Concurso TRE-PR 2017 – Comissão Organizadora é Formada

Seleção deverá ofertar vagas de nível médio e superior.

Sonha em ingressar no TRE? Então, pode começar a estudar, pois foi formada a comissão para o novo concurso do Tribunal Regional Eleitoral do estado do Paraná ( TRE/PR). A expectativa é que o certame ofereça oportunidades para técnico (nível médio) e analista (nível superior). Além disso, em breve deve ser divulgado o número de vagas e a distribuição das áreas de atuação, para que a banca organizadora do concurso seja escolhida e divulgado o edital.

As remunerações para os cargos são bem atrativas, sendo de R$ 6.818,15 para nível médio e R$ 10.620,07, para nível superior. Nestes valores, já estão inclusos o vale-alimentação, que corresponde a R$ 884,00.

O último concurso organizado pelo Órgão ocorreu no ano de 2011 e foi organizado pela Fundação Carlos Chagas ( FCC) e as provas objetivas foram compostas de conhecimentos básicos e específicos. Desta forma, os interessados foram avaliados por meio de questões que cobraram português, informática, arquivologia, direito administrativo, além de licitação e também conhecimentos específicos, que mudavam de acordo com o cargo desejado.

Antecipe a sua preparação antes de o edital ser publicado, uma vez que este concurso é extremamente concorrido. Organize a sua rotina em função dos estudos e estabeleça prioridade, ou seja, para alcançar a aprovação é necessário ter foco.

O seu planejamento deve ser organizado com as disciplinas que serão estudadas diariamente e, além disso, deve estabelecer a forma de estudo: livro, aula, apostila, entre outros. Também é fundamental ter qualidade de estudo e alto rendimento, logo, mantenha a concentração, a fim de reter e aprender todo o conteúdo, sobretudo os detalhes.

Para manter o conhecimento na memória de longo e curto prazo invista em revisões que podem ser feitas por meio de resumos, mapas mentais ou fichas. Tenha o hábito de ler os seus resumos semanalmente, para não esquecer os principais conteúdos da disciplina.

Mantenha a força de vontade e o comprometimento com a sua aprovação e tenha persistência, para alcançar uma boa colocação no concurso. Não deixe de fazer outras provas que tenham conteúdo parecido e se tiver disponibilidade para mudar fique de olho em outros concursos dos Tribunais Regionais Eleitorais. Muito sucesso e bons estudos!

Por Babi

Novo Concurso SEDUC-MT 2017 é Autorizado

Certame deverá ofertar 5.748 vagas para vários cargos.

Para quem estava na expectativa do concurso público da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso, as notícias que chegam são animadoras. É que no último dia 23 do mês de março, Pedro Taques, atual governador do estado, anunciou que o concurso recebeu autorização para a sua realização.

De acordo com informações preliminares, serão disponibilizadas para a concorrência o equivalente a 5.748 vagas em vários cargos.

A partir da recente autorização do concurso, devem começar os preparativos do certame, sendo que o primeiro passo é a abertura de processo licitatório para escolha da empresa organizadora, que ficará encarregada de todos os trâmites necessários até a publicação do edital de abertura.

De acordo com o governador, atualmente muito profissionais trabalham na Seduc/ MT sob o regime de contrato, sendo que a partir de agora eles poderão se preparar para a realização das provas e se tornarem efetivos do estado.

Em outra ocasião, a população foi informada de que o edital do concurso seria publicado ainda neste mês de março, contudo, embora já tenha ocorrido a autorização, a publicação está prevista para ocorrer nas próximas semanas.

Marco Marrafon informou que a previsão é de que todos os passos sejam realizados o mais rápido possível, assim como a realização das provas e nomeação dos candidatos que forem aprovados. A previsão é que até o fim deste ano todos os aprovados já estejam sendo nomeados.

Do total de vagas a serem disponibilizadas pelo certame, 3.320 são para o cargo de professor de educação básica (PEB), cargo este que exige ensino de nível superior. Outras 928 vagas são para o cargo de técnico administrativo, que exige dos candidatos ensino de nível médio. Já as últimas 1.496 vagas são para atuação na área de apoio administrativo, o que exige dos candidatos ensino fundamental.

A realização deste concurso público para a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer já estava programado para acontecer neste ano de 2017 e seus gastos já constavam no orçamento do estado.

Dos 22,9 mil professores que o estado possui hoje, mais de 13 mil são contratados temporariamente, em razão disso o concurso será realizado para garantir a qualidade da educação do estado do Mato Grosso.

Sirlene Montes

Concurso PGE-SP 2017 – Seleção aguarda liberação para 185 Vagas

Certame deverá ofertar vagas para Oficial Administrativo e Executivo Público

Para quem está procurando por um emprego e ainda não teve a sorte de encontrar, perante inúmeras exigências do mercado em que a lei da procura é maior que da oferta, temos uma provável solução. A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) está aguardando apenas a liberação do governador do estado, Geraldo Alckmim, para dar o prosseguimento ao seu novo certame.

O processo se encontra em fase de tramites na Secretaria Estadual de Gestão Pública (SGP/SP), além de um montante de R$ 795 milhões no orçamento desse ano, destinados a diversos gastos que incluem o aguardado concurso público.

O preenchimento inicial é para 185 vagas, sendo 40 vagas para ensino médio e 155 destinadas a candidatos com curso superior de ensino, que terão vencimentos em torno de R$ 19.352,88.

As vagas que exigem ensino médio são para as funções de oficial administrativo, com salários de R$ 1.333,41 mais prêmio de incentivo, podendo chegar a R$ 1.738,81. Do total de vagas que exigem graduação, 150 destinam-se para o a função de procurador do estado e 5 vagas são para o cargo de executivo público. Para exercer a função de procurador, é exigido curso superior em direito e para o cargo de executivo, exige-se graduação em qualquer área do conhecimento e os vencimentos iniciais serão por volta de R$ 4.442,58, já com o prêmio incluso.

