Concurso Receita Federal 2017 – Pedido avança para o Ministério do Planejamento

Certame deverá contar com vagas para assistente técnico-administrativo, auditor-fiscal e analista tributário. Salários podem chegar a R$ 19 mil.

Quem está sempre ligado no mundo dos concursos públicos precisa saber que a Receita Federal do Brasil anunciou suas pretensões de realizar o seu aguardado certame para as carreiras de assistente técnico-administrativo, auditor-fiscal e analista tributário. O salário inicial é de até R$ 19 mil.

Até o momento, o pedido para a realização da seleção do Ministério da Fazenda está tramitando no Ministério do Planejamento. Por meio de solicitação, que possui o objetivo da realização dos concursos para o preenchimento dos cargos em carreiras fazendárias, conforme o próprio processo, o cadastro do plano foi feito na noite de quinta-feira, dia 25 de maio, sendo que os avanços já começaram a ocorrer na data da última segunda-feira, dia 29 de maio.

No total, o concurso da Receita Federal irá ofertar 400 vagas. Essa informação está na Lei de Orçamentária Anual, a LOA, que foi sancionada pelo governo federal e já está em execução. Há a expectativa de que esse processo seja incluído entre todos os casos tidos como excepcionais do governo federal, uma vez que há uma grande necessidade de preenchimento destes cargos por pessoas capacitadas, dada a importância da atividade para o desenvolvimento do órgão e para a recuperação da economia no Brasil.

Um dos problemas constatados pelo Tribunal de Contas da União, o TCU, é a falta de servidores. O fato foi identificado em auditorias realizadas nas fronteiras. A realidade atual é de que existe um quadro de 10.500 auditores, porém, desde o ano de 2002 foi registrado pela Receita uma média de 600 aposentadorias em cada ano de carreira de auditor.

Sendo assim, entre 2009 e 2017, aproximadamente 3.246 servidores saíram do seu trabalho no órgão. Por outro lado, nesse tempo, somente 1.204 foram recolocados nos lugares, totalizando um déficit de 2.042 auditores.

Em relação aos requisitos colocados para quem quer futuramente se candidatar para as funções, é preciso saber, primeiramente, que o cargo de assistente técnico-administrativo (ATA) necessitará de pessoas formadas em nível médio. Já para os cargos de auditor e analista fiscal, é exigida uma formação superior. Nesses dois casos, é importante ressaltar que as contratações serão realizadas pelo regime estatuário e, dessa forma, terá previsão de estabilidade.

Kellen Kunz

Concurso Público MTE 2017 – Pedido de Autorização

Seleção deve oferecer 1.163 vagas para Agente Administrativo.

O edital do concurso do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTE) deve sair em breve. O pedido de autorização para o processo seletivo foi feito pelo órgão público no dia 25 de maio de 2017. Dessa forma, devem ser ofertadas 2.600 vagas para níveis médio e superior, para atuação em cargos do setor administrativo.

Possíveis vagas e remunerações

Estão previstas oportunidades para os seguintes cargos de nível superior:

  • Administrador – 85 vagas;
  • Arquivista – 32 vagas;
  • Contador – 54 vagas;
  • Engenheiro – 5 vagas;
  • Estatístico – 5 vagas;
  • Sociólogo – 3 vagas;
  • Psicólogo – 26 vagas;
  • Técnicos em assuntos educacionais – 10 vagas;
  • Técnico em Comunicação Social – 10 vagas;
  • Economista – 12 vagas.

Nesse caso, a remuneração inicial será de R$ 5.494,09. Devem ser ofertadas, ainda, 1.190 vagas para a função de auditor-fiscal, que tem alta necessidade de servidores, para realização de atividades de extrema importância, como combate ao trabalho escravo. A remuneração para esta função é bastante elevada, chegando a R$ 19.211.

Já para o nível médio, haverá a posição de agente administrativo (número de vagas ainda não definido), com faixa salarial de R$ 3.423,70, além de auxílio-alimentação no valor de R$ 458.

Locais em que haverá vagas

O último edital referente ao concurso é de 2014. Nele, havia oportunidade para todos os estados do Brasil, incluindo cidades do interior. Isso deve ser mantido na próxima publicação.

Previsão para o concurso do Ministério do Trabalho e Previdência Social

A possibilidade é de que o concurso do Ministério do Trabalho seja aberto no início de 2018. Porém, o edital pode vir a ser divulgado ainda em 2017, talvez no final do ano.

Tempo pode ser a favor dos candidatos

Os candidatos interessados no concurso do Ministério do Trabalho devem aproveitar os próximos meses para planejamento e estudos, uma vez que o edital costuma ser aberto apenas poucos meses anteriores à realização de provas. Assim, durante esse período será possível estudar antecipadamente provas anteriores, gabaritos e seu conteúdo.

No último processo seletivo, as principais disciplinas cobradas foram: língua portuguesa, noções de informática, noções de direito administrativo, atualidades, ética no serviço público e conhecimentos específicos de cada cargo. O edital do concurso do MTE de 2014 poder ser visualizado aqui.

Camilla Silva

Concurso Polícia Civil do Amapá 2017 – Edital em Breve

Seleção deverá ofertar 240 vagas para Delegado, Agentes e Escrivães.

Para quem reside no estado do Amapá e estava na expectativa de notícias sobre concursos públicos para a Polícia Civil do Estado, as notícias que chegam são animadoras. É que está previsto para o próximo mês o lançamento do edital de abertura do mais novo concurso para a corporação da Polícia Civil do Amapá.

A novidade foi anunciada no dia 29 de maio, por Waldez Góes, governador do estado. O anúncio foi feito durante uma cerimônia em que o governador fez a entrega de uma nova delegacia, a Delegacia Integrada Distrital, a DID, assim como novas viaturas, equipamentos, lanchas e coletes balísticos.

