Técnica Pomodoro para gerenciar melhor o tempo de estudo

Esta técnica é dividida em blocos de 25 minutos de estudo cada.

Se você quer gerenciar melhor o seu tempo de estudo, uma boa dica é utilizar a Técnica Pomodoro, que surgiu na década de 80 como forma de ajudar os estudantes a conseguirem gerenciar melhor o tempo dedicado ao estudo.

Esta técnica foi criada por Francesco Cirillo e seus principais objetivos são:

– Garantir que o aluno tenha maior concentração nos estudos;

– Garantir maior produtividade ao final dos estudos;

– Reduzir o número de interrupções durante os estudos;

– Permitir que o aluno descubra o tempo gasto para o aprendizado de cada tarefa;

– Evitar que o aluno fique muito ansioso durante os estudos.

A técnica Pomodoro é relativamente simples, pois estimula o estudante a criar blocos de tempos e estes blocos recebem o nome de Pomodoro. Cada "bloco de tempo", ou seja, cada Pomodoro deve ter 25 minutos exatos e durante este período o estudante terá que se dedicar a apenas uma tarefa. Assim que começar os estudos, o tempo deve ser marcado e a tarefa não deverá ser interrompida antes que se complete o tempo estabelecido.

Assim que o tempo terminar, o estudante deverá dar uma pausa de 5 minutos que é o tempo que ele vai ter para se alongar, tomar algo, mas tem que ser rápido, pois não pode ultrapassar os 5 minutos. Logo em seguida ele começa um novo bloco de estudos, será o segundo Pomodoro. A cada 4 blocos, o estudante deverá fazer uma pausa de 30 minutos.

É de suma importância que estes períodos sejam respeitados, exatamente da forma como é estipulada.

Antes de começar a Técnica Pomodoro, o aluno deverá fazer uma lista contendo todo o estudo que deverá ver durante aquele período. Quando começar uma tarefa, você dará início à contagem do tempo, de 25 minutos. Ao final deste tempo você saberá com exatidão se neste período é possível estudar tudo o que foi planejado ou não.

Desta forma, quando for estudar da próxima vez, você saberá exatamente o que dará tempo para ver e o que terá que ficar para o outro dia. Cada pessoa tem seu próprio rendimento, então, a tarefa cumprida por uma pessoa dentro de um bloco não será necessariamente válida para outras pessoas, é preciso que cada um determine o seu próprio bloco Pomodoro.

Por Russel