6 mil.

Se você sonha em ingressar no mercado de trabalho fazendo carreira militar, fique atento a esta notícia. A Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF irá promover a realização de um novo concurso público. O objetivo é realizar o provimento de cerca de 2 mil vagas para a carreira de soldado. De acordo com as informações anunciadas até o momento pela Secretaria de Segurança Pública, este concurso público terá uma validade total de dois anos, mas caso seja necessário, o prazo de validade poderá ser prorrogado por igual período.

Ainda segundo as informações da SSP-DF, as vagas previstas deverão ser distribuídas em três turmas. A primeira, com o ingresso de 500 policiais, deverá ser formada já em outubro de 2017. As outras duas, cada uma com 750 vagas, estão previstas para serem formadas em 2018 e 2019.

Já a publicação do edital está previsto para ser lançado entre o primeiro semestre e o segundo semestre de 2017.

É interessante observar que os interessados que não contam com graduação ainda podem aproveitar a chance. Esses profissionais podem escolher um curso superior de duração menor e com isso garantir a concorrência para alguma das turmas que vão ser abertas. Mas é bom não perder tempo, os concursos militares são amplamente concorridos devido a estabilidade que oferecem e os benefícios.

Saiba mais

O cargo de soldado da PMDF é oferecido para concursandos graduados em qualquer curso do ensino superior. É exigido também que os interessados tenham Carteira Nacional de Habilitação (mínimo) categoria B. A idade mínima de 18 anos e máxima de 30 também constam entre os requisitos.

Com relação à altura mínima exigida, a informação é de que será de 1,65m para candidatos do sexo masculino e de 1,60m para candidatos do sexo feminino.

Os salários da PMDF ficam entrem os melhores do país. Para soldado de 2ª Classe o valor chega a R$ 5.108,08. Para soldado de 1ª Classe pode atingir R$ 6.338,87.

Sobre a banca organizadora do certame a informação que temos até o momento é de que a PMDF lançou um edital para fazer a licitação e contratação da banca. O prazo para que as instituições interessadas possam entregar as propostas terminou no último dia 25 de janeiro de 2017. Apesar de não se ter um prazo de análise, a previsão é de que em 15 dias seja informada a vencedora.

Por Denisson Soares

Concurso AGED-MA 2017 pode sofrer Atraso

Atraso se deve a indefinição da banca organizadora.

Para quem está aguardando o concurso da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, as notícias recentes informam que a espera deverá permanecer por mais tempo. O motivo da demora está relacionado ao fato de que ainda não foi contratada a empresa que será responsável pela organização e realização do concurso. Porém, essa contratação poderá ser feita a qualquer momento para dar início ao processo de organização que costuma ser um pouco longo.

Na realidade, no ano de 2014 a Fundação Sousândrade já estava quase contratada, mas a crise econômica que atingiu o Brasil no ano de 2015 acabou adiando o processo.

Contudo, ainda em 2016, Flávio Dino, governador do estado do Maranhão, anunciou oficialmente que já havia assinado a autorização do concurso, mas não haveria tempo necessário para resolver todos os trâmites em 2016.

Embora ainda não exista um edital publicado e nem mesmo uma banca que possa ceder informações, o que se sabe é que para este ano o concurso deve oferecer 173 oportunidades. Poderão concorrer a elas profissionais que possuam ensino médio completo e ensino de nível superior. No que se relaciona aos valores das remunerações, ainda não existe essa informação.

Considerando o que seria feito no ano de 2014, seriam ofertadas 179 vagas, sendo que 25 eram para o cargo de fiscal agropecuário, 75 para o cargo de assistentes de fiscalização ou técnicos agrícolas, 75 vagas para auxiliares de fiscalização de nível médio, 1 para contador, 1 para advogado, 1 para jornalista e 1 vagas para profissional graduado em tecnologia da informação.

Segundo uma declaração realizada por Fernando Lima, que é diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, as vagas disponibilizadas pelo certame serão para as áreas de defesa sanitária animal, que possui essa necessidade de mais pessoal.