A comissão do Concurso que se encarrega de todos os trâmites relacionados ao certame foi devidamente publicada no Diário Oficial da União no mês de Dezembro do ano passado.

Segundo as primeiras informações, serão disponibilizadas o total de 240 oportunidades, todas para agentes de polícia. Contudo, devido a um elevado número de aposentadorias previstas, o número de oportunidades pode até dobrar.

O documento que diagnostica o número de vagas disponíveis foi elaborado pelo órgão responsável que é a Delegacia Geral da Polícia. Desse modo, a previsão inicial é de que sejam contratados 30 delegados, 120 agentes e 90 escrivães de polícia.

Mesmo sendo realizadas estas contratações que estão previstas, elas ainda não serão suficientes para suprirem o déficit de servidores da corporação, mas pelo menos deve amenizar a carência de agentes que a instituição passa. Afinal, são quase 7 anos sem a realização de novos concursos.

O próximo passo é a contratação de uma banca que se responsabilizará pela organização e aplicação das provas, o que deve ser realizado nos próximos dias por meio de processo licitatório.

Nesse sentido, se você reside no estado do Amapá e deseja prestar o Concurso Público da Polícia Militar, o edital deve ser publicado nas próximas semanas para que as provas sejam realizadas no segundo semestre deste ano.

Desse modo, a recomendação é de que os interessados fiquem atentos à abertura do período de inscrições e que já comecem a se preparar. Para saber o conteúdo pragmático é só consultar editais de concursos já realizados.

Entre para a corporação da PC-AP. Prepare-se e boa sorte!

Sirlene Montes

Concursos do TRE 2017 – PR, BA, DF, TO, MS, RJ, CE, SC e RN

Confira aqui as principais informações sobre os novos concursos públicos do TRE do PR, BA, DF, TO, MS, RJ, CE, SC e RN.

Foram definidos comissões em 5 estados para os concursos TRE 2017. Com isso, este ano as oportunidades são excelentes para quem deseja trabalhar nos Tribunais Eleitorais. Ao menos 8 grande editais estão programados e as oportunidades de trabalho são para àqueles que possuem nível médio ou superior.

Contudo, além da questão salarial, que é medida pelo cargo e pela escolaridade, os concursos para trabalhar nos tribunais também oferecem outros benefícios como é o caso dos excelentes planos de saúde e de convênios com muitas entidades, o que proporciona bem-estar e lazer tanto para os servidores concursados quanto para seus dependentes legais.

A maior parte dos editais publicados está direcionada para vagas na região nordeste, nos Tribunais Regionais dos estados da Bahia e do Ceará. No que se refere à Bahia, a instituição organizadora já foi contratada e o edital deverá ser liberado nas próximas semanas. Todavia, todas as regiões do país disponibilizarão editais para os concursos públicos do TRE 2017, incluindo o maior órgão eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral, no Distrito Federal.

É uma tradição que os órgãos eleitorais façam muitas nomeações, o que culmina em milhares de convocados, como aconteceu em suas últimas sessões e que deve se repetir no que se refere aos concursos deste ano.

Vale ressaltar que há um aumento para os servidores do judiciário federal. Sendo assim, os cargos de Analista Judiciário pode alcançar o patamar mais elevado da carreira recebendo mais de 19 mil reais mensais. No que diz respeito aos técnicos, começam na Classe C (nível inicial), recebendo mais de 7 mil reais, um salário bem alto se levarmos em consideração que é um cargo de nível médio. Além disso, os concursados recebem R$ 884 de auxílio alimentação, auxílio natalidade (no valor de R$ 700) e auxílio saúde (no valor de R$ 300).

Os estados que disponibilizarão editais para vagas nos Tribunais Regionais são os seguintes: Bahia, Paraná, Distrito Federal, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Tocantins e Rio Grande do Norte (adiado para 2018). Todos os concursos em questão são para candidatos com nível médio ou superior e com remuneração inicial de até 12 mil reais mensais.

Iris Gonçalves

Concurso CRF-RS 2017 – Edital em Breve

Instituto Quadrix será responsável pela organização do certame. Edital deverá ser divulgado nos próximos dias.

O edital do novo Concurso Público do CRF/RS (Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul) deverá ser divulgado em breve. O certame deverá ofertar vagas para todos os níveis e a banca organizadora já está escolhida.

De acordo com informações disponíveis, os salários iniciais são de até R$ 5,2 mil. O Conselho Regional em questão escolheu como banca organizadora deste concurso o Instituto Quadrix.

Segundo informações do setor de recursos humanos da instituição, ainda estão sendo discutidas internamente as definições de oferta de vagas, assim como os respectivos cargos. Todavia, já é possível afirmar que o processo seletivo trará oportunidades para as pessoas que possuem níveis fundamental, médio e superior. Também já consta que as remunerações iniciais apresentarão variações de R$ 1.278,42 a R$ 5.221,55. O setor de recursos humanos também informou que a publicação do edital para o referido concurso tem previsão para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, até o mês de julho.

Por mais que ainda não haja confirmação referente aos cargos que serão oferecidos neste concurso, outra questão que já foi antecipada é que o processo seletivo abrirá oportunidades de lotação em dez municípios, sendo eles: Lajeado, Santo Ângelo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Fronteira Oeste, Pelotas, Ijuí, Osório e Porto Alegre.

Os benefícios oferecidos pelo órgão neste concurso são plano de saúde médico e também odontológico.

Quando for dado início às inscrições, a realização delas deverá ser apenas via internet, no endereço online do órgão organizador: www.quadrix.org.br.

O último concurso promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul aconteceu no ano de 2013 e foram abertas nove vagas imediatas. Neste mesmo concurso, foi realizada a formação de cadastro reserva de pessoal, para cargos de nível fundamental, médio e superior. Na ocasião, a banca responsável pela organização do concurso também foi o Instituto Quadrix.

