Concurso TRT 18 poderá divulgar edital com 198 vagas

A expectativa é que o edital seja divulgado ainda em 2015

Está sendo aguardada a realização do concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. Ao todo, há expectativa que o órgão ofereça 198 vagas para pessoas que tenham concluído o ensino médio-técnico e também superior.

A autorização está sendo esperada porque ela depende de dois projetos que circulam na Câmara dos Deputados e que, para serem avalados, precisarão chegar ao Congresso Nacional.  

Sobre os projetos, ambos tem como função a criação de cargos efetivos para o quadro de servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. Um deles, o PCL 7909/ 14, visa a lotação de 168 oportunidades, outras 18 chances em comissão e 75 vagas para postos comissionados.  

O outro projeto defende a criação de 12 vagas comissionadas e 30 chances para o setor da tecnologia da informação.

Com o rumo que estes projetos estão tomando, a previsão é de que em pouco tempo eles consigam a aprovação do Senado, visto que já obtiveram a inclinação positiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Tudo indica que aprovação pelo Senado sairá em breve, assim, é esperada a publicação do edital do certame público ainda neste ano.   

Nesta nova seleção, poderão ser ofertadas vagas para os seguintes cargos: técnico judiciário e analista judiciário. O primeiro exige que o interessado possua ensino médio completo e, o segundo, formação superior concluída.

O concurso estará sendo efetuado com o interesse em contratar mais pessoal pelo órgão, visto que as necessidades de atendimento supera o número de funcionários disponibilizados para atendimento, desta forma, há defasagem de pessoal.

Sobre o assunto, o Desembargador e atual Presidente do TRT, Aldon Taglialenga, confere a crescente demanda de colaboradores ao aumento expressivo no próprio Tribunal. Ainda conforme Aldon, o maior índice de defasagem fica por conta do setor da tecnologia da informação, atualmente são 45 funcionários para realizar o atendimento de 1.700 usuários.   

Por Melina Menezes