Concurso Polícia Científica do Paraná 2017 – 54 vagas abertas

Inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de fevereiro de 2017.

Já foi divulgado o tão aguardado edital para o concurso público para a Polícia Científica do Estado do Paraná. O documento foi divulgado no último dia 6 de janeiro, no Diário Oficial do Estado. De acordo com as informações constantes no edital, os interessados poderão se inscrever para um total de 54 vagas, além disso, este certame também tem a função de efetuar a formação de cadastro de reserva.

As oportunidades estão sendo divididas entre funções de nível médio e superior. É importante destacar que este concurso público conta com uma validade de 2 anos sendo que esse prazo poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Os candidatos interessados em se inscrever devem efetuar os pedidos no período situado entre os dias 17 de Janeiro de 2017 e 23 de Fevereiro de 2017. As inscrições estão sendo recebidas no site do IBFC (www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/303). Para validar a participação é necessário efetuar o pagamento de taxas que variam entre R$80 e R$140.

É interessante lembrar que os pedidos de isenção também podem ser feitos pelos candidatos que se encaixem nos itens apontados no edital de abertura de concurso.

Esse concurso público estará oferecendo vagas nos seguintes cargos: Auxiliar de Perícia, Auxiliar de Necropsia, Odonto Legista, Perito Criminal e Médicos Legistas. Destaque para essa última função que conta com 31 vagas.

Com relação à jornada de trabalho a informação é de que a mesma poderá variar entre 20h e 40h por semana.

Sobre os salários que serão oferecidos os valores começam em R$3.163,35 e podem chegar a R$9.264,57.

Aqueles concursandos que tenham formação de nível médio e curso técnico assim como CNH de categoria B poderão se inscrever para as carreiras de auxiliar de necropsia e auxiliar de perícia. Para essas funções os salários oferecidos são de R$3.163,35.

Quem tem diploma de nível superior em farmácia ou em biomedicina e, além disso, CNH de categoria B poderão concorrer para os cargos de toxicologista e químico legal. Para os dois casos os salários oferecidos são de R$9.264,57.

No caso da função de Odonto legista a informação é de que poderão concorrer para a mesma quem contar com diploma de nível superior em odontologia e habilitação de categoria B.

Quem possui formação em diversas áreas poderão aproveitar as oportunidades para peritos (entre as Área 1 e Área 6). Os vencimentos são de R$9.264,57.

Formação de nível superior e CNH de categoria B habilita o candidato para concorrer para o cargo de médico legista. O salário para a função é de R$9.264,57.

Para a seleção dos inscritos estão previstas provas objetivas, provas discursivas, análise de títulos e teses psicológicos.

As provas objetivas devem acontecer no dia 26 de março de 2017 em Curitiba/PR. Informações sobre os locais e horários serão divulgados em momento oportuno.

Para acompanhar todas as informações sobre este concursos e atualizações futuras, acesse o site www.ibfc.org.br.

Por Denisson Soares

Concurso HC Campo Limpo Paulista 2017 (SP) – Vagas e Inscrição

Seleção oferta 73 vagas para diversos cargos.

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista (SP) divulgou recentemente que estará promovendo para a região a realização de um novo processo seletivo. De acordo com as informações que constam no edital que dispõe sobre as regras de realização desta seleção, os candidatos interessados em aproveitar as oportunidades poderão concorrer por um total de 73 vagas. Todas as oportunidades estão ligadas à área da saúde e são destinadas para o Hospital das Clínicas da cidade. Veja abaixo os principais detalhes sobre este processo seletivo e como participar:

De acordo com as informações que encontramos discriminadas no edital, são oferecidas vagas nas seguintes funções:

– Enfermeiro Padrão – Com salário de R$3.378,00

– Auxiliar de Farmácia I – Com salário de R$1.215,00

– Faxineiro I – Com salário de R$1.113,00

– Recepcionista de Saúde I – Com salário de R$1. 113,00

– Técnico de Enfermagem I – Com salário de R$1.759,00

– Técnico em Gesso – Com salário de R$1.475,00

O candidato que estiver interessado em aproveitar as oportunidades nas funções citadas acima poderá ter acesso a maiores informações e orientações gerais sobre o processo de seleção no Edital, que se encontra no site da Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista. O endereço eletrônico da prefeitura é www.campolimpopaulista.sp.gove.br. A sede da prefeitura de Campo Limpo Paulista está localizada na Avenida Adherbal da Costa Moreira, número 225. Também é possível obter informações sobre o processo seletivo na sede da Secretaria Municipal de Saúde. O endereço é na Avenida Alfried Krupp, n° 776, Centro – Campo Limpo Paulista SP.

Mais informações:

A Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista assumiu por completo a administração do Hospital das Clínicas da cidade no último dia cinco de janeiro de 2017. Com isso, foi rescindido o contrato que vigorava até então com a Federação Nacional das Entidades Sociais e Comunitárias – Fenaesc.

O objetivo da seleção promovida pela administração atual é fazer com que o atendimento no Hospital das Clínicas se torne mais ágil e humanizado.

O HC de Campo Limpo Paulista conta com cerca de 58 leitos. Aproximadamente são realizados mensalmente 11 mil atendimentos. A administração informa ainda que tem a expectativa de que em breve seja retomado o atendimento especial para gestantes. Com isso, seria possível realizar por mês algo em torno de 100 partos de baixa complexidade. O alto número no atendimento se deve em especial ao fato de que a cidade é referência na saúde para municípios do entorno.

Por Denisson Soares

Concurso Codesp 2017 – Edital em Breve

Concurso deverá contar com 29 vagas para profissionais de nível médio, técnico e superior.

Para quem está aguardando pela publicação do edital do concurso da Companhia Docas, que é a empresa que administra o Porto de Santos, que fica no litoral sul do Estado de São Paulo, o edital deve ser publicado no próximo mês de fevereiro.

A informação de que a publicação do edital deve acontecer ainda no início do mês de fevereiro partiu da própria assessoria da Companhia. A previsão é quase certa, considerando que os últimos detalhes já estão sendo solucionados para que ocorra a publicação.