As oportunidades para pessoas de nível médio foram para auxiliar de limpeza e copeira, com lotação na cidade de Porto Alegre. No que tange às vagas para nível médio, foram abertas oportunidades para os cargos de agente administrativo, agente contábil, agente de manutenção, agente de teleatendimento, assistente jurídico e técnico em informática. Por fim, no que tange às vagas de nível superior, os cargos abertos foram: contador, farmacêutico, advogado, bibliotecário, assistente de recursos humanos e programador.

Iris Gonçalves

Concurso CREA-SP 2017 – Banca Organizadora e Taxas

Instituto Nosso Rumo será responsável pela seleção.

Para quem vem aguardando uma definição sobre o Concurso do CREA/SP, aqui vai uma boa notícia: O órgão definiu nesta terça-feira, dia 16, maiores detalhes sobre o seu próximo concurso.

Segundo a assessoria do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo (CREA), a banca responsável pela elaboração, aplicação e a correção das provas foi definida, bem como os valores que deverão ser pagos pelos candidatos interessados em concorrer a uma vaga no órgão.

De acordo com as informações divulgadas, a empresa responsável pelo processo seletivo para o órgão será o Instituto Nosso Rumo. Os valores anunciados para a taxa de inscrição serão de R$ 40,00 para quem for concorrer a um cargo que exija apenas o nível médio e de R$ 55,00 para os portadores de diploma de nível superior.

Apesar da novidade, ainda continuam sem definição qual o número de vagas que deverá ser disponibilizado para o órgão e quais cargos deverão ser contemplados com novas vagas.

Com a definição da responsável pela aplicação do concurso, deverá ser elaborado agora o edital referente ao mesmo, que ficará a cargo da contratada por meio de uma comissão especial que já foi formada, além da definição de que vagas abertas deverão ser destinadas para contratação imediata e qual deverá ser disponibilizada para a formação de um cadastro de reserva.

A expectativa é que até o segundo semestre de 2017 o edital possa ser publicado para que as inscrições possam ser efetuadas. A data das provas ainda será informada aos candidatos.

Segundo o que foi levantado, o último concurso aconteceu em 2008 e todas as vagas foram disponibilizadas para cadastro de reserva.

A necessidade de um novo concurso veio então em 2014, por força de uma recomendação do Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP), após a análise e pedido de instauração de inquérito para investigar as várias dispensas de licitação pelo órgão e imediata contratação de escritórios independentes de advocacia que recebiam seus honorários e eram acusados de não prestarem o serviço contratado.

Com as próximas definições do novo concurso, a expectativa é que cerca de quatro vagas sejam abertas.

De acordo com o último concurso aplicado, o processo de seleção contou com provas objetivas, além da análise de títulos dos candidatos e a execução de uma peça processual para os candidatos que concorreram ao cargo de advogado da instituição.

Emmanoel Gomes

Concurso SAA-SP 2017 – Autorização para 189 Vagas

Seleção deverá ofertar vagas de nível fundamental, médio e superior. Empresa organizadora deverá ser escolhida em breve.

Os concurseiros de plantão do estado de São Paulo, depois uma longa espera, finalmente poderão realizar o novo concurso público da SAA/SP, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo. A confirmação foi anunciada nesta última quinta-feira, dia 11 do mês de maio, quando o governador do estado Geraldo Alckmin assinou o documento que o autoriza.

O concurso que já é esperado há mais de 2 anos será o primeiro concurso público em um período de 10 anos a ser realizado pelo órgão. Segundo as primeiras informações, serão disponibilizadas no certame o equivalente a 189 vagas, para pessoas com níveis de escolaridade diferentes. Veja:

Para quem possui ensino fundamental serão oferecidas 14 vagas para a função de auxiliar de apoio agropecuário I. Os requisitos para este cargo são: 4ª série do ensino de nível fundamental e experiência de um ano na área. O salário inicial previsto para este cargo é de R$ 1.104.

Para quem possui ensino fundamental completo os cargos oferecidos são de oficial de apoio agropecuário, em que são disponibilizadas 5 vagas e possui como requisito a comprovação de dois anos de experiência. O salário inicial para este cargo é de R$ 1.104. O outro cargo é o de oficial de apoio à pesquisa científica e tecnológica, que terá 6 vagas disponíveis, exigindo também dois anos de experiência. O salário inicial é de R$ 1.046,07.

Para quem possui ensino médio completo as oportunidades são para os cargos seguintes:

– Agente de apoio agropecuário: 15 vagas disponíveis, exigência de dois anos de experiência. Salário inicial de R$ 1.299,53;

– Oficial administrativo: 3 vagas disponíveis. Salário inicial de R$ 1.294;

– Técnico de apoio agropecuário I: 6 vagas disponíveis, com exigência de experiência de três anos na área, além de formação técnica específica. O salário inicial é de R$ 1.614,40;

– Técnico de apoio à pesquisa científica e tecnológica: 5 vagas disponíveis, exigência de três anos de experiência na área, além de formação técnica específica. Salário inicial de R$ 1.614,40;

Para as pessoas que possuem curso de nível superior as oportunidades são para os seguintes cargos:

– Assistente agropecuário: 95 vagas disponíveis e remuneração inicial no valor de R$ 3.711,77;

– Pesquisador científico: 33 vagas disponíveis e remuneração mensal de R$ 4.173,85;

– Assistente Técnico de pesquisa científica e tecnológica: 7 vagas disponíveis e remuneração inicial de R$ 2.673,28.

Por enquanto o que sabe é que o concurso de fato deve acontecer, pois agora a banca organizadora deve ser contratada e os trâmites legais resolvidos.

Sirlene Montes

Concurso HC de Ribeirão Preto 2017 SP – Edital em Breve

Certame deverá ofertar vagas de nível médio e superior.

Para quem reside em Ribeirão Preto, município do estado de São Paulo e está na expectativa pelo lançamento do edital de abertura do concurso público do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, as notícias que chegam são bem animadoras. É que no dia 11 do mês de maio, última quinta-feira, o governador do estado, Geraldo Alckmin, fez a autorização do certame, que disponibilizará para a concorrência o total de 195 oportunidades.

