PM/CE 2015 poderá abrir concurso para soldados

A expectativa é que as vagas sejam destinadas para candidatos de nível médio

Existe uma previsão de que ainda neste ano de 2015 a Polícia Militar situada no estado do Ceará realize um concurso público para selecionar novos soldados. No ano de 2014 foi feito um pedido de autorização para realizar um processo seletivo no órgão, devido ao déficit de profissionais em variados postos. Ainda não existe uma data para lançar o edital do exame seletivo.

Até o momento, ainda não foi determinado a quantidade de vagas que será oferecida nesta seleção. No entanto, existem algumas colocações que precisam ser preenchidas no órgão, como por exemplo, escrivão, delegado de polícia e agente policial. A remuneração mensal e os benefícios referente a cada carreira será anunciada futuramente.

O exame seletivo anterior sucedeu no ano de 2013 e foi anunciado juntamente com o concurso do Corpo de Bombeiros da região do Ceará. Na seleção da Polícia Militar foram disponibilizadas um total de 200 oportunidades, nas posições de soldados e oficiais.

No posto de soldado, foi exigido que os interessados apresentassem nível médio de escolaridade e idade superior a 18 anos. Nos outros postos era essencial que os candidatos tivessem certificado de conclusão do ensino superior e também idade mínima de 18 anos.

Na época, o certame consistiu em diversas fases, como: teste escrito, avaliação médica, teste biométrico, exame odontológico, verificação da capacidade física, exame toxicológico, verificação social, exame psicológico e avaliações finais. As avaliações tiveram um caráter classificatório e eliminatório. A organizadora escolhida pelo órgão na ocasião foi a Cespe/UnB.

É recomendado que os interessados em participar do próximo concurso público da Polícia Militar localizada no Ceará já iniciem os estudos antes da divulgação do edital do concurso.

No último processo seletivo do órgão, os candidatos foram avaliados nos seguintes conteúdos: conhecimentos gerais, Direito Constitucional, Legislação Militar Estadual, Direito Penal, Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Direito Processual Penal, noções básicas de administração, Legislação Extravagante e Direito Administrativo. 

Por Felipe Couto de Oliveira