A expectativa da publicação do edital do concurso é grande por parte dos concurseiros e recomenda-se ir se preparando para o certame, pois a concorrência será grande. Esse concurso realizado vai suprir apenas parte da carência do órgão, pois os procuradores que estão na ativa estão muito sobrecarregados com a alta demanda de trabalho e alguns já vão se aposentar em breve. O último concurso foi em 2012 e as provas foram discursivas e de múltipla escolha de várias áreas do direito, já a segunda fase era compostas de questões abertas sobre temas específicos das áreas do direito e economia.

Se você se interessou pelo certame da PGE/SP é melhor ficar de olho na publicação do edital e já ir se preparando para o concorrido concurso que é um dos mais aguardados do Brasil. Boa sorte para os interessados rumo a uma carreira de sucesso.

Rodrigo Souza de Jesus

Concurso DAEE-SP 2017 – Novo Pedido de Seleção

Certame deve ofertar 329 vagas para cargos de nível médio e superior.

O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE/SP) realizou o último concurso em 2006 e no ano de 2017 solicitou uma autorização de abertura de concurso público à Secretaria Estadual de Gestão Pública, que está analisando o pedido. A previsão é de 329 (trezentos e vinte e nove) vagas, sendo 159 (cento e cinquenta e nove) para nível médio e 170 (cento e setenta) para nível superior. A remuneração oferecida é de até R$ 4.220,68 (quatro mil duzentos e vinte reais e sessenta e oito centavos).

O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo é o órgão responsável pelo gerenciamento de recursos hídricos do Estado de São Paulo. Ele executa as diretrizes de recursos hídricos do Estado, bem como gerencia o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos, necessitando de profissionais, visto que o último concurso foi realizado a onze anos atrás.

Ressaltando que em 2014 o órgão já tinha solicitado a abertura de concurso público, visando trazer em seu quadro 444 (quatrocentos e quarenta e quatro) funcionários. Todavia, devido a cortes no orçamento, o concurso não foi autorizado, o que fez com houvesse um déficit de pessoal nos quadros do Departamento.

A última seleção do órgão, realizada em 2006, com a organização da Fundação Vunesp, contou com uma oferta de 325 (trezentos e vinte e cinco) vagas, distribuídas por vários cargos, com exigência de nível fundamental, médio e superior.

Em relação aos cargos ofertados este ano, os de nível médio contam com 86 (oitenta e seis) vagas de oficial operacional e mais 73 (setenta e três) de oficial administrativo, ambos com salário de R$ 1.216,00 (hum mil duzentos e dezesseis reais) mais as gratificações.

Os cargos de nível superior ofertam vagas de arquiteto (com remuneração de R$ 3.711,79), especialista contábil I (com remuneração de R$ 3.060.99), enfermeiro (com remuneração de R$ 1.464,83), engenheiro (com remuneração de R$ 3.711,79), engenheiro agrônomo I (com remuneração de R$ 3.711,79) e executivo público (com remuneração de R$ 3.626,23).

Por Anneliese Gobbes Faria

Concurso Previsto Corpo de Bombeiros de Alagoas 2017

Certame está previsto para ser realizado em breve e ofertará 500 vagas para o cargo de Soldado.

Para aquelas pessoas que sonham em ter estabilidade financeira aliada a salários atrativos, aposentadoria especial e demais mordomias do serviço público brasileiro, eis a boa nova de hoje. O governo do estado do Alagoas anunciou que, em breve, um edital será publicado de um concurso público para o Corpo de Bombeiros.

Serão 500 vagas para o cargo de soldado e os requisitos são os seguintes: ter idade entre 18 e 30 anos, ser brasileiro, não possuir antecedentes criminais, possuir ensino médio completo, estar em dia com as obrigações civis e eleitorais, possuir certificado de reservista (no caso do sexo masculino) e possuir residência fixa.

Recomenda-se que os interessados nesse tão aguardado concurso fiquem atentos, pois o edital deverá ser publicado em breve e a concorrência deverá ser grande.

O processo de seleção consta das seguintes etapas: provas práticas de caráter eliminatório, investigação social do candidato e análise de toda a documentação do candidato, além de provas de habilidades físicas. As provas objetivas serão compostas de questões de matemática, língua portuguesa, noções de informática, legislação do corpo de bombeiros, conhecimentos gerais e específicos. As disciplinas cobradas em concursos variam muito e depende da decisão da banca responsável pelo concurso.

Salários e demais benefícios ainda não foram divulgados e todas as informações a respeito das vagas serão publicadas com o edital do certame.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Alagoas está com um déficit de mais de 1.000 soldados e por isso se dá a extrema urgência desse concurso público. O preenchimento das 500 vagas vão sanar apenas 50% do contingente que será admitido através de outro concurso, que ainda não tem data definida. Os funcionários da ativa estão muito sobrecarregados com a demanda de serviço da corporação e muitos já estão na época da reforma, o que é mais um motivo para que o edital seja publicado o mais rápido possível.

Não deixe para última hora e comece a estudar as disciplinas mencionadas anteriormente e se preparar com mais tempo e calma para se sair bem nas provas e ter uma carreira de sucesso.

Por Rodrigo Souza de Jesus

Concurso Previsto PM-AL 2017 – Edital em breve

Certame irá oferecer vagas para o cargo de Soldado.

Para todos aqueles que sonham em ter uma carreira pública, salários atrativos, estabilidade financeira e outras regalias provenientes do serviço público brasileiro, temos uma ótima notícia. O governo do estado do Alagoas está com previsão de publicar, ainda esse mês, o edital para concurso público para a Polícia Militar do estado.

O número de vagas ainda não foi definido, mas não serão poucas, devido ao enorme déficit de militares na corporação, o que vai animar muita gente a prestar o tão aguardado concurso. O edital já está em fase de tramites na Secretaria de Planejamento de Alagoas em caráter de urgência.

