Concursos Públicos Previstos para 2016


  

Seleções do INSS, IBGE, PRF, Receita Federal e Ministério da Fazenda estão entre os mais esperados.

O ano de 2016 começou com o desemprego em alta, o que levou muitos brasileiros a procurar oportunidades em carreiras públicas. Logo nos primeiros meses abriram inscrições para dois concursos importantes, o do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que ofertou 950 vagas, e o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 600 oportunidades para os níveis médio e superior.

Vários concursos estão previstos para este ano, nas mais variadas áreas, porém, três se destacam no ranking das expectativas dos concurseiros. No topo da lista está o Concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A liberação de autorização para o novo concurso da PRF foi feita no segundo trimestre de 2014. O objetivo do órgão é preencher pelo menos 1.500 vagas de Policial Rodoviário, o cargo exige graduação em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nq Categoria “B” (no mínimo).

O segundo concurso na preferência dos estudantes é o da Receita Federal do Brasil, que pode ser aberto a qualquer momento, está dependendo apenas da autorização por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O pedido de concurso, para possível preenchimento de um número mínimo estimado de 3.000 vagas, segue aguardando resposta positiva do Ministério. Ressaltando que desse total, 2.000 oportunidades seriam para Auditor-Fiscal e as demais para Analista-Tributário.




Para finalizar, o terceiro concurso bastante aguardado por candidatos de todo o Brasil é o do Ministério da Fazenda. O processo de pedido de autorização para realização do certame já tramita no MPOG. O objetivo é preencher quase 4 mil vagas, sendo 3.500 para os cargos de Assistente Técnico-Administrativo e Analista Técnico-Administrativo, de médio e superior, respectivamente. As demais vagas seriam para outros cargos de nível superior, tais como Contador, Engenheiro, Arquiteto, Arquivista, Matemático, Médico, Psicólogo, Pedagogo e Analista em Tecnologia da Informação.

Outros processos de seleção também são esperados, como os de carreira bancária para o Banco Central (com vagas para Analista e Técnico), Banco do Brasil e Caixa Econômica. Agências públicas, a exemplo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), já têm pedido formalizado no MPOG. A ABIN pretende prover 470 vagas, distribuídas em quatro cargos, 200 de Oficial de Inteligência, 150 de Oficial Técnico de Inteligência, 50 de Agente de Inteligência e 70 de Agente Técnico de Inteligência. Já a ANTT conta com a abertura 670 vagas para cargos ainda não definidos.

Janaina Pereira



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *