Dicas de memorização para os estudos

Quem está estudando para Concursos Públicos pode utilizar algumas técnicas de memorização para auxiliar nos estudos.

Você tem dificuldades em memorizar conteúdo? Precisa ler duas ou três vezes o mesmo parágrafo? A memorização é fundamental para conseguir a aprovação no concurso público. Cada prova é composta por imensas disciplinas cheias de prazos e detalhes importantes.

Que tal ficar por dentro de algumas técnicas de memorização?

Você vai começar a rotina de estudo? É preciso estar bem fisicamente e emocionalmente. Desta forma, o aprendizado vai fluir, sobretudo a concentração. Portanto, a regra é deixar as preocupações de lado e concentrar-se ao máximo. Para auxiliar na tarefa, uma alimentação adequada e equilibrada é imprescindível.

Atividades aeróbias auxiliam na concentração e dão energia para aguentar o ritmo de estudo. Por isso, procure fazer uma caminhada ou uma corrida, pelo menos, três vezes por semana. Além de ser atividades gratuitas, o estudante vai sentir a diferença no desempenho dos estudos em pouco tempo.

Antes de iniciar os estudos, feche os olhos e concentre-se na sua respiração por alguns minutos. Este exercício simples, vai ajudar a manter o foco na disciplina e a desligar-se um pouco dos seus problemas pessoais. Além disso, você vai conseguir a concentração de forma imediata.

Sabia que o cérebro aprende por repetição? Por isso, procure ler de forma atenta e grife os pontos mais importantes de cada matéria. No momento da revisão, você pode voltar somente nas partes grifadas e repeti-las. Conteúdos como, por exemplo, direito constitucional devem ser memorizados e os artigos devem ser lidos diariamente, principalmente, se a banca organizadora tem o hábito de cobrar lei seca,

Já pensou em fazer associações? Por exemplo, você pode associar palavras a outras, ou a fatos importantes. Outra dica é fazer resumo os mapas mentais e carregá-los sempre com você. Desta forma, pode ler as disciplinas em qualquer lugar e momento que desejar.

Que tal estudar em grupo? Você pode ensinar um conteúdo que domina ou aprender com um amigo. Assim, ambos memorizam detalhes da disciplina.

Qual técnica de memorização, você acha mais eficaz?  

Por Babi