Os requisitos para o cargo de soldado são os seguintes: ter idade entre 18 e 30 anos, possuir residência fixa, não ter antecedentes criminais, estar em dia com as obrigações eleitorais e civis, possuir certificado de reservista (no caso do sexo masculino) e ensino médio completo.

O salário inicial será em torno de R$ 2.200,00 mais benefícios trabalhistas.

As provas serão de caráter eliminatório e serão compostas das seguintes etapas: língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e específicos, teste de habilidade física, investigação criminal da vida pregressa do candidato.

Recomenda-se que todos os concurseiros fiquem atentos quanto à publicação do edital, pois a concorrência será enorme, tendo em vista a crise econômica e o desemprego em alta.

Esse concurso vai sanar apenas uma parte da área militar que se encontra deficitária no estado de Alagoas, que seria em torno de 50%.

O último concurso para soldado da Polícia Militar foi realizado em 2012, onde foram admitidos, cerca de 1.100 soldados e desde esse período, muitos militares já se aposentaram e os que ainda estão na ativa, encontram-se sobrecarregados com alto volume de serviço demandado por conta das inúmeras ocorrências diárias.

A expectativa é que seja autorizado um número semelhante de vagas do último concurso.

Não deixe a grande chance de ter uma carreira militar de sucesso e fique atento ao edital, preparando-se ao máximo para as tão aguardadas provas do concurso.

Por Rodrigo Souza de Jesus

Concurso Previsto PM-MT 2017 – Edital em breve

Certame está previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2017.

No estado do Mato Grosso, a Secretaria de Segurança Pública realizará em breve o concurso para provimento dos cargos da Polícia Militar. Se você se identifica com a área policial e almeja um cargo público, confira as informações sobre essa oportunidade.

Recentemente, o Governador do estado, Pedro Taques, autorizou a realização do certame para a Polícia Militar do Mato Grosso (PM/MT). Com isso, as expectativas de lançamento do edital aumentam. Há previsão de publicação ainda no primeiro semestre de 2017. Os aprovados tomarão posse em 2018.

1.200 vagas serão disponibilizadas. Espera-se que sejam abertas vagas para as funções de investigador, bombeiro, policial, delegado e escrivão. Os candidatos devem ter escolaridade de nível superior completa em qualquer área de formação.

O último concurso realizado para a PM/MT foi em 2013. A banca organizadora naquele momento foi a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB). Houve 1.080 chances para candidatos a soldado da polícia militar do sexo masculino e 120 do sexo feminino. Também foram ofertadas 300 vagas para soldado do corpo de bombeiros militar, das quais 269 eram exclusivas para homens e 31 para mulheres.

A remuneração inicialmente ofertada era de R$ 2.366, 79 para ambas as funções. Atualmente, o valor do salário é aproximadamente de R$ 4.000.

Confira outros requisitos para concorrer a essa oportunidade: altura mínima de 1,57 (mulheres) e 1,67 (homens), carteira de habilitação e idade entre 18 e 35 anos. Com relação ao último certame, houve alteração da idade máxima, pois antes era de 25 anos.

Os concorrentes de 2013 realizaram provas objetivas, exame médico, avaliação física, teste psicológico, investigação documental, exame odontológico e investigação funcional. Após todas essas fases, foi realizado o curso de formação profissional.

As cidades de lotação da última seleção foram as seguintes: Alta Floresta. Mutum, Rondonópolis, Barra do Garças, Várzea Grande, Juína Nova, Primavera do Leste, Cáceres, Cuiabá, Água Boa, Sinop, Pontes e Lacerda, Vila Rica e Tangará da Serra.

Assim como nos demais estados, o certame da polícia militar é bastante concorrido. Para conquistar uma vaga os interessados devem iniciar a preparação o quanto antes.

A realização desse concurso faz parte das medidas do estado para reforçar a segurança e reduzir os índices de violência e criminalidade.

Por Melisse V.

Concurso TJ-PE 2017 – Organizadora Definida

Edital da seleção deverá ser divulgado até maio deste ano.

No estado de Pernambuco, o Tribunal de Justiça (TJ/PE) divulgou a confirmação, no último dia 17 de março, sobre a assinatura do contrato com a banca que será responsável pela organização do próximo concurso público para o órgão. A escolhida foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Além disso, vale lembrar que na última semana, membros do IBFC tiveram uma reunião com representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas do tribunal com o objetivo de definir as especificações do cronograma do concurso. Com isso, a previsão é de que a publicação do edital ocorra até o mês de maio. A aplicação das provas está prevista para agosto.

Conforme as informações divulgadas até o momento, serão oferecidas aos concursandos um total de 60 vagas. Também será feita a formação de cadastro de reserva (CR). As vagas são distribuídas entre os cargos de técnico judiciário, analista judiciário e oficial de justiça.

Cargos oferecidos

O concurso do TJ/PE irá oferecer oportunidades nas seguintes funções e especialidades:

Analista na área de apoio especializado/psicólogo (10); analista na área de apoio especializado/analista de sistemas (CR); analista na área de apoio especializado/analista de suporte (CR); analista na área de apoio especializado/pedagogo (CR); analista na área de apoio especializado/assistente social (10); analista judiciário na área judiciária (20); oficial de justiça (10); técnico na área de apoio especializado/suporte técnico (CR); técnico na área de apoio especializado/programador de computador (CR) e técnico judiciário na área judiciária (10 vagas).

Para a carreira de técnico judiciário é necessário que os candidatos tenham formação de nível médio e curso técnico. O salário oferecido para a função é de R$ 4.002,33.

Para concorrer para as vagas de analista judiciário a formação exigida é de nível superior em diversos campos de atuação. O salário inicial é de R$ 5.215,28.

Último concurso do TJ/PE

O último concurso público do TJ/PE foi realizado no ano de 2011. Na época foram oferecidas 203 vagas, além da formação de cadastro pessoal.