De acordo com as primeiras informações, deste total de vagas, 24 serão disponibilizadas em um novo concurso. Já as restantes (171) são para a convocação de candidatos já aprovados e remanescentes de outros concursos que ainda estão em período válido.

Nesse sentido, para o novo concurso 7 vagas são para pessoas que possuem ensino médio completo e as 17 restantes são para pessoas que possuam ensino de nível superior. Os salários iniciais são de até o valor de R$ 7.200.

As pessoas que possuem ensino médio poderão concorrer para o cargo de oficial administrativo, cujo salário inicial é a partir de R$ 1.294.

Já as pessoas com curso superior podem concorrer aos cargos de médico I, agente técnico de assistência à saúde, farmacêutico e agente técnico de assistência à saúde/ fonoaudiólogo (2 vagas).

Para aqueles que já prestaram outros concursos e foram aprovados, os cargos a serem convocados para nomeação são de :

– Agente técnico de assistência à saúde, com especialidade em assistência social: 2 vagas;

– Agente técnico de assistência à saúde, com especialidade em fisioterapia: 3 vagas;

– Agente técnico de assistência à saúde, com especialidade em psicologia: 2 vagas;

– Enfermeiro: 42 vagas;

– Médico I: 25 vagas;

– Técnico de enfermagem: 97 vagas.

Ainda não existe uma data definida para a realização das provas ou para a convocação dos remanescentes. Contudo, a partir dessa autorização o próprio órgão que é o responsável pelos trâmites legais já deve iniciar suas atividades nesse sentido, para que o concurso público seja realizado ainda este ano, assim como a nomeação dos aprovados do novo e de outros concursos realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Para maiores informações acesse o site do HCFM –RP.

Sirlene Montes

Concurso MPU 2017 – Vagas em Definição

Seleção deverá ofertar vagas para técnico e analista. Edital deverá ser divulgado em breve.

Você almeja ingressar na carreira pública? Já pensou em começar a estudar para o concurso do Ministério Público da União (MPU)? A expectativa é que o edital seja publicado em pouco tempo. O Órgão já começou o concurso interno para a remoção de cargos de técnico e analista. Desta forma, o MPU poderá definir o número de vagas por área e a localidade.

A comissão para a formação do certame já foi formada e, em breve, deve ser escolhida a banca organizadora do concurso. A oportunidade será para os cargos de técnico (nível médio) e analista (nível superior). A partir de junho as remunerações serão de R$ 6.376,43 e R$ 10.461,90, respectivamente.

O último concurso ocorreu em 2013 e foi organizado pela banca Cespe/Unb, para nível médio/técnico e superior, tendo um total de 263 vagas. Ficou com vontade de estudar para a seleção? Clique no link http://www.cespe.unb.br/concursos/MPU_13_2/ e tenha acesso ao último edital, para começar a fazer o seu planejamento de estudo.

Como fazer um cronograma?

O planejamento é o primeiro passo para o seu sucesso. Por meio dele, você poderá acompanhar a sua evolução nos estudos, descobrir quais disciplinas está dominando e qual precisa melhorar, o que falta para fechar o edital, ou seja, poderá se organizar.

Para montar o seu cronograma faça uma tabela com duas colunas: dias da semana e horário. Coloque as suas atividades diárias como trabalho, faculdade, cursos, entre outros.

Agora, é só definir o seu tempo de estudo. Não se esqueça de incluir fins de semana e feriado, viu? Mas deixe um espaço de tempo para o lazer e curtir as pessoas que você gosta.

Distribua as disciplinas no tempo que você estipulou de estudo. Escreva o conteúdo que será visto. Por exemplo: "Português – Crase" e a forma de estudo: livro, apostila, exercício, entre outros.

Separe um tempo para as revisões e resoluções de questões, para conhecer o estilo de cobrança, os conteúdos cobrados, as pegadinhas, entre outros. Anote o percentual de acerto em cada tema.

Coloque o seu cronograma em um lugar visível e faça dele o seu melhor amigo. Depois destas dicas, é só começar a estudar para o MPU. Sucesso na jornada!

Por Babi

Concurso STM 2017 – Comissão Organizadora é Formada

Edital deve ser divulgado no segundo semestre de 2017.

Foi publicado no dia 2 de maio, no Diário Oficial da União, a comissão interna escolhida para ser realizado o concurso público STM (Superior Tribunal Militar) neste ano, sendo ela formada por três membros, um presidente e quatro servidores. O concurso será referente às carreiras de analista e técnico jurídico.

Este concurso configura uma ótima oportunidade, não só pela chance em si, mas pelo fato de que o último concurso do STM foi em 2010. Ou seja, 7 anos depois foram abertas novas vagas. O último ofereceu vagas para nível superior e médio.

É muito provável que a publicação do edital ocorra no segundo semestre deste ano, sendo que as vagas ofertadas são para os cargos de técnico jurídico e analista jurídico. Apesar de ser sediado em Brasília, há previsão de que serão ofertadas oportunidades de Auditoria sediadas em outros estados do Brasil.

Para os que possuem grande curiosidade sobre qual a empresa que elaborará o edital, há apenas previsões que dizem que ela será contratada em breve. Quanto às vagas, até o momento há 23 cargos para a instituição, mas esse número não é exato, pois pode modificar até a publicação do edital. É importante ressaltar que as vagas são tanto imediatas quanto para cadastros reserva.

Os salários, determinados por lei, até o momento são de R$6.167,99 para o cargo de técnico judiciário; de R$10.119,93 para analista judiciário e de R$11.822,80 para oficial de Justiça.