A empresa ou banca organizadora do certame é a Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a conhecida CAIP.

Segundo informações preliminares, o novo concurso público da Codesp deve disponibilizar para a disputa o total de 29 vagas para nomeação imediata, além de outras oportunidades voltadas para o preenchimento do Cadastro Reserva.

As vagas são para diversos cargos, todos previstos por um departamento do MPOG, que é o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, que se responsabiliza pelas estatais.

Para os cargos previsto no edital que ainda deve ser publicado, os cargos disponíveis serão para pessoas que possuam diferentes níveis de escolaridade, como ensino médio, médio/técnico e ensino superior. Sendo os cargos de técnico em segurança do trabalho, técnico portuário e eletricista, para profissionais de ensino técnico e médio.

Já para profissionais que possuam cursos de nível superior, as oportunidades previstas são para as funções de advogado, especialista técnico portuário, contador, psicólogo, administrador, médico do trabalho, analista de sistemas, engenheiro elétrico, arquiteto, jornalista, assistente social, economista e engenheiro em segurança do trabalho.

Dessa forma podem concorrer às oportunidades do concurso profissionais para atuarem nas áreas de administração, engenharia, finanças, relações de mercado e comunidade e operações logísticas.

O último concurso realizado pela Codesp aconteceu em 2016 e foram disponibilizados 88 postos para a função de auxiliar portuário. Na ocasião a empresa responsável pela realização do concurso foi a empresa Cetro Concursos.

O novo concurso, cujo edital deve ser publicado no mês de fevereiro, mesmo mês em que as inscrições serão abertas, deve acontecer ainda nesse primeiro semestre de 2017, mas segundo informações é garantido a sua realização, em razão da necessidade atual.

Sirlene Montes

Concurso PGE-SE 2017 – Banca Organizadora é Escolhida

Certame oferecerá vagas para o cargo de Procurador do Estado de 2ª Classe.

O edital do concurso para Procurador do Estado 2ª classe, que faz parte da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE/SE), deve ser publicado em pouco tempo. A banca já foi definida e será a Cespe/Unb. Os interessados devem começar os estudos e a expectativa é que o certame tenha 05 vagas e a formação de cadastro de reserva.

Para participar do concurso é necessário ter formação em Direito, além de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O último concurso para a seleção ocorreu em 2005 e na ocasião foram oferecidas 18 vagas. A remuneração inicial foi de R$ 8.251,69 e a banca responsável foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e análise de título. A primeira fase foi composta pelas disciplinas de constitucional e ambiental, administrativo, tributário, processo civil, comercial, consumidor, direito do trabalho, processo do trabalho, financeiro, direito penal e processo penal. A segunda etapa, ou seja, a prova discursiva, cobrou a elaboração de um parecer ou a petição referente a um caso prático, sobre uma ou outras disciplinas cobradas no conteúdo programático.

Que tal direcionar os seus estudos? Como a banca já foi escolhida – Cespe/Unb -, faça o seu planejamento de acordo com a organizadora do concurso. Apesar de ser um certame concorrido, confie no seu potencial para conquistar uma das 05 vagas previstas.

Invista em bons materiais, sobretudo para formar uma boa base teórica. Pesquise livros, apostilas e aulas que sejam feitas especificamente para o cargo de procurador. Além disso, separe na sua programação tempo para resolver questões, principalmente da Cespe/Unb. Além de memorizar o conteúdo, você consegue estudar de forma estratégica e conhecer as peculiaridades da banca, como por exemplo, as pegadinhas, os tipos de questões recorrentes, ou seja, ficar por dentro do perfil da prova.

Além disso, equilibre a rotina com uma alimentação saudável e atividades físicas, a fim de aliviar o estresse e manter a saúde. No dia da prova, mantenha a calma e a tranquilidade, para evitar nervosismo ou ansiedade. Estude para merecer a vaga e acredite no poder que tem para realizar o seu sonho. Bons estudos e muito sucesso!

Por Babi

Concurso Celg-GO 2017 – Edital Publicado

Concurso oferta 19 vagas mais a formação de cadastro reserva. Inscrições podem ser feitas até o dia 23 de março de 2017.

A Celg Geração e Transmissão, concessionária de energia que atua em Goiás, lançou um concurso público mediante publicação de edital que prevê a contratação de 19 profissionais. O certame também conta com formação de cadastro reserva para vagas que forem surgindo no futuro.

Quem possui Ensino Médio Completo e Curso Técnico pode concorrer aos cargos de Técnico em Operações – Industrial Eletrotécnica (05) e Assist. de Operações – Aux. Técnico (07). Os salários oferecidos são respectivamente de R$2.959,76 e R$2.079,48.

Já aqueles que concluíram o Ensino Superior, podem tentar uma colocação para os cargos de Analista de Gestão/Administrador Técnico (01), Engenheiro do Meio Ambiente (01), Engenheiro Eletricista e Analista Técnico – Infraestrutura de T.I.. A remuneração oferecida para essas funções é de R$ 7.890,24.

Todos os servidores da Celg têm direito a seguro de vida em grupo, plano de saúde, e auxílio alimentação ou refeição.

O período de inscrições começa no dia 01 de Fevereiro e vai até 23 de Março deste ano. A ficha cadastral será disponibilizada em momento adequado no link da organizadora do concurso – www.cs.ufg.br. As taxas de participação variam conforme a escolha do cargo e custam entre R$ 60 e R$ 150,00, o pagamento deve ser feito através de boleto bancário.

Os interessados realizarão uma prova de múltipla escolha com 50 questões para funções que exigem o ensino médio e 60 questões no caso de exigência de ensino superior. As disciplinas cobradas são: Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos. Os temas de cada matéria podem ser conferidos no edital de publicação.

Os cargos de nível superior contam ainda com prova discursiva. Serão 02 questões que versam sobre conhecimentos específicos de cada área. Os critérios avaliados incluem linguagem apropriada ao conteúdo cobrado, fundamentação teórica, capacidade de síntese e análise e correção na argumentação textual.

