Concursos Públicos 2017 – Previsões e Perspectivas para o Ano





Confira aqui uma perspectiva de como deve ser o setor de concursos públicos neste ano de 2017.

Nos últimos tempos o Brasil passa por uma enorme crise política e financeira, muitos são os setores que estão sentindo o efeito dessa crise, em especial o setor de concursos públicos.

Todos os anos milhares de concurseiros se preparam para a tão sonhada vaga no setor público. Porém, nos últimos anos esse sonho vem sendo prejudicado com a inconstância das informações. Segundo o Ministério do Planejamento, em nota publicada em junho de 2016, o então ministro interino do planejamento, desenvolvimento e gestão, Diogo Oliveira, reafirmou em uma coletiva de imprensa que a realização de novos concursos no âmbito federal estaria suspensa permanecendo essa situação no ano de 2017.

A boa notícia para os concurseiros é que os concursos em andamento e autorizados anteriormente irão se realizar, obedecendo ao que é determinado por lei, sendo assim as nomeações ocorreram dentro das vagas previstas nos editais e o prazo obedecera ao período determinado no certame, afirma o ministro. Segundo o Ministério do Planejamento, os setores previstos são para as áreas administrativas como:

– Polícia Federal

É um dos principais órgãos de segurança pública. A Polícia Federal tem previsão para os cargos de delegado e perito, ambos as vagas necessitam do curso superior. O último concurso da PF ocorreu em 2015 e a banca organizadora do certame foi a CESPE/UNB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília). A Cespe é uma das mais respeitadas bancas do país, o modelo de prova adotado pela CESPE é “uma errada anula uma certa”, o que torna a banca temida por muitos candidatos.

Remuneração inicial Polícia Federal – R$7.514,33

– Receita Federal





A Receita Federal é responsável pela administração dos tributos federais e o controle aduaneiro é o órgão responsável pela fiscalização de contrabando e tráfico de drogas, entre outros serviços. Com previsão de concurso para 2017, terá vagas para os cargos de assistente técnico administrativo, analista administrativo, auditor-fiscal e analista-tributário.

O último concurso foi realizado para auditor-fiscal em 2014, o número de vagas ofertadas foi de 278. A banca realizadora foi a ESAF (Escola de Administração Fazendaria), sua provas possuem um alto grau de dificuldade e a questões são de múltipla escolha.

Remuneração inicial Receita Federal – R$9.710,42

Independente das previsões, o certo é focar no projeto de estudo, com foco e organização. Sendo assim, você verá seu objetivo, de ser um servidor público, concretizado. Fique firme nos estudos!

Gisele Alves de Brito



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *