Concurso AGED-MA 2017 pode sofrer Atraso

Atraso se deve a indefinição da banca organizadora.

Para quem está aguardando o concurso da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, as notícias recentes informam que a espera deverá permanecer por mais tempo. O motivo da demora está relacionado ao fato de que ainda não foi contratada a empresa que será responsável pela organização e realização do concurso. Porém, essa contratação poderá ser feita a qualquer momento para dar início ao processo de organização que costuma ser um pouco longo.

Na realidade, no ano de 2014 a Fundação Sousândrade já estava quase contratada, mas a crise econômica que atingiu o Brasil no ano de 2015 acabou adiando o processo.

Contudo, ainda em 2016, Flávio Dino, governador do estado do Maranhão, anunciou oficialmente que já havia assinado a autorização do concurso, mas não haveria tempo necessário para resolver todos os trâmites em 2016.

Embora ainda não exista um edital publicado e nem mesmo uma banca que possa ceder informações, o que se sabe é que para este ano o concurso deve oferecer 173 oportunidades. Poderão concorrer a elas profissionais que possuam ensino médio completo e ensino de nível superior. No que se relaciona aos valores das remunerações, ainda não existe essa informação.

Considerando o que seria feito no ano de 2014, seriam ofertadas 179 vagas, sendo que 25 eram para o cargo de fiscal agropecuário, 75 para o cargo de assistentes de fiscalização ou técnicos agrícolas, 75 vagas para auxiliares de fiscalização de nível médio, 1 para contador, 1 para advogado, 1 para jornalista e 1 vagas para profissional graduado em tecnologia da informação.

Segundo uma declaração realizada por Fernando Lima, que é diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, as vagas disponibilizadas pelo certame serão para as áreas de defesa sanitária animal, que possui essa necessidade de mais pessoal.

A realização desse concurso deve com toda certeza acontecer, pois ele já foi assinado pelo governador e além disso, ele é um compromisso firmado no ano de 2014 entre o governo do Maranhão juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Diante disso, a previsão é de que tudo esteja preparado para que no segundo semestre desse ano, o concurso público da Aged/MA aconteça.

Sirlene Montes