Se você deseja entrar na carreira judiciária, não perca a chance de participar do concurso. A Justiça Militar da União constitui um dos órgãos mais antigos do país. Tem em seu corpo de jurisdição militares das Forças Armadas e, em alguns casos, civis. Seu objetivo, com mais de 200 anos de atuação no Brasil, é julgar crimes qualificados como militares, tendo como base o CPM (Código Penal Militar). O STM é composto por quinze ministros, sendo todos nomeados pelo Presidente da República.

Não se esqueça de se preparar adequadamente para o concurso e, assim que divulgado, observar no edital todas as informações necessárias referentes à documentação, requisitos para realizar as provas e todos os processos que prosseguirão caso o candidato seja selecionado, podendo assim concorrer aos cargos.

Isabela Palazzo

Concurso SEFIN-RO 2017 – Seleção deverá acontecer ainda neste ano

Seleção deverá ofertar vagas para Auditor de Técnico.

Para quem reside no estado de Rondônia e estava na expectativa da liberação dos editais de abertura dos concursos da Sefin e da Sepog, as notícias que chegam são favoráveis. É que Helena Bezerra, atual superintendente da área de Recursos Humanos do governo, anunciou que os concursos devem ocorrer ainda este ano, pois ambos estão passando por análise nas secretarias da Fazenda e de Planejamento.

Veja algumas informações sobre o concurso s da Sefin:

De acordo com a superintendente, este deve ser liberado primeiramente, visto que os trâmites burocráticos já estão mais adiantados. Os cargos disponibilizados para a concorrência são de Auditor Fiscal e Técnico Tributário de Secretaria de Finanças, sendo disponibilizadas para cada cargo o total de 30 vagas.

Podem entrar na concorrência pessoas com formação de nível superior. Para o cargo de Técnico Tributário não é exigida nenhuma área específica de formação. Já para o cargo de Auditor Fiscal é exigido formação nas áreas de Contabilidade, Direito, Economia e Administração.

Muitas pessoas esperavam que fossem disponibilizadas mais vagas, porém, devido a forte crise que atingiu a economia brasileira, o número de vagas em oferta é somente para repor o número de colaboradores que faltam no quadro de servidores.

A remuneração inicial mensal de um Auditor Fiscal é de R$ 25.300. Já um Técnico Tributário possui uma remuneração inicial mensal de R$ 7.343,84.

Mesmo estando o país passando por um momento de redução de gastos, o concurso da Sefin de Rondônia deve ser realizado ainda neste ano de 2017 pois o quadro de servidores do órgão atualmente possui um déficit de colaboradores, o que de certo modo atrasa os processos de prestação de serviços junto aos contribuintes, inclusive na atuação no combate à sonegação fiscal.

O último concurso público realizado pelo órgão foi no ano de 2001, de modo que já existe uma determinação por lei para que um novo concurso seja realizado.

Por enquanto ainda não foi definida qual será a empresa encarregada de organizar o certame, mas ao que tudo indica em breve a contratação será feita, o que vai fazer com que o concurso da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia, que já foi autorizado, tenha seu edital de abertura publicado.

Sirlene Montes

Concurso TST 2017 – FCC será a Banca Organizadora

Seleção ofertará vagas para analista e técnico judiciário. Edital está próximo da publicação.

Se você aguarda ansiosamente pela publicação do edital do concurso do Tribunal Superior do Trabalho (TST), saiba que o órgão continua preparando o certame previsto para 2017. Há expectativa de contratação da banca responsável pela organização nos próximos dias. Com isso, espera-se que o edital seja lançado ainda no primeiro semestre desse ano.

A informação mais recente é de que o contrato deve ser assinado ainda nesta semana com a Fundação Carlos Chagas (FCC). A escolha da banca foi realizada por dispensa de licitação desde o mês de abril de 2017.

Até o momento os cargos confirmados para o próximo certame são analista e técnico judiciário das áreas judiciária, administrativa e apoio especializado. Confira as especialidades a serem oferecidas: contabilidade, programação, segurança judiciária, análise de sistemas, taquigrafia e suporte em tecnologia da informação.

Na seleção haverá prova objetiva para todos os cargos, com questões de conhecimentos básicos e específicos. No caso da função de analista também haverá avaliação discursiva e prova prática para a especialidade de taquigrafia.

Aqueles que vão concorrer para técnico judiciário, na especialidade de segurança judiciária, ainda farão exame de aptidão física.

Quem deseja concorrer a mais de um cargo, saiba que será possível, pois as provas de nível médio e superior serão aplicadas em horários diferentes.

As disciplinas a serem cobradas nas questões ainda não foram informadas. A remuneração para quem ingressar na carreira judiciária desse tribunal é de R$ 7.260,41 para os profissionais de nível médio e R$ 11.345,90 para quem tiver formação superior.

O último concurso realizado para preencher vagas do TST ocorreu em 2012. Naquele momento, a banca do certame também foi a FCC. As inscrições custaram R$ 55 para nível médio e R$ 72 para os cargos de analista. As provas foram aplicadas apenas na cidade de Brasília, no Distrito Federal. A duração do teste objetivo foi de 4h30 para analistas e 3h para os técnicos.

Confira algumas disciplinas exigidas: regimento interno do tribunal, português, direito administrativo, direito civil, constitucional e direito do trabalho.

As atribuições do técnico da área administrativa são: arquivar documentos, realizar rotinas administrativas, dar apoio técnico aos magistrados, entre outras.

Os analistas da área judiciária, por sua vez, devem prestar assistência em assuntos de natureza jurídica, fazer estudos e pesquisas de legislação, doutrina e jurisprudência, entre outras tarefas.

Melisse V.

Concurso Polícia Civil SC 2017 – Edital em Breve

Seleção deverá ofertar vagas para Agente, Escrivão e Peritos.

Quem deseja obter aprovação em concursos da carreira policial, pode conferir aqui uma boa notícia. O governo do estado de Santa Catarina anunciou a autorização para o concurso da Polícia Civil (PC SC). O lançamento do edital ainda não foi divulgado, mas há previsão para o provimento de vagas nos cargos de perito, agente e escrivão. Os iniciantes na carreira receberão cerca de R$ 4.500.