As provas serão aplicadas no município de Goiânia, dia 07 de Maio. A duração máxima é de 04 horas para os cargos de Técnico e Assistente e de 05 horas para as demais funções previstas no edital. Haverá ainda, exclusivamente para os cargos de Nível Médio, teste de capacitação física.

O prazo de validade deste exame é de 02 anos e aceita prorrogação única por igual período.

Por Beatriz

Concurso CRF-DF 2017 – Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal

Concurso conta com 10 vagas para todos os níveis de escolaridade.

O CRF-DF (Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal) publicou edital de concurso público. São 10 vagas de contratação imediata, além da formação de cadastro reserva. O edital abrange todos os níveis de escolaridade. Os aprovados neste processo seletivo serão regidos pelas normas celetistas de trabalho (CLT).

Ensino Fundamental concluído é requisito para os cargos de Auxiliar 01 – Serviço Geral (01 + CR) e Auxiliar 01 – Motorista (CR). Ambas as funções oferecem remuneração inicial de R$ 1.600,00.

Aqueles que concluíram o Ensino Médio têm o direito de prestar o exame para as funções de Assistente 01 – Administrativo (03 + CR). Já no caso de Assistente 01 – Web Designer (01 +CR) é necessário ter também curso técnico na área. O salário oferecido para estas carreiras é de R$ 2.400,00.

Por fim, candidatos com Ensino Superior completo podem inscrever-se para as funções de: Analista 01 – Advogado (01 +CR), Analista 01 – Contador (01+CR) e Farmacêutico Fiscal (02 +CR). Os vencimentos variam de R$ 4.600 e R$ 5.055.

Além da remuneração, os funcionários recebem Plano de Saúde Integral, Vale-Transporte e Vale-Alimentação no valor de R$ 880,00.

O período de inscrição começa no dia 25 de Janeiro e termina em 09 de Março deste ano. A banca organizadora é a IADES (www.iades.com.br) e os interessados devem preencher a ficha de cadastro no endereço eletrônico.

As taxas de inscrição variam de acordo com a carreira escolhida, sendo de R$ 48,00 para fundamental, R$ 68 para ensino médio ou técnico e R$ 85,00 para quem optar por cargos que exigem graduação completa.

As provas objetivas serão realizadas dia 26 de Março no Distrito Federal. O aviso de convocação que informa os horários e locais do exame será divulgado no site oficial do IADES a partir do dia 16 de Março.

As provas dos cargos que exigem o Ensino Fundamental terão 35 questões, já para as demais funções, serão 50. O conteúdo programático inclui as disciplinas de Raciocínio Lógico e Matemático, Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e/ou em Microinformática e Legislação aplicada ao Conselho Regional de Farmácia.

Os cargos de nível superior contam ainda com prova discursiva. Uma questão será dada e os candidatos deverão responder sobre o tema abordado entre 10 e 15 linhas.

A experiência profissional e análise de títulos aplicam-se apenas aos candidatos que possuem graduação superior e que tenham sido classificados nas outras etapas do concurso.

Por Beatriz

Concurso SESAU-RO 2017 – Banca Organizadora Definida

Seleção irá ofertar 1.136 vagas e a seleção será organizada pela FUNRIO.

O Governo de Rondônia comunicou no dia 12 deste mês, através de publicação no Diário Oficial, qual é a organizadora responsável pelo concurso da SESAU (Secretaria de Estado da Saúde). A oferta total é de 1.136 oportunidades divididas entre várias funções.

A organizadora escolhida foi a FUNRIO. Agora que esta questão foi resolvida, o edital de abertura do certame deve ser publicado em breve. Embora a informação seja positiva, ainda não há detalhes sobre os salários e requisitos de cada cargo, esses dados só poderão ser confirmados com a liberação oficial do documento.

A informação confirmada é de que a seleção visa suprir a defasagem de pessoal em unidades estaduais da saúde, nas cidades de Ariquemes, Buritis, Porto Velho Cacoal, Extrema e São Francisco do Guaporé.

O processo seletivo da área da saúde irá preencher cargos estabelecidos pela Lei 3.503, de Janeiro de 2015. Esta norma gera vagas no âmbito da saúde, nas carreiras de: Sanitarista, Fisioterapeuta, Agente de Saúde, Biomédico, Auxiliar de enfermagem, Médico, Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social, Engenheiro Sanitário, Biólogo, Enfermeiro, Administrador Hospitalar, dentre alguns outros. Há também a menção de diversos cargos técnicos, tais como: técnico em nutrição, hemoterapia, enfermagem, química, radiologia, ortopedia, radioterapia, higiene dental, laboratório, equipamentos e aparelhos médicos, vigilância em saúde, terapeuta ocupacional, órtese e prótese, reabilitação, entre outros.

No caso de áreas operacionais, a lei prevê a geração dos cargos de: Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar em Serviços Técnicos, Analista de Sistemas, Motorista, Oficial de Manutenção, Engenheiro Civil, Geógrafo, Físico, Operador de Máquina Pesada, Estatístico, Arquiteto Urbanista, Datilografo, Vigilante, Economista, Sociólogo, Desenhista, Cadista, Engenheiro (várias áreas), técnico em Informática, técnico em Mecânica, técnico em Segurança do Trabalho, técnico em Contabilidade, técnico em Agropecuária, técnico em Comunicação Social, Técnico em Serviços de Engenharia, Técnico em Agrimensura e Zootecnista.

Embora o edital ainda não tenha sido publicado, é uma vantagem começar a estudar com antecedência. Como não se sabe ainda qual será o conteúdo cobrado, é sempre bom procurar por provas anteriores e realizar exercícios de matérias básicas, como por exemplo, língua portuguesa e interpretação de textos.

Por Beatriz

Concurso Secretaria de Educação de Cuiabá 2017 – Vagas Temporárias

Seleção oferta 6.603 vagas para cargos de nível médio, técnico e superior. Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2017.

Na sexta-feira, dia 20, inicia o prazo para se inscrever no concurso público da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, no estado do Mato Grosso. Serão ofertadas ao todo 6.603 oportunidades em caráter temporário, onde 516 se destinam as pessoas com deficiência e para índios e negros serão 1.032 vagas.

