Concurso SEGEP-MA 2016 oferece 100 vagas de emprego

Certame oferece vagas de trabalho para o cargo de Agente Penitenciário.

Por meio da publicação do edital nº 001/2016 foi dado o início oficial do concurso público da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência do Maranhão. Tal certame tem como principal objetivo o preenchimento de 100 vagas para o cargo de Agente Penitenciário, em regime estuário. O concurso aqui destacado será organizado e executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt, ou simplesmente FUNCAB.

Confira mais detalhes na continuação desta matéria.

Para aqueles que estão interessados nesta oportunidade, saibam que o período de inscrições terá seu início em 22 de fevereiro de 2016 e término em 20 de março de 2016. Os candidatos devem acessar o site oficial da FUNCAB – www.funcab.org – para realizarem suas respectivas inscrições, haja vista o meio eletrônico ser o exclusivo para a realização de tal procedimento. A taxa de inscrição será de R$ 150,00 para todos os candidatos.

Vale ressaltar que para participar deste processo seletivo é necessário atender a alguns pré-requisitos. Dentre os quais, podemos destacar: possuir ensino superior completo em qualquer área de formação e dispor de carteira de habilitação na categoria “B”.

Outro detalhe importante é quanto à remuneração dos futuros contratados. O vencimento inicial para o cargo de Agente Penitenciário é de R$ 3.283,56 que corresponde à jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O processo seletivo deste concurso é composto por nada menos que duas etapas. A primeira etapa engloba a prova escrita objetiva e a prova escrita discursiva. As atividades de teste de aptidão física, teste psicotécnico, exames médico e odontológico além do curso de formação e investigação social correspondem a segunda etapa do certame.

Segundo consta no edital oficial, as provas que correspondem a primeira etapa serão realizadas nos municípios de São Luís, Imperatriz, Caxias e Bacabal. A segunda etapa, por sua vez, será realizada apenas em São Luís.

Além disso, é importante destacar que os contratados serão incorporados ao quadro da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, a SEJAP. Dessa forma, os mesmos realizarão tais funções: vigilância, execução de serviços de segurança, custódia de presos recolhidos, assessorar e dirigir unidades penais, dentre outras atividades.

Outros detalhes em relação ao certame podem ser encontrados através da leitura do edital oficial, algo extremamente recomendável para quem pretende participar deste concurso. O documento pode ser encontrando no site ww5.funcab.org/inicial.asp?id=327 e logo em seguida acessando a opção “Edital de abertura e retificações”.

Por Bruno Henrique