Concurso Semed – AM 2015 poderá ter edital em breve

Já estão sendo realizados estudos para a realização de um novo concurso para a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), no estado do Amazonas. A seleção já foi anunciada em agosto de 2014 e o objetivo é de atender as necessidades de pessoal não preenchidas na última seleção, que aconteceu no mesmo ano. O edital pode ser lançado ainda este ano, contudo no segundo semestre.

Segundo o a assessoria de imprensa, foram oferecidas 2.124 vagas no concurso de 2014, entretanto, somente 1.145 foram aprovados. Destes, somente 776 se apresentaram, representando o percentual de 32% de desistência. Partindo desses dados, a intenção é que o novo concurso ofereça 979 vagas em 12 cargos de professores.

Por conta da demanda de funcionários, a secretaria prorrogou o contrato de mais 320 professores contratados em Regime de Direito Administrativo (RDA). O quadro de docentes com contratados temporariamente contava com 560 profissionais, dos quais 240 foram dispensados.

A intenção é substituir todos estes por professores concursados, contudo, isso não será possível devido ao baixo índice de preenchimento de postos.

Em decorrência à situação, o Semed desenvolve uma análise cujo objetivo é identificar a total demanda e a possibilidade de acontecer o concurso, dependendo do impacto financeiro.

O último concurso ofereceu vagas para as funções de pedagogo, professor nas disciplinas de artes, história, língua inglesa, ensino religioso, geografia, ciências, educação física, português e matemática. Também foram oferecidas vagas para professor de ensino fundamental (1 a 5 séries) e educação infantil. Em nenhuma dessas áreas todas as vagas foram preenchidas.

A seleção foi destinada a professores de níveis médio e superior, os quais teriam direito a remunerações que oscilam entre R$ 1.973,82 e R$ 3.930,35. O número de vagas a serem oferecidas será anunciado somente com a publicação do edital.

Por Ana Rosa Martins Rocha