Veja quais são os requisitos necessários para fazer parte da corporação: estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, ter 18 anos completos, estar em pleno gozo dos direitos políticos, possuir carteira nacional de habilitação e possuir formação de nível superior.

O último concurso foi realizado em 2014. Na oportunidade foram ofertadas 340 vagas para a função de agente de polícia civil e 66 para delegado de polícia substituto. A remuneração oferecida variava entre R$ 3.201,84 e R$ 3.842,20 para agente e de R$ 13.184,05 até R$ 15.820,84 para delegado.

Aqueles que concorreram ao cargo de delegado deveriam possuir diploma no curso de Direito com no mínimo 600 horas-aula em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Já para agente a exigência era a formação em qualquer curso reconhecido pelo MEC, desde que tivesse duração mínima de 400 horas-aula.

As fases do processo seletivo foram: prova objetiva, exame de aptidão física, teste psicológico, investigação social e exame toxicológico. Para o cargo de delegado ainda houve prova oral e avaliação de títulos.

No certame de 2014 as taxas de inscrição custaram R$ 100 e R$ 200. Foram mais de 32 mil candidatos inscritos.

Confira as disciplinas cobradas naquela época: português, informática, direito constitucional, administrativo, medicina legal, legislação institucional, direitos humanos, penal, processual penal, entre outras.

Na prova objetiva, os candidatos responderam 80 quesitos para o cargo de agente e 120 questões para ocupar a função de delegado.

O objetivo do governo estadual é reforçar a segurança pública, combatendo as ações criminosas e violentas. Recentemente foram chamados 320 aprovados na última seleção, sendo 25 delegados, 234 agentes, além de 61 auxiliares de perícia do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Se você quer conquistar uma vaga na PC SC, inicie logo sua preparação. Há expectativas de muitas nomeações.

Melisse V.

Concurso DETRAN-CE 2017 – Governador confirma Concurso

Certame deverá acontecer no 2º semestre e irá ofertar 300 vagas.

Conseguir um novo trabalho está a cada dia mais difícil, principalmente pelo fato de o país estar atravessando uma forte crise e no momento possui um mercado de trabalho saturado por profissionais que disputam as poucas vagas que estão disponíveis.

Diante desse quadro, os concursos públicos passaram a ser vistos como mais uma oportunidade de se reinserir neste mercado tão concorrido e instável. A grande vantagem dos concursos públicos está no fato de se caracterizarem por uma forma justa de recrutamento e principalmente pela estabilidade e segurança que oferecem.

Nesse sentido, para quem reside no estado do Ceará e estava na expectativa de novas informações sobre o novo concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do estado, as notícias que chegam são favoráveis. É que segundo Camilo Santana, governador do estado, o concurso deve ser realizado ainda neste ano, em seu segundo semestre.

Ainda de acordo com o governador, o Concurso Detran-CE que já recebeu autorização da Assembleia Legislativa do Ceará irá disponibilizar para a concorrência cerca de 300 vagas. Além disso, a previsão é de que apesar da demora nos trâmites burocráticos, o concurso possa ser realizado ainda este ano, para os aprovados sejam nomeados a partir do início do ano que vem.

Já está também previsto o valor orçamentário do concurso que foi calculado em torno de R$ 360.000,00.

O último concurso realizado pelo Detran do estado do Ceará aconteceu no ano de 2006, quando foram disponibilizadas 200 oportunidades, na ocasião para o já extinto DERT.

Das vagas disponibilizadas no concurso de 2016, os cargos disponíveis são para agente de trânsito e para fiscal de transportes. Segundo as informações do edital em questão, podiam entrar para a concorrência pessoas com ensino médio completo e carteira de habilitação com categoria igual ou superior a B.

Os aprovados em ambos os cargos devem receber uma remuneração mensal de até 3 mil por uma carga horária semanal de 40 horas.

Nesse sentido, se você possui interesse em realizar o novo concurso público do Detran do estado do Ceará, a recomendação é de que você comece a se preparar para a prova. Para isso acesse o edital do último concurso e verifique os conteúdos pragmáticos.

Não perca essa oportunidade, aguarde o edital do Concurso Público Detran-CE 2017.

Sirlene Montes

Concurso para Agente Penitenciário em RR 2017 – Edital em Breve

Projeto de Lei abre 300 vagas destinadas ao cargo de Agente Penitenciário. Salários chegam a R$ 4.400.

Para todos aqueles que sonham com salários atrativos, estabilidade na carreira e todas as regalias que o funcionalismo público brasileiro pode oferecer, pode continuar lendo esse artigo até o final. Um projeto de lei foi enviado pela governadora o estado de Roraima, Suely Campos, pede que seja realizado um concurso para o urgente preenchimento de 300 vagas destinadas a função de agente penitenciário, com exigência escolar de apenas nível médio.

Um dos atrativos do certame é o salário de R$ 4.400,00 mensais mais benefícios, para quem morar na capital, Boa Vista. Os agentes que forem deslocados para trabalhar no interior do estado ainda terão direito a uma bonificação extra no recheado salário. Os benefícios são: auxílio alimentação de R$ 500,00, adicional de férias, auxílio natalino, auxílio natalidade, diárias e outras ajudas de custo. A carga horária de trabalho deverá ser de 40 horas semanais ou escala de plantão especial, que será decidida pela administração geral.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 210 vagas para homens e 90 vagas para mulheres, divididos entre capital e cidades do interior. Os requisitos para se tornar agente penitenciário é que o candidato seja maior de 18 anos, tenha ensino médio completo e possua carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou AB, para a condução de veículos credenciados do estado durante o horário de trabalho.

As funções do agente penitenciário são: operações de atendimento, vigilância constante, guarda, transporte, assistência, transporte e orientação de pessoas recolhidas ao sistema prisional do estado de Roraima.