A realização desse concurso deve com toda certeza acontecer, pois ele já foi assinado pelo governador e além disso, ele é um compromisso firmado no ano de 2014 entre o governo do Maranhão juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Diante disso, a previsão é de que tudo esteja preparado para que no segundo semestre desse ano, o concurso público da Aged/MA aconteça.

Sirlene Montes

Concurso Alego-GO 2017 – Edital em Breve

Seleção deverá ofertar 47 vagas para profissionais de nível médio e superior. Edital deve sair em março de 2017.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) irá lançar um concurso público para preencher cargos diversos. O último concurso ocorreu em 2015, quando 76 vagas (para ensino médio e superior, em diversos cargos) foram divulgadas e preenchidas.

Para o novo concurso, a previsão é de 47 posições, sendo :

– 02 vagas para Assistente Social;

– 01 vaga para Cirurgião-dentista;

– 01 vaga para Comunicador Social;

– 02 vagas para Farmacêutico bioquímico;

– 06 vagas para Médico;

– 01 vaga para Eletricista de instalação;

– 02 vagas para Técnico em aparelhos e máquinas;

– 03 vagas para Técnico em laboratório e análises clínicas;

– 11 vagas para Polícia Legislativa;

– 05 vagas para Auxiliar administrativo;

– 08 vagas para Auxiliar de serviços de saúde;

– 04 vagas para Motorista.

Termo de Ajustamento de Conduta – TAC

Em outubro de 2016, o Termo de Ajustamento de Conduta, o TAC, foi assinado pelo presidente da Alego, pois foi constatado algumas irregularidades, sendo excesso de servidores comissionados em detrimento dos efetivos. Os envolvidos no termo são o Ministério Público de Goiás e a Alego.

Em um aditivo do TAC assinado em 2014, a Alego se comprometeu a convocar e nomear os últimos 14 aprovados no último concurso em 28 de fevereiro de 2017, ainda com a obrigação de prorrogar a validade do certame, no qual 80% dos aprovados já foram nomeados.

O edital está previsto para lançamento nos próximos meses, pois a data limite estabelecida é 31 de março de 2017, sendo que após a homologação do certame, ao menos 30% dos aprovados devem ser nomeados no máximo em 60 dias.

Caso contrário, a Alego pagará uma multa pré estabelecida no valor de R$ 1.000, adicionando 10% de um salário mínimo por dia de atraso.

Remuneração e Benefícios

Os valores referentes ao pagamento salarial dos aprovados no concurso ainda não foi divulgado. O concurso anterior teve salários entre R$ 3.376,99 e R$ 4.626,52, para jornadas de 30 horas semanais, ainda com a vaga de Procurador da Assembleia Legislativa, a qual a remuneração era de R$ 26.516,02 para candidatos com superior completo em Direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para o próximo concurso é estimado que as vagas sejam abertas para Ensino Médio completo e Ensino Superior completo. Mais informações serão divulgadas com a publicação do edital.

Caroline Silvério

SEJUS-CE prepara Novo Concurso 2017 para Agente Penitenciário

Concurso deverá ofertar vagas para lotação imediata e depende da confirmação do Governador.

O Sejus do Estado do Ceará realizará ainda neste ano um novo concurso público com oferta de vagas para a função de agente penitenciário. É isso mesmo, a Secretaria da Justiça e Cidadania do estado do Ceará, por meio de seus responsáveis, anunciou recentemente que o edital de seu novo concurso deverá ser publicado ainda neste semestre de 2017, mesmo período em que estarão abertas as inscrições.

Diferentemente do que foi anunciado no ano passado, o novo concurso do Sejus/CE não irá disponibilizar 1.000 vagas de caráter temporário. Ao contrário, segundo informações cedidas pela Secretaria, as oportunidades disponibilizadas pelo certame será para a lotação imediata e não temporária.

Diante disso, a realização do concurso está confirmada, de modo que as oportunidades serão para o cargo de agente penitenciário e todos os aprovados no certame serão devidamente efetivados.