Os candidatos que possuem ensino médio concorrem para técnico em nutrição escolar (493), técnico em administração escolar (24), técnico em infraestrutura e manutenção nas áreas de serviços gerais (997), motorista (21), vigilante (537), cuidador de aluno com deficiência (1040) e técnico em multimeios didáticos (13). A remuneração base será de R$ 977,93.

Para ensino médio profissionalizante a função é para técnico em desenvolvimento infantil, com 1.356 vagas e o salário será R$ 1.502,63.

Em nível superior as vagas são para técnico de nível superior (com 79 vagas) e professor (com 2.043 vagas), com salários de R$ 2.909,90 e R$ 2.146,63.

A inscrição é grátis e tem como limite a data de 30 de janeiro. Elas são feitas pessoalmente, na sede ou nas unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação.

Os candidatos serão avaliados com base em sua experiência profissional, formação continuada e titulação. No momento da inscrição o concorrente terá de apresentar os documentos comprobatórios para realizar a soma e entregas posteriores não serão aceitas. Os membros da banca organizadora irão realizar a conferência dos documentos e fazer a contagem dos pontos diante do concorrente.

A titulação de ensino médio irá valer 50 pontos, 70 para técnico, para graduação 100, para pós-graduação 110, mestrado 120 e para doutorado 130.

Entretanto na formação continuada, para cada 40 horas cursadas serão somados cinco pontos, limitado a 20 pontos. Apenas serão válidos cursos na área relacionada a função concorrida e no máximo nos três últimos anos, apresentando conteúdo ministrado e carga horária.

Experiência profissional será considerada aquelas na área de atuação, sendo necessário declaração do órgão, empregador ou registrado na CTPS, somente para a função de técnico de nível superior. Para cada seis meses atuado na área serão somados cinco pontos, limitado a 30 pontos.

Assim que terminar as inscrições, a banca irá classificar os inscritos de acordo com a pontuação em ordem decrescente.

FILIPE R SILVA

Concurso Bombeiros-SE 2017 – Edital em Breve

Corpo de Bombeiros de Sergipe deve realizar novo concurso público neste ano de 2017.

Para quem é de Sergipe e está aguardando a publicação de seu edital, um novo concurso público do Corpo de Bombeiros está previsto para acontecer ainda neste ano de 2017.

No início do ano de 2016, no mês de março, Reginaldo Doria, comandante geral da corporação, anunciou a realização desse novo concurso, previsto para 2016. Porém, o ano passou e o concurso não foi realizado, o que se deve a forte crise econômica pela qual o Brasil vem passando, que inviabilizou por questões de gastos o concurso.

Contudo, a realização de um novo concurso não foi descartada, pois segundo informações, existe uma necessidade de pessoal, fazendo que a sua realização adote o caráter de urgente.

Até o momento, todas as etapas do processo prévio do concurso foram aprovadas.

Como ainda não foi realizada a publicação do edital, ainda não se pode confirmar o número exato de vagas disponíveis. O mesmo ocorre com o valor dos salários dos cargos e exigências para a concorrência. Detalhes que serão anunciados a partir de uma autorização e Jackson Barreto, governador do Estado.

O último concurso realizado para o Corpo de Bombeiros de Sergipe aconteceu no ano de 2016. As oportunidades poderiam ser concorridas por pessoas com ensino médio completo, com idade entre 18 e 30 anos, além de altura mínima de 1,60 para mulheres e 1,65 para homens.

Na ocasião, foram disponibilizadas para a concorrência o total de 150 vagas, desse total, 120 eram para homens e o restante para mulheres. A empresa organizadora do concurso contratada na época foi a Fapese, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão do Sergipe.

O processo seletivo organizado pela Fapese foi constituído de quatro etapas, sendo elas uma prova escrita, testes para aptidão física, avaliações do estado psicológico, exames para comprovação do estado de saúde, além da realização de avaliação social. Todas essas etapas eram para classificação.

Dessa forma, pensando no novo concurso previsto para o ano de 2017, os interessados podem começar a se preparar, pois para acontecer será apenas uma questão de tempo. Até lá, os interessados podem pesquisar em editais passados os conteúdos a serem estudados e outros detalhes importantes, que podem servir como base para o certame de 2017.

Sirlene Montes

Concurso MP-MG 2017 – Vagas para Promotor de Justiça Substituto

Certame oferta 40 vagas de emprego para o cargo de Promotor de Justiça Substituto no Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE–MG) anunciou no último dia 18 de janeiro o início do período de recebimento das inscrições para a realização do 55° Concurso Público. O certame em questão é voltado para o ingresso de candidatos no cargo de Promotor de Justiça Substituto. O salário inicial para a função é de R$26.125,17.

Conforme consta no edital são oferecidas 40 vagas que podem ser concorridas por candidatos que atendam determinados requisitos. Entre eles estão os seguintes: ser brasileiros e ter concluído o Curso Bacharelado em Direito. Também é preciso contar até no dia da inscrição definitiva com no mínimo três anos de prática jurídica. Lembrando que esse período deve ser contado a partir da conclusão do curso.

Como se inscrever.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do portal da Gestão de Concursos da Fundep. O endereço eletrônico disponibilizado para este fim é o seguinte: www.gestaodeconcursos.com.br. O período de recebimento das inscrições permanecerá em aberto no período do dia 18 de janeiro de 2017 até o dia 22 fevereiro de 2017. O valor estipulado para a taxa de participação é de R$261,25.

Aquele candidato que se encontrar comprovadamente desempregado que seja inscrito no CadÚnico poderá pedir a isenção do pagamento da referida taxa. Os pedidos devem ser feitos entre os dias 18 e 26 de janeiro de 2017.

Os comprovantes de inscrição serão disponibilizados com uma antecedência de no mínimo cinco dias da data prevista para a prova preambular.