Os candidatos serão submetidos a provas objetivas eliminatórias, além de teste físico, avaliação psicológica e verificação de antecedentes criminais da vida pregressa dos mesmos. Depois de toda a bateria de exames, os aprovados terão que fazer um curso de formação profissional com duração de 04 meses e de 400 horas/aula, das quais 20% serão em forma de estágio nas unidades do sistema prisional.

Se você está desempregado e cansou de ficar procurando emprego na iniciativa privada, essa pode ser uma chance de ouro. Não perca tempo e fique de olho no edital. Boa sorte no concurso.

Rodrigo Souza de Jesus

INPI pode realizar Novo Concurso Público em 2017

Certame tem o intuito de reduzir a fila de pedidos de patente no órgão.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) necessita com urgência de mais servidores no quadro e em razão disso, solicitará ao Ministério do Planejamento autorização para a realização de um certame público ainda este ano de 2017, numa tentativa de reduzir a grande quantidade de pedidos administrativos em andamento no Instituto.

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) já havia chamado cento e quarenta candidatos aprovados nos últimos concursos públicos realizados, sendo que ainda falta preencher mais cargos para suprir a falta de pessoal no quadro.

O INPI acredita que com novos servidores empossados, aumentará em 14% (quatorze por cento) o número de exames, além da diminuição em vinte e um por cento de processos pendentes de avaliação pela autarquia em 2020, em relação ao nível de 2016. No ano passado estima-se que o número de processos aguardando análise seja de 243.820 na área de patentes e de 421.941 pedidos de registro de marca aguardando deliberação.

Constata-se que no INPI o melhor seria trabalharem hum mil oitocentos e vinte colaboradores. Todavia, a autarquia nunca chegou a ter em seu quadro mais que sessenta e cinco por cento dessa quantidade ideal de servidores. Vale considerar que o preenchimento das vagas depende de dotação orçamentária específica e em razão disso, o INPI nunca conseguiu ter o número adequado de servidores para que os pedidos de registros de patentes e marcas fossem finalizados com agilidade e eficiência, seguindo os padrões dos países europeus, por exemplo.

Atualmente o tempo médio levado para proferir uma decisão sobre patente é de 10,8 anos, sendo que em países como os EUA (Estados Unidos da América), o mesmo procedimento leva em torno de dois anos e meio para ser finalizado.

O número de pedidos administrativos para concessão de marcas e patentes aumentou muito nos últimos anos e mesmo com o aumento no quadro de servidores, os procedimentos continuarão a demorar, mas a fila de espera diminuirá e já é um grande começo para se agilizar os trâmites destes procedimentos no INPI.

Agora resta aguardar resposta do Ministério do Planejamento em relação à autorização da realização de novo certame público pelo INPI visando suprir pelo menos parcialmente a falta de pessoal em seu quadro funcional.

Por Anneliese Gobbes Faria

Concurso TJ-PE 2017 – Edital em Breve

Seleção deverá ofertar vagas para os cargos de analista e técnico.

Para todos os concurseiros que desejam ingressar em algum órgão público brasileiro, esse artigo traz uma ótima notícia. O tão aguardado certame do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ-PE) vai ser realizado esse ano. A previsão é que o edital seja publicado até o final desse mês e a banca organizadora do concurso será o conhecido IBFC.

Segundo fontes ligadas ao órgão público, as provas devem ser aplicadas em agosto e a taxa de inscrição deverá ser fixada no valor de R$ 90,00 para os cargos de nível superior e de R$ 70,00 para cargos de nível médio de ensino.

A princípio, foi definido que serão ofertadas 60 vagas para os cargos de técnico e analista. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas e discursivas. Os exames serão aplicados nas seguintes cidades: Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Joboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco está com uma carência de profissionais, por isso a necessidade urgente desse concurso público, pois os funcionários que estão na ativa estão demasiadamente sobrecarregados com o excesso de serviço e para piorar, muitos servidores federais estão prestes a se aposentarem, o que vai gerar um grande desfalque no número de funcionários do órgão, em que vários importantes processos estão parados por causa de falta de servidores.

Uma boa dica para quem pretende prestar esse certame é já ir se preparando para as provas, pois o tempo é curto e o conteúdo muito grande. Outra recomendação aos concurseiros é que estudem pelas provas anteriores de outros concursos.

Para os cargos de analista da área jurídica, o candidato deverá ter diploma de graduação em direito e para a área administrativa será permitido ser formado em qualquer área de graduação.

Já para exercer a função de técnico, os candidatos devem possuir apenas o ensino médio.

A previsão é que os salários de nível superior cheguem a R$ 11.600,00 já inclusos demais benefícios e para cargos técnicos será de R$ 5.100,00, aproximadamente. A jornada será de 30 horas semanais e os aprovados ainda vão contar com vale transporte, auxílio alimentação e risco de vida.

Fique de olho no edital para saber mais sobre esse concurso e boa sorte a todos.

Rodrigo Souza de Jesus

Banco do Brasil aguarda Autorização para Novo Concurso Público

Plano de Demissão Voluntária deve contribuir para realização do certame.

O Banco do Brasil (BB) realizou no final de 2016, um programa de demissão voluntária. Nessa ação, 9400 servidores aderiram, deixando assim espaço para que o BB se reestruturasse, realocando o pessoal e fazendo novas contratações.

A expectativa é que 9300 pessoas que, por causa da redução nos postos de atendimento, tiveram suas posições extintas, sejam realocadas até junho. Feito isto, a possibilidade de que sejam realizados novos concursos públicos é quase certa.

O presidente do BB, Paulo Rogério Caffarelli, declarou que novas contratações ocorrerão após todo o processo citado acima. Ainda não existe uma previsão para a publicação de um novo edital, mas segundo Cafarelli, a instituição tem a diminuição média de 2 mil colaboradores por ano. Essa última informação garante a necessidade que gera uma demanda média em todos os anos.