A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas. As funções que ofereceram vagas foram as de técnico judiciário nas áreas judiciária e administrativa, suporte técnico, programador de computador e técnico em enfermagem.

Analista judiciário também ofereceu vagas em mais de 10 áreas diferentes.

Para obter maiores informações acesse www.ibfc.org.br.

Por Denisson Soares

Concurso CPTM 2017 – Edital deve ser Divulgado em Breve

Seleção deverá ofertar vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.

Para quem está aguardando a publicação do edital de abertura do novo concurso público da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, as notícias que chegam são animadoras, pois segundo informações do órgão, já está tudo preparado para a realização do concurso. Para que seja então publicado o edital só está faltando a autorização do Codec, que é o Conselho de Defesa dos Capitais, que atua em parceria com a Secretaria da Fazenda de São Paulo.

A partir do momento em que sair essa autorização, a empresa organizadora do certame, que é a RBO Concursos, deve elaborar o cronograma com as datas de inscrições, realização das provas, resultados e homologação. E assim publicar o edital.

Ao que tudo indica nas próximas semanas a publicação do edital deve ocorrer e assim a abertura do período de inscrições.

Informações preliminares apontam que o processo seletivo irá oferecer oportunidades para pessoas com diferentes níveis de escolaridade, de modo que os valores das remunerações partem de R$ 2.180,97 com valores máximos de R$ 6.661,71, a depender do cargo.

Para os interessados que possuem ensino de nível fundamental as oportunidades disponíveis para a concorrência serão de:

– Oficial de manutenção elétrica;

– Oficial de manutenção mecânica;

– Agente metalúrgico.

Pessoas com formação de ensino médio/técnico podem concorrer para os cargos de:

– Agente de segurança;

– Agente de serviços de operação;

– Agente de relacionamento;

– Técnico de manutenção, projetos e obras;

– Técnico de transportes;

– Maquinista.

Já para profissionais que possuem formação de nível superior, as vagas são as seguintes:

– Secretária executiva;

– Engenheiro (segurança do trabalho e analista);

É importante ressaltar que essas informações são preliminares e não oficiais, o que pode sofrer alterações na publicação do edital.

O processo de seleção dos inscritos ocorrerá por meio de realização de provas objetivas, seguidas de testes práticos, testes de aptidão física e avalição psicológica.

Como o edital ainda não foi publicado, o número de vagas ainda não está definido, porém, a confirmação de que o concurso público será realizado ainda neste semestre já existe.

Se você reside no estado de São Paulo e possui interesse em prestar o concurso da CPTM, fique atento pois o edital de abertura deve ser publicado nos próximos dias.

Sirlene Montes

Concurso IBGE 2017 – Autorizadas 26 Mil Vagas em Todo o Brasil

Certame irá ofertar vagas para agente censitário administrativo, agente censitário de informática, analista censitário, recenseador, agente censitário regional, agente censitário supervisor e agente censitário municipal.

No último dia 17 de março foi publicado no Diário Oficial da União a autorização para a realização do concurso público IBGE 2017. O certame vai selecionar candidatos de todos os estados brasileiros para a realização do Censo Agropecuário 2017.

Inicialmente a expectativa era de que fossem abertas mais de 80 mil vagas, porém, com a publicação do despacho se tornou oficial a abertura de 26.440 oportunidades.

Deste número, 19.013 serão destinadas para o cargo de recenseador (nível fundamental), 7.161 para cargos que exigem o nível médio e 256 para o nível superior.

Uma vez que a autorização foi liberada, o próximo passo a ser dado será a escolha da banca que ficará a cargo da organização da seleção. A expectativa é de que essa etapa não demore já que a publicação do edital deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2017.

Para os interessados que contam com formação de nível médio, as vagas oferecidas são para os cargos de agente censitário administrativo, agente censitário de informática, agente censitário supervisor e agente censitário municipal.

Para o nível superior todas as vagas oferecidas (256) são para o posto de analista censitário.

Para o cargo de recenseador, que conta com um total de 19.013 vagas, o único requisito exigido é a formação de nível fundamental, os salários oferecidos são de R$3 mil. Para agente censitário regional o salário inicial é de R$3.458. Agente censitário administrativo tem um salário de R$2.018.

O valor de R$2.000 será pago como salário para os cargos de agente censitário municipal, supervisor e também de informática.

Por fim, a função de analista censitário receberá um salário de R$7.624.

As contratações feitas pelo IBGE serão pelo período de um ano. Caso seja necessário poderá ser prorrogado por até três anos.

É importante destacar que mesmo sendo empregos temporários os contratados terão direito ao 13° e férias remuneradas.

Até o momento ainda não foi definida como será feita a distribuição das vagas. Mas a olhar pela quantidade de ofertas deverá haver vagas para todos os estados e para o Distrito Federal.

Último concurso

A última seleção realizada pelo IBGE aconteceu em 2013. Na época foram oferecidas aos concursandos 7.825 vagas temporárias. A Fundação Cesgranrio foi a responsável pela organização técnica-admistrativa.

Por Denisson Soares

Concurso DPU 2017 – Cebraspe irá Organizar a Seleção

Seleção irá ofertar vagas para Defensor Público Federal. Edital deverá ser divulgado ainda no primeiro trimestre de 2017.

A Defensoria Pública da União (DPU) anunciou a escolha da banca organizadora, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), antes conhecido como CESPE/UNB, para seu próximo concurso público. Assim, está cada vez mais próxima a abertura do certame. As expectativas para a publicação do edital é ainda no primeiro trimestre de 2017.

O quantitativo de vagas ainda não foi informado. O certame será para provimento do cargo de Defensor Público Federal. Os interessados devem ter formação de nível superior no curso de Direito e registro ativo junto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, é preciso comprovar no mínimo três anos de atividade jurídica. Atualmente a remuneração para os iniciantes na carreira é cerca de R$ 17 mil.

A comissão responsável pelo concurso, constituída por seis membros, foi anunciada em setembro de 2016. A prova objetiva e a dissertativa ocorrerão em todas as capitais do Brasil. Porém, as demais etapas serão aplicadas exclusivamente em Brasília. A validade para essa seleção será de dois anos, podendo ser prorrogada por mesmo período. Os candidatos terão no mínimo 30 dias entre a publicação do edital e o fim das inscrições.

A última seleção para a função de defensor ocorreu em 2014. Naquele momento, a examinadora também foi o CESPE/UNB e houve a oferta de 58 vagas. O certame contou com cinco etapas: provas objetivas, discursivas, prova oral, análise de títulos e avaliação da vida pregressa.

Os candidatos responderam a 200 quesitos da prova objetiva. Confira as disciplinas cobradas: direito civil, eleitoral, penal militar, penal, processual penal, processual penal militar, direito do consumidor, direito administrativo, constitucional, empresarial, internacional, tributário, direito do trabalho, previdenciário e da assistência social, processual do trabalho, processual civil e direitos humanos. Também foram exigidos conhecimentos sobre sociologia jurídica, filosofia do direito, ciência política e princípios institucionais da Defensoria Pública.

Já a fase dissertativa foi composta por quatro questões e quatro peças judiciais. Na prova oral eram admitidas arguições incidentais a todas as matérias.

A instituição realizou outro concurso em 2015. As 143 vagas foram disponíveis para profissionais de nível superior e médio. A banca organizadora divulgou o resultado final em março de 2016.

Melisse V.

Concurso Itirapina 2017 SP – Edital em Breve

Prefeitura deverá ofertar 109 vagas de nível fundamental, médio e superior.

A Prefeitura da cidade de Itirapina, no interior do estado de São Paulo, realizará um processo público para que sejam preenchidas 109 vagas, separadas em 54 cargos, que exige formação em nível superior, médio e fundamental, exercendo as atividades em jornadas que vão de 20 até 40 horas por semana. Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.000 e R$ 6.477.

Conforme as informações prestadas pela assessoria de imprensa da própria prefeitura, o certame está em processo final de análise orçamentária e deve ser encaminhado nos próximos dias para determinação da banca organizadora. Espera-se que o edital seja divulgado no início de abril.

Os requisitos para cada cargo serão confirmados ainda, porém, já foram definidas as funções. As vagas e remunerações estão definidas assim:

  • Assistente em administração (3 vagas com salários de R$ 1.066), agente comunitário de saúde (2 vagas com salários de R$ 1.014), auxiliar administrativo (5 vagas com salários de R$ 1.025), agente de saúde (2 vagas com salários de R$ 1.014), auxiliar de compras (1 vaga com salário de R$ 1.025), auxiliar de creche (5 vagas com salários de R$ 1.000), auxiliar de cozinha (2 vagas com salários de R$ 1.000), auxiliar odontológico (1 vaga com salário de R$ 1.203), cirurgião dentista (1 vaga com salários de R$ 4.697), caixa I (4 vagas com salários de R$ 1.166), coveiro (1 vaga com salários de R$ 1.147), encanador (2 vagas com salários de R$ 1.297), cozinheira (2 vagas com salários de R$ 1.014), enfermeiro II (2 vagas com salários de R$ 4.046), fiscal de obras (1 vaga com salário de R$ 1.069), engenheiro civil II (1 vaga com salário de R$ 4.070), fiscal de tributos (1 vaga com salário de R$ 1.069), fonoaudiólogo (1 vaga com salário de R$ 2.387), fisioterapeuta (1 vaga com salário de R$ 2.387,00), instrutor de informática (1 vaga com salário de R$ 1.166), mecânico (1 vaga com salário de R$ 1.297), lixeiro (2 vagas com salários de R$ 1.000), médico cardiologista (1 vaga com salário de R$ 4.697), médico plantonista clínico em emergência e urgência (6 vagas com salários de R$ 6.477), médico pediatra (1 vaga com salário de R$ 4.697), médico psiquiatra (1 vaga com salário de R$ 4.697), médico plantonista em ortopedia trauma (1 vaga com salário de R$ 6.477), médico radiologista (1 vaga com salário de R$ 4.697), motorista (3 vagas com salários de R$ 1.356), monitor de alunos (1 vaga com salário de R$ 1.025), nutricionista II (1 vaga com salário de R$ 2.580), motorista de ambulância (1 vaga com salário de R$ 1.356), operador de estação de tratamento de água e fluentes (2 vagas com salários de R$ 1.147), motorista de transporte coletivo (1 vaga com salário de R$ 1.356), operador de poço de abastecimento de água (1 vaga com salário de R$ 1.147), pedreiro (2 vagas com salários de R$ 1.147), operador de máquina de terraplanagem (1 vaga com salário de R$ 1.531), porteiro (2 vagas com salários de R$ 1.014), professor de educação básica I (1 vaga com salário de R$ 2.205), vigia geral (2 vagas com salários de R$ 1.014) professor assistente – 27 horas (2 vagas com salários de R$ 1.692), professor de educação básica II (5 vagas com salários de R$ 1.797), vigia de escola(2 vagas com salários de R$ 1.014), psicólogo (1 vaga com salário de R$ 3.000), professor de educação infantil (6 vagas com salários de R$ 1.797), secretário escolar (1 vaga com salário de R$ 1.166), servente de limpeza (2 vagas com salários de R$ 1.000), servente de escola (2 vagas com salários de R$ 1.000), servente de limpeza pública (2 vagas com salários de R$ 1.000), técnico de enfermagem (4 vagas com salários de R$ 1.498), servente geral (8 vagas com salários de R$ 1.000), técnico de enfermagem do trabalho (1 vaga com salário de R$ 1.998), terapeuta ocupacional (1 vaga com salário de R$ 2.387) e técnico de imobilização de gesso (1 vaga com salário de R$ 1.498).

Em breve a prefeitura divulgará mais informações através do edital de abertura.