De acordo com o edital que regulamenta este concurso ele será composto por cinco etapas: Prova Preambular (eliminatório e classificatório), Provas Especializadas (eliminatório e classificatório), Exame Psicotécnico e Exames de Aptidões Físicas e Mentais, Provas Orais (eliminatórias e classificatórios) e por fim Avaliação de Títulos (classificatório).

A fase da prova preambular terá 80 questões e deverá ser realizada na data provável do dia 02 de abril de 2017. Os locais serão divulgados em momento oportuno por meio do site do Ministério Público de Minas Gerais no endereço www.mpmg.mp.br.

Depois de ser aprovado nas provas escritas especializadas os candidatos deverão fazer a requisição de forma pessoal da inscrição definitiva. O requerimento para a solicitação da mesma será disponibilizado aos interessados no site do Ministério Público de MG.

Por Denisson Soares

Concurso PRF 2017 – Novo Pedido deverá ser Feito em Breve

Seleção deverá ter 1.200 vagas. Salários poderão chegar a R$ 9 mil.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve divulgar em breve, o grupo de trabalho do Órgão para elaborar o edital foi formado no ano passado. A expectativa é que a solicitação do concurso seja enviada ao Ministério da Justiça e depois o documento segue para o Ministério do Planejamento Orçamento Gestão (MPOG), que deve constar a solicitação de 1.200 vagas.

Que tal começar a se preparar para este certame? Para concorrer, os interessados devem ter nível superior em qualquer área, além da carteira nacional de habilitação de categoria B. A jornada de trabalho corresponde a 40 horas semanais.

A remuneração inicial na função será de R$ 9.491,98, uma vez que foi sancionada a lei 13.371, que fornece aumentos progressivos para a carreira. Em 2018, por exemplo, o valor passa a ser de R$ 9.931,57 e em 2019 de R$ 10.357,88. Nestes valores já estão inclusos o auxílio alimentação.

O último concurso para a PRF ocorreu em 2013 e a banca responsável foi a Cespe/Unb. O certame contou com 1000 vagas. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, que eram compostas por 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Como estudar e focar neste concurso?

A PRF é um dos Órgãos mais disputados na carreira pública, por isso, o ideal é que a preparação comece antes de o edital ser publicado. Inicie fazendo um planejamento com as disciplinas cobradas no último edital, que pode ser acessado por meio deste link: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPRF_13/.

Concilie a sua rotina com estudo de acordo com o seu tempo disponível. É essencial que você estipule metas diárias, para cumprir. Foque em qualidade e não quantidade. Por exemplo, tem três horas para estudar no dia? Então dê o seu melhor e faça a sua parte para colher os resultados.

Compre bons materiais, aulas e invista em itens atualizados e específicos. Cuidado para não gastar dinheiro à toa.

Motive-se diariamente: coloque frases de incentivo e acredite no seu potencial para conquistar a sua vaga.

Foque o seu estudo no concurso da PRF, mas se surgir outro concurso com matéria parecida tente. Quem sabe você não consegue a sua aprovação?

Equilibre o estudo com o lazer! Tenha tempo para a sua família e os seus amigos.

Por Babi

Concurso Seduc-MT 2017 – Edital em Breve

Seleção deve ofertar mais de 5 mil vagas para os cargos de Professor, Técnico Administrativo e Apoio Administrativo.

O SEDUC (Secretaria de Educação, Esporte e Lazer) do Mato Grosso irá abrir concurso público em breve. Segundo informações divulgadas, serão 5.748 vagas distribuídas entre os cargos de professor, técnico administrativo e apoio administrativo.

Até o momento, o órgão aguarda decisão da SEGES (Secretaria de Estado e Gestão) para que possa dar continuidade aos preparativos do concurso. Embora esta informação ainda não esteja confirmada, os rumores apontam que o edital deve ser lançado até Julho deste ano. É importante saber que a realização deste concurso consta no orçamento deste ano, o documento que oficializa o mesmo assegura o valor de mais de R$ 5 milhões que visam a contratação da banca responsável pela organização do exame.

Do número total de vagas, 2.776 são para a função de Apoio Administrativo, que exige Ensino Fundamental Completo. Já outras 2.617 vagas são para o cargo de Professor da Educação Básica (Ensino Superior) e as 355 restantes são para Técnico Administrativo, neste caso, é preciso ter o Ensino Médio Completo. As remunerações não foram informadas.

Marco Marrafon, que ocupa o cargo de Secretário de Educação, Lazer e Esporte, informou que o lançamento deste concurso pertence ao Programa Pró Escolas, uma iniciativa que prevê o desenvolvimento de novas ações em diversas áreas de ensino com foco na diminuição da evasão escolar e qualidade do ensino.

Espera-se que os futuros candidatos aprovados comecem a ser nomeados ainda este ano. O último concurso do SEDUC de Mato Grosso ocorreu em 2009 e contou com pouco mais de 5.500 vagas. Os cargos oferecidos foram os mesmo e a organizadora responsável pelo certame foi a UNEMAT.

As vagas do concurso de 2009 abrangeram diversos municípios do Mato Grosso e as aplicações dos exames objetivos ocorreram em: Cuiabá, Tangará da Serra, Sorriso, Vila Rica, Sinop, Rondonópolis, Juína, Juara, São Félix do Araguaia, Alta Floresta, Pontes, Barra do Garças, Água Boa, Cáceres, entre outras.

Embora ainda haja dúvidas sobre quais serão os conhecimentos cobrados, vale começar a estudar com base no último edital que contou com Língua Portuguesa, Geografia, História, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Complementares. Para alguns cargos, houve também a aplicação de provas dissertativas. Outra dica valiosa é realizar exercícios dos temas mais cobrados em concursos públicos.

Por Beatriz

Concurso PM-RR 2017 – Inscrições, Vagas

Seleção visa ao preenchimento de vagas para cargos de professores, monitores e também de instrutores para o Curso de Formação de Soldado.

Publicado o edital do processo seletivo da Polícia Militar do estado de Roraima (PM-RR) visando ao preenchimento de cadastro reserva para cargos de professores, monitores e também de instrutores para o curso de formação de soldado. Os aprovados serão lotados na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago.