Ainda não foram informados o número exato de vagas oferecidas no concurso, esse fator depende de confirmação vinda do então governador do estado do Ceará, Camilo Santana.

Embora o edital ainda não tenha sido publicado, já é sabido que para concorrer ao cargo de agente penitenciário os interessados devem ter ensino médio completo. Além disso, a remuneração base de um desses profissionais é no valor de R$ 1.994,83, para cumprir uma jornada de trabalho equivalente a 40 horas por semana.

O último concurso realizado pela Sejus/CE foi realizado no ano de 2011. Na ocasião o concurso oferecia mais de 800 oportunidades, sendo que desse total, 640 eram destinadas a homens e o restante era para mulheres.

A empresa organizadora do certame na época foi a CEV/UECE, que é a Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará.

O concurso de 2011 se deu por meio de provas objetivas, seguidas de avaliações de saúde, avaliações de capacidade física e para finalizar, a realização de um curso de formação para atuação na área.

Se você está desde o ano de 2016 aguardando a confirmação da realização desse concurso, comece a se preparar, pois a previsão é que o período de inscrições ocorra ainda nesse semestre e em seguida acontecerá as provas e efetivações.

Se prepare para o Concurso da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará 2017.

Sirlene Montes

PGE-RS pode realizar Novo Concurso 2017 para Secretário

Concurso ofertará 50 vagas para profissionais de nível médio.

Se você está estudando para concurso, fique atento, em breve irá ser lançado o edital da PGE/RS (Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul). A vaga será destinada para o cargo de secretário de diligência. No dia 02 de dezembro foi acertado o contrato com a banca Sarmento Concursos (MS Concursos), há previsão para 50 vagas, mas será confirmado conforme certame. O nível exigido é para o ensino médio.

Não há previsão de data para a publicação do edital de abertura, porém, você pode acompanhar quais foram os conteúdos exigidos no edital de 2014, onde a banca organizadora era a FUNDATEC ( Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência). A remuneração na época foi de R$ 2.685,79. Os componentes das provas eram Língua Portuguesa, Tópicos de Legislação, Raciocínio Lógico. Na disciplina de Tópicos de Legislação foram exigidos alguns conteúdos, por exemplo:

Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande Do Sul (Lei Complementar nº10.098/94):

  • Cargo, função e emprego;
  • Provimento e vacância;
  • Vencimento, remuneração e subsídio;
  • Estabilidade e vitaliciedade;
  • Direitos, deveres e vantagens;
  • Tempo de serviço;
  • Aposentadoria ;
  • Acumulação de cargos
  • Funções e empregos;
  • Sindicalização
  • Direitos de Greve

Constituição do Estado do Rio Grande Do Sul:

  • Dos Servidores Públicos Civis (artigos 29 a 45); da Advocacia-Geral dos Estados ( artigos 114 a 119)

Constituição Federal:

Da administração Pública ( artigos 37 a 41). Da advocacia Pública (artigos 131 e 132).

Uma das principais atividades do cargo é a realização de tarefas de apoio a diversos órgãos da Procuradoria Geral do Estado.

A dica é não estudar apenas quando o edital estiver publicado. Tenha foco e objetivo no seu propósito de ser um concursado, desenvolva o hábito de estudar. Faça um cronograma de estudo conforme sua disponibilidade de tempo. Com o cronograma de estudo, você chegará a um nível primordial para a aprovação que é a organização, sendo essa a palavra chave para o sucesso nos estudos.

Estipule um tempo de estudo para cada disciplina, por exemplo, se tem disponível 4 horas de estudos, disponha 45 minutos para cada conteúdo e faça intervalos de 15 minutos a cada intervalo das disciplinas. Ao final de cada cronograma de estudo, se recompense a cada objetivo atingido.

Fique atento ao lançamento do edital. Bons estudos!

Gisele Alves de Brito

Funasa pode realizar Novo Concurso Público em 2017

Oportunidades serão para Agente Administrativo, Administrador, Contador, Economista, Arquiteto, Geólogo, Engenheiro, Bioquímico e Farmacêutico.