FILIPE R SILVA

Concurso Feira de Santana 2017 BA – Edital em Breve

Seleção irá ofertar 37 vagas. Salários chegam a R$ 2.524.

Para quem está na expectativa do edital de abertura do novo concurso público da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, as notícias que chegam são animadoras. É que a Câmara Municipal informou que a organização do concurso está sendo finalizada e logo o seu edital de abertura será publicado.

A Câmara ainda informou que a liberação do edital que está quase pronto depende de uma assinatura de um contrato com a empresa responsável pela organização do concurso, que foi escolhida no mês de janeiro de 2017.

A MSM Consultoria é a empresa escolhida para realizar o concurso, assim após a assinatura do contrato a empresa terá quatro meses para tornar público o edital. Contudo, a expectativa é de que após a assinatura o edital já seja liberado, uma vez que está quase pronto.

A realização desse concurso deve acontecer o mais rápido possível, pois a Câmara precisa obedecer a uma determinação emitida pelo Ministério Público do estado da Bahia.

Conforme informações preliminares, serão disponibilizadas para concorrência o equivalente a 37 vagas, sendo que deste número 27 serão para lotação imediata e as 10 restantes são para compor o quadro de cadastro reserva.

Das vagas oferecidas há oportunidades para pessoas com formações diferentes, pois há cargos que exigem ensino médio completo, assim como cargos que exigem ensino de nível superior.

As oportunidades para quem possui ensino médio são para os seguintes cargos:

– Motorista de moto: 5 vagas;

– Intérprete de libras: 2 vagas;

– Fotógrafo legislativo: 1 vaga;

– Técnico em suporte de informática: 2 vagas;

– Auxiliar legislativo: 5 vagas, mais 10 para o cadastro reserva.

Para quem possui ensino de nível superior as oportunidades são para os seguintes cargos:

– Redator de notícias: 2 vagas;

– Redator de debates: 5 vagas;

– Contador: 2 vagas;

– Procurador Jurídico Adjunto: 1 vaga;

– Analista de sistemas em rede: 2 vagas;

As remunerações mensais partem de R$ 941,88 chegando R$ 2.524,78, a depender do cargo escolhido.

Outra informação que foi antecipada é de que para efetuar a inscrição os candidatos terão que pagar uma taxa no valor de R$ 20 para cargos que exigem ensino médio e R$ 25 para quem possui nível superior.

Nesse sentido, os interessados devem aguardar pelo edital de abertura.

Sirlene Montes

Concurso TRE-BA 2017 – Comissão do Concurso é Formada

Certame deverá ofertar vagas para Analista e Técnico Judiciário.

Na Bahia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou a comissão responsável para realizar o seu próximo concurso. Assim, aumentam as expectativas de publicação do edital.

A estimativa de lançamento do certame é para até o fim do primeiro semestre de 2017. No orçamento já aprovado, há previsão para abertura do concurso ainda nesse ano.

Há oportunidades para escolaridade de nível médio e superior, a fim de ocupar cargos de técnicos e analistas judiciários, respectivamente. O valor das taxas de inscrição já foi definido: R$ 90 para técnico e R$ 110 para analista.

Após o edital lançado, será possível saber as áreas de atuação. Dentre algumas das possibilidades estão: judiciária, administrativa, segurança judiciária, médica e programação de sistemas. Para o cargo de analista judiciário área administrativa, o candidato pode ter graduação em qualquer curso em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para atuar na área judiciária, é necessário ter diploma no curso de Direito. Dentre as atribuições do técnico estão: controle interno, administração de recursos humanos, orçamentários, materiais, financeiros e patrimoniais.

Atualmente a remuneração inicial para os técnicos é de mais de R$ 6.700. Com a aplicação do reajuste, previsto em lei, o valor passará para mais de R$ 8.400. Já para os analistas, o salário para iniciantes na carreira é superior a R$ 10 mil. Com a correção, o salário alcançará a faixa dos R$ 13 mil.

No último concurso, realizado em 2009 pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), antes conhecido como CESPE/UNB, foram ofertadas 33 vagas. Do total de oportunidades, 24 eram para nível médio e 9 para superior. Também foi formado cadastro reserva para todos os cargos em diversas áreas. A validade expirou no mês de julho de 2014.

Confira as matérias cobradas para o cargo de técnico judiciário: Informática, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Eleitoral, Arquivologia, Administração Pública, Regimento Interno, Direito Civil, Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais e Direito Processual Civil.

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia (SINDJUFE-BA) afirmou que o Tribunal requer bastante servidores. Assim, o sindicato da categoria espera que o concurso seja realizado com urgência.

Melisse V.

Concurso PM-DF 2017 – Banca Organizadora é Desclassificada

Desclassificação do Idecan se deve a incompatibilidade com as condições exigidas na licitação.

Será necessário um pouco mais de paciência para os que pretendem realizar o novo concurso público da PM – DF (Polícia Militar do Distrito Federal). Isso se deve ao fato de a instituição ter anunciado, na última terça-feira, dia 14, através de publicação, que a banca organizadora determinada foi desclassificada. A empresa era o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional) e acabou tendo incompatibilidade nas condições exigidas pelo edital de licitação. A decisão é passível de recurso e, se não for acatado, a instituição contratante iniciará um novo processo de licitação.

O certame já é esperado desde o dia 12 de agosto, ao ser anunciado pelo Rodrigo Rollemberg, o governador do DF. Entretanto, só foi oficializado no dia 16 de janeiro.

Serão ofertadas 2.024 vagas, onde 2 mil será para soldados, 18 para soldado especialista corneteiro e outras seis para soldado especialista músico.

Para o cargo de soldado, o certame contratará 500 servidores para início imediato, para ingressar a partir do mês de outubro. As outras 1.500 são destinadas ao cadastro reserva, com a finalidade de suprir a necessidade de profissionais nas áreas operacionais e administrativas, conforme as necessidades do órgão.