Os interessados poderão fazer inscrição de forma presencial no período de 20 de janeiro a 05 de fevereiro no período da manhã: das 08h às 11h40min, no endereço: Avenida Capitão Ene Garcez, 1769, Mecejana, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Boa Vista.

Os interessados serão avaliados por meio de três etapas sendo avaliação de título, análise curricular e aula expositiva. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado a partir do dia 12 de março. A remuneração inicial corresponde a R$ 60,00 a hora/aula e para a função de monitores este valor é de R$ 30,00 a hora/aula.

O processo seletivo tem a validade de doze meses, sendo prorrogável pelo mesmo período a critério da PM-RR. O edital completo pode ser acessado por meio deste link: www.pm.rr.gov.br.

Como fazer um bom currículo?

O currículo deve ser elaborado de forma objetiva e clara, sobretudo focada. Os seus dados pessoais devem constar de forma completa e no topo do currículo. Escreva seu nome completo, telefone celular, residencial, e-mail, endereço e estado civil.

Coloque apenas o essencial no seu currículo, ou seja, as suas experiências profissionais e acadêmicas. Concentre-se em escrever as informações que pode ser relevante, chamar a atenção e que possam te diferenciar de outros candidatos para o concurso público.

Apesar da importância do conteúdo, uma boa apresentação também é um diferencial. Desta forma, saiba organizar o documento com as informações adequadas, a fim de deixá-lo organizado.

Cautela com o português e evite o uso de abreviaturas. Além disso, revise o documento em relação aos aspectos gramaticais. Não se esqueça de usar o corretor ortográfico e peça auxílio para algum amigo.

Caso não consiga a sua aprovação neste processo seletivo simplificado continue estudando e aproveitando outras oportunidades que estão previstas na carreira pública. Foque os estudos, faça um planejamento e acredite no seu potencial.

Boa sorte e sucesso!

Por Babi

Concurso TJ-PR 2017 – Vagas para Técnico Judiciário

Inscrições poderão ser realizadas entre os dias 23 de janeiro e 21 de fevereiro de 2017.

Após a publicação do edital de abertura nº 001/2017, foi dado o início oficial do concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. O certame tem como principal objetivo o preenchimento de 100 vagas que serão destinadas ao cargo de Técnico Judiciário. É importante destacar que este cargo requer ensino médio completo e a remuneração inicial bruta é de R$ 5.516,51. Além dessa remuneração, os futuros aprovados também terão direito a benefícios como, por exemplo, auxílios saúde e alimentação.

Em relação ao número total de vagas, saiba que 5 delas serão reservadas para pessoas com deficiência e outras 10 serão reservadas para candidatos declarados afrodescendentes. Além disso, outra informação importante é quanto a distribuição de vagas: 40 vagas serão destinadas a lotação nos Foros da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, sendo que as demais 60 vagas serão para lotação nas Comarcas do Interior do Estado do Paraná.

Para aqueles interessados nesta oportunidade, saibam que o período de inscrições terá início em 23 de janeiro e término previsto para 21 de fevereiro de 2017, segundo o edital de abertura. A inscrição deverá ser realizada por meio exclusivo da internet. Com isso, o candidato deverá acessar o site oficial do TJ-PR (www.tjpr.jus.br/concursos) em sua página de concursos. A taxa de inscrição será de R$ 100,00 para todos os candidatos.

O processo seletivo deste certame será composto por uma única etapa que compreende a prova de questões objetivas e discursiva. Vale destacar que a data oficial para aplicação das provas ainda não foi divulgada, sendo que a mesma deve ser realizada ainda no terceiro trimestre de 2017. Tais provas serão aplicadas em Curitiba e cidades vizinhas.

A prova objetiva constará de 60 questões que serão divididas da seguinte forma: 5 questões de Atualidades; 5 questões de Informática; 15 questões referentes a Noções de Direito e Legislação; 15 questões de Matemática; e 20 questões de Língua Portuguesa. A prova discursiva, por sua vez, irá valer 40 pontos e será composto por uma redação abordando um dos temas presentes no conteúdo programático do concurso.

Para mais detalhes sobre este certame, é de extrema importância que o candidato leia atentamente o edital oficial de abertura. O mesmo se encontra disponível AQUI – www.tjpr.jus.br/concursos.

Por Bruno Henrique

Concurso CREF-16 (RN) 2017 – Inscrições e Vagas

Inscrições poder ser realizadas até o dia 20 de fevereiro de 2017.

Foi anunciado recentemente pelo Conselho Regional de Educação Física da 16° Região, o CREF 16, do Rio Grande do Norte, o edital normativo de número 01/2017. O documento em questão dispõe sobre a realização de um novo concurso público para o órgão com o objetivo de efetuar o preenchimento de um total de 100 vagas. Essas oportunidades se encontram sendo distribuídas entre vagas com exigência de nível médio e nível superior. Se você se interessou por essa oportunidade, confira abaixo os principais detalhes:

Com relação aos salários oferecidos aos profissionais classificados e contratados, a informação é de que as cifras podem chegar até R$ 2.500,00. Além disso, os profissionais contratados ainda terão direito a diversos benefícios. A jornada de trabalho será composta de 40 horas por semana.

De acordo com as informações constantes no edital deste concurso público, do número total de vagas que estão sendo oferecidas, cinco são de caráter imediato. As outras 95 vagas serão destinadas para a formação de cadastro de reserva para os cargos de Agente de Orientação e Fiscalização, Recepcionista e Auxiliar Administrativo.

Como se inscrever:

Os candidatos que quiserem aproveitar essa oportunidade devem garantir suas participações exclusivamente pela internet. Neste caso, o endereço eletrônico que está sendo disponibilizado para as inscrições é o seguinte: http://www.quadrix.org.br.

Os candidatos que preencherem todos os requisitos de participação exigidos poderão se inscrever até a data limite do dia 20 de fevereiro de 2017. As taxas de inscrição, segundo o edital, serão de R$50 para as oportunidades de nível médio e de R$60,00 para o nível superior.