A Fundação Nacional da Saúde (Funasa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, fez o anúncio de que realizou um novo pedido de concurso para o Ministério do Planejamento, para o preenchimento de 448 (quatrocentos e quarenta e oito) vagas, 251 (duzentos e cinquenta e um) são para agente administrativo, 35 (trinta e cinco) para administrador, 35( trinta e cinco) para contador, 11 (onze) para economista, 04 (quatro) para arquiteto, 90 (noventa) para engenheiro, seis para geólogo, duas para bioquímico e 14 para farmacêutico bioquímico.

A profissão de agente exige ensino médio, enquanto as demais necessitam de formação superior.

Depois de ser encaminhado a vários setores, a solicitação agora está na Coordenação-Geral do Setor Social I da pasta. A previsão é de que em breve seja liberado o edital do concurso. Assim que liberadas, as vagas serão lotadas entre as várias unidades do órgão espalhadas pelo país.

Último concurso da Funasa para efetivos foi em 2009, quando selecionou 411 profissionais, entre níveis médio e superior, para vagas efetivas. A organização do certame ficou por conta da Fundação Cesgranrio. Naquela ocasião, os candidatos com nível médio e/ou curso técnico concorreram as vagas de agente administrativo (185 vagas) e técnico de contabilidade (20).

Já as vagas de administrador (25), contador (10), analista de suporte de sistemas (15), arquivista (1), auditor (15), bibliotecário (2), biólogo (10), arquiteto (7), engenheiro (70), estatístico (5), farmacêutico bioquímico – saúde indígena (20), geólogo (2), farmacêutico bioquímico – engenharia de saúde pública (10), sanitarista (4) e técnico em assuntos educacionais (10) era necessário ensino superior.

As ofertas foram disponibilizadas por todos os Estados do país. Os inscritos foram selecionados por meio de provas discursivas, objetivas e de títulos (para a funções de ensino superior).

Sobre a Funasa

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde), órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma instituição do Governo Federal responsável em promover a inclusão social através de ações de saneamento voltado para prevenção e controle de doenças. É também responsável por criar e implementar ações de promoção e proteção da saúde relacionadas com os padrões propostos pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.

A fundação vem atuando em duas áreas, na saúde ambiental e na engenharia da saúde. Na engenharia de saúde pública, a Fundação tem a mais antiga e contínua experiência em ações de saneamento no país e trabalha com base em indicadores sanitários, ambientais, epidemiológicos e sociais.

A Funasa faz apoio técnico e/ou financeiro no controle, combate e redução da mortalidade infantil e da incidência de doenças de veiculação hídrica ou causadas pela falta de saneamento ambiental e/ou saneamento básico. Os investimentos tem por objetivo intervir no meio ambiente, na infra-estrutura dos municípios de no máximo 50 mil habitantes, como prioridade, e nas condições de vida de populações vulneráveis.

JEFFERSON BRANDAO DA COSTA SILVA

Concurso Câmara dos Deputados 2017 – Edital em Breve

Certame oferecerá vagas para Técnico e Analista Legislativo.

Um dos concursos mais cobiçados já está confirmado para este ano, o da Câmera dos Deputados. De acordo com a Coordenação de Recrutamento e Seleção, que faz parte do Centro de Formação e Treinamento, o concurso terá oportunidades para as carreiras de técnico e analista legislativo. Por isso, os interessados não devem perder tempo e começar os estudos.

O certame já consta na Lei Orçamentária Anual (LOA), que já tramitou pelo Congresso Nacional, e a expectativa é que o edital do concurso seja publicado em pouco tempo. Além disso, os valores referente à taxa de inscrição serão em torno de R$ 110,00 a R$ 150,00.

Entre outros detalhes, de acordo com os dados divulgados pelo próprio Órgão no fim do ano passado, há vacância de 563 cargos, tanto para nível médio, quanto para superior. Por exemplo, para a função de Técnico Legislativo tem 352. Para conferir, é só acessar aqui.