Para pleitear a um dos cargos é preciso ter diploma de nível superior em uma área de formação qualquer, ter idade entre 18 e 30 anos até o último dia de permissão para realização da inscrição e também, para homens, uma altura mínima de 1,65 m e para mulheres 1,60m.

A remuneração a princípio, do último certame, que foi realizado no ano de 2012, era no valor de R$ 3.972,51 ao decorrer do curso de praças, que inclui salário de R$ 3.322,51 e R$ 650 de auxílio alimentação. Depois de ingressar, o salário inicial foi para R$ 4.956,79, com salário base de R$ 4.306,79 e outros benefícios. Para este novo processo de seleção o valor inicial deverá ser mais alto, visto que a publicação informa um salário inicial de R$ 4.069,06 ao realizar o curso de praças.

Conforme o edital para licitação, a taxa de inscrição deverá ser de R$ 93,18, no máximo.

O órgão prevê que o certame tenha um 28 mil inscritos no total.

FILIPE R SILVA

Concurso Seres 2017 PE – Edital deverá ser Divulgado em Breve

Seleção irá ofertar vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária.

Em Pernambuco, o concurso para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária da Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (SERES) será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASP), conforme dispensa de licitação.

O contrato já foi assinado entre o Governo do Estado e a banca organizadora, em 4 de fevereiro de 2017. Assim, a expectativa para lançamento do certame aumenta. O CEBRASP está fazendo os últimos ajustes para publicação do edital. A data ainda não foi divulgada, mas a previsão é para os próximos dias.

Serão anunciadas 200 vagas. A escolaridade exigida dos candidatos é o nível superior. A remuneração oferecida é de R$ 2.200. O profissional atuará em regime de plantão. Desse modo, trabalha-se 24 horas e há folga de 72 horas.

Os interessados aguardam o concurso desde 2014. Segundo o sindicato da categoria, para esta seleção algumas alterações foram realizadas referentes a exames psicológicos e físicos. Para esse concurso com edital iminente, haverá mudança no grau de escolaridade exigido, pois antes cobrava-se apenas o ensino médio. Além disso, outro requisito é a carteira de habilitação a partir da categoria "B".

Dentre as atribuições do Agente de Segurança Penitenciária estão: prestar serviços de vigilância interna e custódia de presos, realizar rondas, atender, fiscalizar e revistar visitantes dos detentos, dirigir veículos oficiais, entre outras.

O último concurso da SERES foi realizado em 2009 pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE). Naquele momento, havia 500 vagas disponíveis, sendo 400 para o sexo masculino e 100 para o sexo feminino.

Confira as disciplinas cobradas naquele certame: Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Conhecimentos em Informática, Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Além da prova com 50 questões de múltipla escolha, os concorrentes realizaram testes de aptidão física, exames médicos, investigação social e avaliação psicológica. Após todas as etapas, aqueles que alcançaram a aprovação realizaram um curso de formação profissional, de caráter classificatório e eliminatório.

As provas objetivas foram aplicadas no Grande Recife e nas cidades de Serra Talhada, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Nazaré da Mata. Já as outras fases ocorreram apenas no Recife e nas cidades que compõem a sua Região Metropolitana.

Para outras informações acesse: http://www.seres.pe.gov.br/.

Melisse V.

Concurso IBGE 2017 – Pedido deverá ser Feito em Março

Seleção deverá contar com vagas para todos os níveis de escolaridade.

O concurso para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, traz oportunidades de atuação no Censo Agropecuário. O coordenador de recursos humanos da instituição informou que o atual pedido de concurso será encaminhado para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), mais tardar dia 31 deste mês (março). A demanda esperada gira em torno de 80 mil vagas em caráter temporário.

Espera-se de que haja a aprovação de forma rápida, por parte do MPOG, já que o certame já está previsto pelo orçamento federal referente a 2017. Essa pesquisa, por não ser realizada há 10 anos, é vista como prioridade do governo.

Havendo o posicionamento do Planejamento, o IBGE poderá iniciar o processo de abertura do processo seletivo de forma efetiva. Passada essa fase, haverá a contratação da banca organizadora, que por sua vez lançará o cronograma oficial, contendo informações como a data de liberação do edital, além das datas referentes ao período de inscrições e aplicação de provas.

A expectativa é que haja distribuição de 82.050 vagas, passando pelos níveis superior, médio e fundamental. Esse número faz com que o concurso IBGE 2017 seja cotado para ser o maior do ano. As vagas distribuem-se em diversas regiões, estendendo-se por todo o país e serão para atuação temporária no censo. Como a última atualização do censo agropecuário foi realizada faz mais de 10 anos, em 2006, portanto, todos os dados devem ser levantados para renovar a informação do setor. Isso pode ser visto como uma alternativa para amenizar, mesmo que temporariamente, a situação de grande desemprego que o país tem enfrentado.

Essas oportunidades do IBGE tiveram diversas previsão de lançamento em diversos editais que seriam liberados durante o ano, entretanto, o Censo Agropecuário foi adiado em abril. Foi emitida uma nota informando a suspensão e direcionando a nova definição da realização de acordo com a viabilidade dos recursos.

As oportunidades de possível convocação no concurso IBGE 2017 são: recenseador, agente censitário de informática, agente censitário supervisor, agente censitário municipal, agente censitário administrativo, agente censitário regional e analista censitário.

Carolina B.

Concurso PM-PI 2017 – Edital nos Próximos Dias

Certame deverá ofertar 400 vagas de nível médio.

O edital para o concurso da Polícia Militar do Piauí está sendo aguardado para sair ainda nessa semana.

A PM/PI dará oportunidade para a formação de novos soldados, desde que tenham ao menos a conclusão do ensino médio.

Os próximos dias são de muita espera para os concurseiros e aqueles que sonham em servir o país militarmente. Isto é, pelo menos no Piauí, onde está previsto a divulgação do edital, ainda no início do mês de março, para um concurso público que irá selecionar novos soldados. A iniciativa veio da Polícia Federal do Estado do Piauí, que está ofertando cerca de 400 vagas.