Atualmente o BB conta com 4972 agências, com 1781 postos de atendimento, sendo que em outubro 51 agências já tinham o encerramento iniciado. Segundo o Sindicato dos Bancários e Financiados de São Paulo, Osasco e Região, o banco registrou no primeiro semestre de 2017, uma redução de 2710 funcionários, se em comparação com o mesmo período de 2015. Neste mesmo ano, aconteceram muitos registros de servidores com muito tempo de trabalho no BB, que se aposentaram através do plano de aposentadoria incentivado (PAI). Sem a reposição dos cargos, trabalhadores de diversos setores ficaram sobrecarregados, principalmente os que atuam em agências.

Aproveitando o crescimento de ambientes digitais, o banco pretende criar 255 unidades de atendimento digital: agências digitais e escritórios estão nos planos da instituição, com o objetivo de bater a marca de 4 milhões de pessoas atendidas por essas unidades até o fim de 2017 (esse número hoje corresponde a 1.3 milhões).

O Banco do Brasil conta com 109.159 colaboradores, sem levar em consideração os 9400 que ainda serão afastados no decorrer dos próximos meses. De acordo com a portaria de 23 de setembro de 2015, o quadro de pessoal deveria ser de 115.495, sendo assim, o BB já está defasado em pelo menos 6336 colaboradores.

Carolina B.

Concurso Funasa 2017 – Edital ainda depende de Autorização

Seleção pode ofertar 448 vagas para diversos cargos.

Apenas uma autorização. Isto é o que está dependendo um dos órgãos federais que ainda pretende abrir concurso público este ano.

A Funasa (Fundação Nacional da Saúde) precisa receber a autorização do MPOG (Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão) para dar início aos trâmites que necessita para tornar público o anúncio de concurso para diversos cargos em seu quadro de funcionários.

Foi feita uma solicitação por 448 vagas em diversos cargos da Fundação no último concurso. É esperado que o órgão envie a solicitação ao Ministério até o dia 31 de maio.

Conheça a Funasa

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar sobre a Funasa, é concurseiro e se interessou pela notícia, continue lendo este texto que em seguida explicarei.

A Fundação Nacional da Saúde é um órgão do Ministério da saúde com poder executivo, é uma instituição do governo federal.

A responsabilidade da Funasa é desenvolver ações preventivas de saneamento no controle de doenças e atrelado a isso também existe uma ação de inclusão social.

Este órgão também promove ações de proteção a saúde das pessoas que é feito em conjunto com o Subsistema de Vigilância Ambiental.

Dados do último concurso

No último concurso foi solicitado 448 vagas para cargos de nível médio é superior.

Sendo que só para agente administrativo foram 251 oportunidades. Para este cargo a exigência para o processo seletivo era possuir o ensino médio.

Tiveram outros cargos que a exigência de escolaridade era o ensino superior completo, um dos destaques foi para o cargo de engenheiro com 90 vagas e para os cargos de contador e administrador, ambos com 35 vagas.

As demais vagas que formavam o quadro do concurso foi para os cargos de economista, arquiteto, geólogo, bioquímico e farmacêutico bioquímico.

Um dado informado é que o cargo de agente administrativo foi um dos mais concorridos, principalmente pelo número de vagas e grau de escolaridade.

É preciso ficar atento aos canais que informam sobre publicação dos editais de concursos federais para não perder o prazo de inscrição e a oportunidade de passar em um concurso público que vai garantir a estabilidade de um emprego público.

Este artigo foi importante para você? Conhece outras pessoas que talvez se interessariam por esta informação, compartilhe nas redes sociais para seus amigos e conhecidos.

Marcio Ferraz

DNIT deve realizar Novo Concurso Público em 2017

Seleção deverá ofertar cerca de 367 vagas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) deve publicar edital com 367 vagas. No início deste ano, o Órgão já tinha o pedido de autorização para o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG). Devido ao déficit de pessoal atual, estima-se que o documento seja divulgado em pouco tempo. Que tal aproveitar a oportunidade e começar a estudar?

O novo pedido para a realização do certame conta com 18 vagas para o cargo de técnico administrativo e 119 para técnico de suporte em infraestrutura de transporte, ambas as funções necessitam de ensino médio completo e a remuneração é de R$ 4.861,48 e R$ 4.330,90, respectivamente.

Além disso, a solicitação também conta com oportunidades para nível superior: analista administrativo (com remuneração de R$ 7.839,81) e analista em infraestrutura (com remuneração de R$ 9.645,01).

O último concurso ocorreu em 2012, foi organizado pela ESAF e tinha 1200 vagas. Na ocasião, a remuneração podia chegar a mais de R$ 6 mil. Os interessados foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.

Que tal começar os seus estudos? É o seu primeiro concurso? Então fique por dentro dos principais erros e veja como evitá-los:

Não ter um planejamento: muitos concurseiros não têm um cronograma definido e estudam o que sentem vontade. Sem um planejamento, o estudante tende a ficar “perdido”. Por isso, é fundamental que você faça um cronograma com todo o conteúdo que será estudado diariamente. Assim, é possível acompanhar a sua evolução no decorrer das disciplinas.

Não descobrir o seu método de estudo: descubra a forma de estudar que você mais se identifica. Por exemplo, resumos, mapas mentais, revisão, entre outros. Isso é essencial para a sua aprovação.

Focar em uma área: não atire para todos os lados. Para passar é preciso ter foco. Faça provas com conteúdos semelhantes. Assim, você aproveita boa parte das disciplinas.

Não acreditar no seu potencial: mesmo tendo acesso aos melhores materiais e professores, se não acreditar que merece a vaga, você não vai passar. Portanto, estude com determinação e foco, a fim de conquistar o seu sonho. Pague o preço pela aprovação.

Vai fazer o concurso do DNIT? Então comece a estudar e boa sorte!

Por Babi