O certame já está autorizado desde dezembro do 2014 e a expectativa é que além da publicação do edital para o primeiro semestre deste ano, também tenham nomeações ao longo de 2017. Para nível médio, terá oportunidades para a carreira de Técnico Legislativo, na função de assistente administrativo. Já para nível superior o cargo é para analista. Os aprovados serão lotados em Brasília e a remuneração varia de R$ 15 mil a R$ 24 mil.

Que tal começar a sua preparação?

A organizadora ainda não foi definida pelo Órgão, mas a banca responsável pelo último edital foi a Cespe/UnB. Por isso, clique nos links para ter acesso ao último documento e iniciar a sua preparação por meio dele:

Faça um planejamento de estudo de acordo com as disciplinas publicadas no último edital. Desta forma, assim que o novo documento for publicado é só fazer as alterações necessárias na programação. Não comece a estudar quando o edital for divulgado, pois este é um dos concursos mais visados do País.

Organize a sua rotina com teoria, exercício e muita revisão. Não se esqueça de incluir na sua agenda um tempo para atividade física e lazer. Invista em bons materiais e confie no seu potencial, para conquistar a sua vaga. Boa sorte e sucesso nos estudos!

Por Babi

Concurso Codesp 2017 – Edital em Breve

Concurso deverá contar com 29 vagas para profissionais de nível médio, técnico e superior.

Para quem está aguardando pela publicação do edital do concurso da Companhia Docas, que é a empresa que administra o Porto de Santos, que fica no litoral sul do Estado de São Paulo, o edital deve ser publicado no próximo mês de fevereiro.

A informação de que a publicação do edital deve acontecer ainda no início do mês de fevereiro partiu da própria assessoria da Companhia. A previsão é quase certa, considerando que os últimos detalhes já estão sendo solucionados para que ocorra a publicação.

A empresa ou banca organizadora do certame é a Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a conhecida CAIP.

Segundo informações preliminares, o novo concurso público da Codesp deve disponibilizar para a disputa o total de 29 vagas para nomeação imediata, além de outras oportunidades voltadas para o preenchimento do Cadastro Reserva.

As vagas são para diversos cargos, todos previstos por um departamento do MPOG, que é o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, que se responsabiliza pelas estatais.

Para os cargos previsto no edital que ainda deve ser publicado, os cargos disponíveis serão para pessoas que possuam diferentes níveis de escolaridade, como ensino médio, médio/técnico e ensino superior. Sendo os cargos de técnico em segurança do trabalho, técnico portuário e eletricista, para profissionais de ensino técnico e médio.

Já para profissionais que possuam cursos de nível superior, as oportunidades previstas são para as funções de advogado, especialista técnico portuário, contador, psicólogo, administrador, médico do trabalho, analista de sistemas, engenheiro elétrico, arquiteto, jornalista, assistente social, economista e engenheiro em segurança do trabalho.

Dessa forma podem concorrer às oportunidades do concurso profissionais para atuarem nas áreas de administração, engenharia, finanças, relações de mercado e comunidade e operações logísticas.

O último concurso realizado pela Codesp aconteceu em 2016 e foram disponibilizados 88 postos para a função de auxiliar portuário. Na ocasião a empresa responsável pela realização do concurso foi a empresa Cetro Concursos.

O novo concurso, cujo edital deve ser publicado no mês de fevereiro, mesmo mês em que as inscrições serão abertas, deve acontecer ainda nesse primeiro semestre de 2017, mas segundo informações é garantido a sua realização, em razão da necessidade atual.

Sirlene Montes

Concurso Bombeiros-SE 2017 – Edital em Breve

Corpo de Bombeiros de Sergipe deve realizar novo concurso público neste ano de 2017.

Para quem é de Sergipe e está aguardando a publicação de seu edital, um novo concurso público do Corpo de Bombeiros está previsto para acontecer ainda neste ano de 2017.