O coronel da instituição declarou nos últimos dias que o edital vem sendo muito aguardado.

Ainda não foi divulgado o nome da banca organizadora responsável por elaborar os conteúdos da prova, bem como os critérios de seleção . É por isso que se deve tanta expectativa a respeito do concurso, pois sabendo qual é a instituição que produzirá a prova, os estudantes podem treinar por meio de provas anteriores e dessa forma, podem chegar melhor preparados e confiantes.

Sabe-se que o documento a respeito da seleção foi concluído e levado para o gabinete do secretário de Administração e Previdência, o Franzé Silva. Dessa forma, basta esperar pelo seu veredito para que o edital possa ser divulgado.

A função de soldado é mais favorecida nesse concurso público. Contudo, é necessário que os candidatos às vagas tenham concluído o ensino médio, tendo o certificado divulgado pelo Ministério da Educação.

É importante não se deixar seduzir pelo status que um soldado possui na sociedade, pois a profissão exige muito do profissional. Isso porque o soldado desempenha as seguintes funções: controlar, comandar, organizar, planejar, executar planos, além de cooperar com os demais policiais militares.

Dessa forma, o profissional deve usar farda publicamente e parte do seu trabalho se realizará nas ruas, fazendo a segurança da população.

O último concurso realizado pela PM/PI aconteceu no ano de 2013 e garantiu a efetivação de cerca de 450 vagas, sendo parte delas, quase 50, destinadas a oficial com nível superior, já as outras 400 foram destinadas a formação de soldados.

Nesse processo seletivo, não houve distinção entre os sexos.

Sirlene Montes

Concurso AGU 2017 – Novo Pedido é enviado ao MPOG

Certame deverá ofertar vagas para o cargo de Advogado Geral da União.

A Advocacia Geral da União ( AGU) encaminhou novo pedido de concurso público ao Ministério do Planejamento ( MPOG), que já foi distribuído dentro do Órgão. Ainda não foram definidos o quantitativo de vagas e nem se a oportunidade será voltada para a área jurídica ou técnica. Mas, a expectativa é que o certame contemple oportunidade para o cargo de Advogado Geral da União, devido a um pedido que o Órgão encaminhou no ano de 2014. Na época, o concurso visava ao preenchimento de 332 vagas.

O último concurso realizado pela AGU foi em 2015 e na ocasião contava com 85 vagas. Para concorrer ao cargo de advogado geral da união, o candidato deve ter nível superior em direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de dois anos de prática. A remuneração chega a mais de R$ 17 mil e a jornada de trabalho corresponde a 40 horas semanais. A banca responsável pela realização do último concurso foi a Cespe/Unb.

Em relação à área técnica, o último certame organizado pelo Órgão foi em 2014 e contava com 100 vagas, para as áreas de analista de sistema, analista técnico administrativo, bibliotecário, além de técnico em comunicação social. Também teve oportunidade para nível médio (para a função de agente administrativo) e nível técnico (para contabilidade). A banca responsável pela realização do certame foi a IDECAN.

Como o novo pedido para a realização do concurso já foi enviado ao MPOG, os interessados devem iniciar os estudos para a AGU, uma vez que o certame tende a ser muito concorrido. Neste caso, é necessário fazer um planejamento de acordo com o último edital publicado pelo Órgão e organizar a sua rotina em função do estudo.

Por que estudar antes da publicação do edital?

O candidato terá mais tempo para aprender o conteúdo, revisar e treinar.

Como as vagas são concorridas, é necessário um planejamento de longo prazo, para alcançar a aprovação.

O interessado tem mais tempo para conhecer as peculiaridades da organizadora, as formas de cobrança e também as pegadinhas, aumentando as chances de aprovação no concurso da AGU.

Boa sorte e muito sucesso na sua jornada.

Por Babi

Concurso MPU 2017 – Comissão da Seleção é Formada

Concurso deverá ofertar vagas para Analista e Técnico.

Quer se tornar um servidor público e trabalhar de forma segura, estabilizada e com uma excelente remuneração?

Se a sua resposta for sim continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o novo concurso público do Ministério Público da União.

Ainda que as notícias que correm por aí seja de que os concursos públicos federais estão suspensos por um tempo, o que acontece com o concurso do MPU é o contrário.

As informações que chegam é de que os primeiros passos para a realização do certame já estão sendo dados.

O novo concurso do MPU será realizado para o provimento de vagas para os cargos de analistas e técnicos para atuarem em variadas áreas.

Na última quarta-feira, dia 08 de março, foi confirmada qual será a comissão responsável pelo certame. Sendo que os nomes de seus integrantes já foram publicados no Diário Oficial da União, fato que elimina as dúvidas em relação a sua realização.

Dos cargos disponibilizados há oportunidades para pessoas com ensino médio e para pessoas com formação superior.

Os interessados com ensino médio completo poderão concorrer ao cargo de técnico, cujo salário inicial é no valor de R$ 6.167,99 mensais. Já os interessados com nível superior poderão concorrer ao cargo de analista, cujo salário inicial é no valor de R$ 10.119,93 mensais.

Como o edital de abertura ainda não está pronto para ser publicado, não se pode falar com precisão o número de vagas a serem disponibilizadas, contudo, a previsão é de que a partir da semana que vem essas e outras informações já possam ser esclarecidas.

Na realidade a formação de uma comissão é o primeiro passo para o planejamento, organização e realização de um concurso público. A partir de agora devem ocorrer reuniões para definirem os próximos passos e assim dar andamento a todos os trâmites necessários.

De acordo com informações preliminares, a ideia inicial é de que sejam ofertadas um considerável número de vagas, visto que o último concurso realizado foi no ano de 2013 e selecionou mais de 260 profissionais, sendo que a validade para esses cargos expira até o final de 2017.

Dessa forma, com a realização desse concurso esse ano, os aprovados devem ser lotados a partir de 2018.

Sirlene Montes