Avaliação dos candidatos inscritos

Os inscritos neste concurso deverão ser avaliados e classificados por meio de provas objetivas. Os testes terão uma duração de três horas e serão aplicados na cidade de Natal (RN). A previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 12 de março de 2017. Informações sobre os locais e os horários das provas serão disponibilizadas no site da organizadora, em momento oportuno.

Este concurso público contará com uma validade de dois anos, contando a partir da data de homologação dos resultados finais. Caso seja necessário, o cartame poderá ser prorrogado por igual período, por uma única vez.

Para conferir o edital e possíveis atualizações deste concurso público acesse o seguinte link: http://www.quadrix.org.br/.

Por Denisson Soares

Novo Concurso da Embasa deve sair em 2017

Certame deve contar com 600 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.

Atenção concurseiros e concurseiras: O lançamento do edital do próximo Concurso Público para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, situada no estado da Bahia, já está em estado adiantado para a divulgação. Os estudantes devem focar ainda mais nos seus estudos. A última novidade foi divulgada no próprio site da banca organizadora do certame. De acordo com as informações veiculadas, estão previstas 600 vagas para o concurso.

Outro ponto que vale a pena chamar a atenção é o fato de que na página eletrônica do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa responsável pela organização da seleção, a previsão é de que sejam ofertadas vagas para candidatos com formação de nível fundamental, médio, técnico e superior.

As oportunidades que deverão ser oferecidas no concurso da Embasa 2017 deverão ser direcionadas para os cargos de analista de saneamento e assistente de saneamento. A informação é de que várias especialidades deverão receber os aprovados nos cargos apontados.

A escolha da banca organizadora deste concurso público foi determinada no último dia 13 de dezembro. A organizadora foi escolhida por meio da dispensa de licitação. Todas as etapas referentes a elaboração, organização e execução desse certame estará a cargo da banca.

O Último Concurso

No ano de 2015, a Embasa havia publicado o edital com uma oferta de nove vagas imediatas. Na época também foram oferecidas oportunidades para a formação de cadastro de reservas distribuídas entre candidatos com formação de nível médio e superior. Também nessa época a banca organizadora do concurso foi o IBFC.

Os candidatos que tinham formação de nível médio e curso de nível técnico em segurança do trabalho puderam concorrer para vagas no posto de assistente de saneamento – técnico em segurança do trabalho. Eram oferecidas quatro vagas.

Já os concursandos com formação de nível superior estavam habilitados para concorrer para os cargos de analista de saneamento, nas funções de enfermeiro do trabalho (com duas vagas) e de médico do trabalho (com três vagas).

Todos os candidatos inscritos neste concurso foram submetidos a provas objetivas com temas sobre conhecimentos básicos e específicos, noções de informática, noções de legislação e administração pública, entre outros.

Sobre a Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento trata-se de uma sociedade de economia mista e de capital. É uma empresa categorizada como pessoa jurídica e de direito privado sendo que o seu maior acionista é o Governo do Estado da Bahia.

Por Denisson Soares

SEFAZ-BA deve realizar Novo Concurso para Fiscal em 2017

Previsão é de que sejam ofertadas 60 vagas. Oportunidades deverão ser para o cargo de Auditor Fiscal de Rendas.

Para quem vive no Estado da Bahia e está à procura de um emprego estável ainda no ano de 2017, a Secretaria Estadual da Fazenda que opera na Bahia irá realizar um novo concurso público.

Na realidade, a realização desse concurso estava programada para acontecer ainda durante o ano de 2016, mas em razão da forte crise econômica que assolou o Brasil, pela questão de contenção dos gastos, ele foi adiado para o ano de 2017.

Contudo, devido a uma grande necessidade de pessoal, o concurso não pode ser mais adiado, tornando assim a sua realização imprescindível.

Como ainda não há um edital publicado, o que existem em relação ao concurso são previsões. Dessa forma, a previsão inicial é de que sejam disponibilizadas para a concorrência o total de 60 vagas.

Todas as vagas ofertadas são para o cargo de auditor fiscal de rendas. Para concorrer é preciso possui formação superior (independente da área). Para cumprir uma jornada de trabalho semanal de 30 horas o salário inicial é no valor de R$ 8.456,19, podendo chegar a R$ 18 mil, com a soma de todos os benefícios e complementos.

A necessidade de um novo concurso da Secretaria Estadual de Fazenda do estado da Bahia se dá em decorrência de o último concurso para a contratação de novos colaboradores ter ocorrido há 12 anos.

Na ocasião, também foram disponibilizadas o montante de 60 vagas, distribuídas para as áreas de administração, controle interno, finanças e tecnologia da informação.

A empresa organizadora do concurso do ano de 2014 foi a Fundação Carlos Chagas, que publicou o edital, abriu um período de inscrições e desenvolveu e aplicou as provas, divulgando assim os resultados finais.

Ainda não foi anunciado qual a empresa que será responsável pela realização do certame. Mas a já é garantida a sua realização ainda neste ano de 2017.

A partir de agora cabe a Secretaria contratar a empresa organizadora que tomará as primeiras decisões para que o concurso seja realizado.

Dessa forma, se você se interessou e pretende prestar esse concurso, a recomendação é de que você já comece a se preparar, pois a previsão é de ele possa ser realizado no segundo semestre de 2017.

Sirlene Montes

Concurso TRT-18 2017 (GO) – Edital em Breve

Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região deverá ofertar 6 vagas imediatas mais a formação de cadastro reserva.

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, no estado de Goiás, também conhecido como TRT-18, disponibilizou informações sobre a autorização de seu mais recente concurso público, que visa ao preenchimento de seis vagas imediatas para candidatos de nível médio, técnico, superior. Os cargos são de técnico e analista judiciário. Além da ocupação imediata das vagas, haverá também criação de CR (cadastro reserva).

O último concurso foi realizado em 2013, com 10 vagas no total, também para os cargos de técnico e analista. Este concurso terá a validade expirada no final do ano, em novembro. O novo concurso, para 2017, já foi autorizado e o Edital será disponibilizado em breve.

As vagas foram disponibilizadas para candidatos que tenham concluído ensino médio ou curso técnico nos ramos de enfermagem (uma vaga) ou saúde bucal (4 vagas). Já os candidatos com nível superior devem ser formados, ou concluir o curso até data limite, que será especificada no edital, nas áreas de estatística (1 vaga), enfermagem (uma vaga), administração (cadastro reserva) e tecnologia da informação (cadastro reserva).

A remuneração inicial será de R$ 6.167,99 para os profissionais de nível médio/técnico e de R$ 10.119,93 para o cargo de analista (nível superior), além de todos os benefícios oferecidos pelo órgão.

No último concurso do TRT/GO a comissão organizadora responsável foi a Fundação Carlos Chagas. Esse ano os organizadores ainda não foram selecionados. No ano de 2013 o certame contou com prova objetiva de múltipla escolha. Foram 50 questões sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos para nível médio. Já os candidatos de nível superior foram avaliados por meio de 60 questões de língua portuguesa e conhecimentos específicos. Além disso, todos os concorrentes realizaram um teste discursivo.

Para se inscrever o candidato deve antes se certificar de atender a todos os requisitos especificados para se apossar do cargo: possuir mais de 18 anos no momento da posse; ter a escolaridade exigida para o cargo escolhido; ter sido aprovado em todas as fases do concurso; ter em mãos todos os documentos comprobatórios necessários, como certificados; estar em dia com as obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino) e eleitorais.

A Secretaria de Orçamento e Finanças do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás afirmou que os custos necessários para a realização do certame já estão incluídos no programa de orçamentos para 2017.

Por Fábio Santos

Concurso SEFAZ-RR 2017 – Realização depende da Decisão do Governo

Certame deverá ter 5 vagas para o cargo de Fiscal de Tributos, além de cadastro reserva.

Já está confirmado a realização do novo concurso da Secretaria da Fazenda do Estado de Roraima. Aliás, os estudos que antecedem a realização do curso já estão concluídos e evidenciaram a necessidade da realização de um novo concurso.

Com a conclusão final que viabiliza a realização de um concurso novo da Sefaz de Roraima, o próximo passo agora está dependendo da decisão que deve vir do Governo Estadual de Roraima.

De acordo com informações cedidas pelos servidores que participaram da comissão que constatou a necessidade urgente de um novo processo seletivo, será necessário a criação de mais 5 novos cargos para atuação na função de fiscal de tributos estaduais, além de mais 28 oportunidades que serão para eventuais contratações durante o período de quatro anos.

Assim, cabe agora a Governadora do Estado, Suely Campos, decidir fazer ou não o concurso. Porém, ela já tem conhecimento do fato da necessidade de pessoal que a Secretaria atualmente possui e também já foi informada que pelo menos essas cinco vagas para fiscal sejam disponíveis no novo certame, pois não são cargos novos, na realidade são para repor profissionais em vagas que já existem, o que significa que não haverá um aumento nos gastos.

Agora em relação às 28 vagas para reserva dos quatro anos próximos, esse número não é confirmado, podendo sofrer alterações.

De qualquer modo, para concorrer ao cargo de fiscal de tributos estaduais, o candidato precisa ter formação de nível superior, independente da área.

No último concurso, realizado no ano de 2016, só puderam se inscrever candidatos com formação superior nas áreas de economia, direito, administração e ciências contábeis, mas até agora não se falou sobre essa questão.

Na ocasião, para o cargo de fiscal de tributos estaduais o salário inicial era proposto no valor de R$ 5.482,09, acrescentados de benefícios e vantagens sobre produtividade. A carga horária para desempenho das atividades de fiscal é de 40 horas por semana.

Dessa forma, se você está aguardando a oportunidade de prestar um concurso, comece a se preparar, pois o novo concurso da Secretaria da Fazenda do Estado de Roraima, assim que autorizado pela governadora, deve acontecer ainda neste ano.

Sirlene Montes

AGU pode realizar Novo Concurso Público em 2017

Novo projeto de lei pode criar 3000 vagas para concurso público da AGU.

O Poder Executivo criou recentemente um projeto de lei 6788/2017, que faz uma verdadeira reestruturação em diversas carreiras públicas como tecnologia da informação e cargos de suporte das atividades aduaneiras e tributárias da Receita Federal. O projeto ainda está em fase de trâmites na Câmara dos Deputados, que também visa uma maior reestruturação no quadro de funcionários da AGU (Advocacia Geral da União) com novas 3000 vagas, sendo 2000 para analista técnico de apoio a atividade jurídica e as outras 1000 para o cargo de técnico de apoio a atividade jurídica.

Para o cargo de analista será necessário o candidato possuir curso superior completo em qualquer área e para a função de técnico, o candidato deverá ter ensino médio completo. Os vencimentos dos cargos de técnico serão de R$ 1.749,57 e pode chegar a R$ 2.145,23, quando o mesmo estiver no final da carreira. Para os analistas o salário inicial será de R$ 2.220,00 e pode chegar até R$ 3.773,74, quando esse funcionário já for considerado veterano.

As principais vantagens, além dos salários atrativos, é a estabilidade na carreira, plano de ascensão e aposentadoria especial, além de gratificação por desempenho e gratificação específica em certos casos. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Tal proposta foi apresentada ao governo no dia 03 de janeiro e está aguardando aprovação do presidente da Câmara, o que poderá acontecer logo em fevereiro, depois do recesso dos parlamentares.

O mais interessante dessa proposta é que ela não vai aumentar os gastos do governo federal, pois os salários serão compatíveis com os de cargo de auxiliares, que em breve não existirão mais, o que deve aumentar a possibilidade de aprovação desse projeto. É bom ficar atento e se preparar ao máximo para esse concurso, caso a lei seja aprovada. Não deixe essa oportunidade passar em branco e agarre a chance de poder trabalhar em um órgão do governo federal e desfrutar de vários benefícios que só o serviço público pode oferecer. Quando a lei for aprovada, prepare-se, pois a concorrência será grande. Boa sorte!

Rodrigo Souza de Jesus