No início do ano de 2016, no mês de março, Reginaldo Doria, comandante geral da corporação, anunciou a realização desse novo concurso, previsto para 2016. Porém, o ano passou e o concurso não foi realizado, o que se deve a forte crise econômica pela qual o Brasil vem passando, que inviabilizou por questões de gastos o concurso.

Contudo, a realização de um novo concurso não foi descartada, pois segundo informações, existe uma necessidade de pessoal, fazendo que a sua realização adote o caráter de urgente.

Até o momento, todas as etapas do processo prévio do concurso foram aprovadas.

Como ainda não foi realizada a publicação do edital, ainda não se pode confirmar o número exato de vagas disponíveis. O mesmo ocorre com o valor dos salários dos cargos e exigências para a concorrência. Detalhes que serão anunciados a partir de uma autorização e Jackson Barreto, governador do Estado.

O último concurso realizado para o Corpo de Bombeiros de Sergipe aconteceu no ano de 2016. As oportunidades poderiam ser concorridas por pessoas com ensino médio completo, com idade entre 18 e 30 anos, além de altura mínima de 1,60 para mulheres e 1,65 para homens.

Na ocasião, foram disponibilizadas para a concorrência o total de 150 vagas, desse total, 120 eram para homens e o restante para mulheres. A empresa organizadora do concurso contratada na época foi a Fapese, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão do Sergipe.

O processo seletivo organizado pela Fapese foi constituído de quatro etapas, sendo elas uma prova escrita, testes para aptidão física, avaliações do estado psicológico, exames para comprovação do estado de saúde, além da realização de avaliação social. Todas essas etapas eram para classificação.

Dessa forma, pensando no novo concurso previsto para o ano de 2017, os interessados podem começar a se preparar, pois para acontecer será apenas uma questão de tempo. Até lá, os interessados podem pesquisar em editais passados os conteúdos a serem estudados e outros detalhes importantes, que podem servir como base para o certame de 2017.

Sirlene Montes

AGU pode realizar Novo Concurso Público em 2017

Novo projeto de lei pode criar 3000 vagas para concurso público da AGU.

O Poder Executivo criou recentemente um projeto de lei 6788/2017, que faz uma verdadeira reestruturação em diversas carreiras públicas como tecnologia da informação e cargos de suporte das atividades aduaneiras e tributárias da Receita Federal. O projeto ainda está em fase de trâmites na Câmara dos Deputados, que também visa uma maior reestruturação no quadro de funcionários da AGU (Advocacia Geral da União) com novas 3000 vagas, sendo 2000 para analista técnico de apoio a atividade jurídica e as outras 1000 para o cargo de técnico de apoio a atividade jurídica.

Para o cargo de analista será necessário o candidato possuir curso superior completo em qualquer área e para a função de técnico, o candidato deverá ter ensino médio completo. Os vencimentos dos cargos de técnico serão de R$ 1.749,57 e pode chegar a R$ 2.145,23, quando o mesmo estiver no final da carreira. Para os analistas o salário inicial será de R$ 2.220,00 e pode chegar até R$ 3.773,74, quando esse funcionário já for considerado veterano.

As principais vantagens, além dos salários atrativos, é a estabilidade na carreira, plano de ascensão e aposentadoria especial, além de gratificação por desempenho e gratificação específica em certos casos. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Tal proposta foi apresentada ao governo no dia 03 de janeiro e está aguardando aprovação do presidente da Câmara, o que poderá acontecer logo em fevereiro, depois do recesso dos parlamentares.

O mais interessante dessa proposta é que ela não vai aumentar os gastos do governo federal, pois os salários serão compatíveis com os de cargo de auxiliares, que em breve não existirão mais, o que deve aumentar a possibilidade de aprovação desse projeto. É bom ficar atento e se preparar ao máximo para esse concurso, caso a lei seja aprovada. Não deixe essa oportunidade passar em branco e agarre a chance de poder trabalhar em um órgão do governo federal e desfrutar de vários benefícios que só o serviço público pode oferecer. Quando a lei for aprovada, prepare-se, pois a concorrência será grande. Boa sorte!

Rodrigo Souza de Jesus