Concurso Marinha Mercante 2015 abre 395 vagas

As oportunidades são para estudantes de nível médio e as inscrições seguem em aberto até o dia 18 de junho de 2015

Mais uma oportunidade de carreira apareceu recentemente para profissionais que alimentam o desejo de trabalharem na Marinha Mercante. A novidade é que mais um processo seletivo foi aberto. De acordo com as informações dadas pela comissão organizadora da seleção, a mesma visa a admissão de candidatos para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém/PA, e para as Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro/RJ. No total, os participantes deste processo seletivo poderão concorrer por 395 vagas.

Com relação à divisão das vagas, temos a seguinte informação: para o CIABA serão 165 chances reservadas e para o CIAGA, 230.

Para estar perfeitamente apto a participar dessa seleção, os interessados precisam contar com idade entre 17 e 23 anos. Isso até a data do dia 1° de fevereiro de 2016. Outro requisito importante é que até o dia 11 de janeiro de 2016 esses candidatos precisam já ter concluído o nível médio.

Como participar deste concurso da Marinha Mercante?

Os concursandos que atenderem todos os requisitos de participação exigidos para esta seletiva poderão se inscrever via internet. O endereço eletrônico disponibilizado pela Marinha Mercante é o seguinte: www.ciaga.mar.mil.br. O período de atendimento aos candidatos seguirá em aberto até a data limite do dia 18 de junho de 2015. Para validar a candidatura, é requerido do mesmo o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50.

Para a seleção dos candidatos participantes estão previstas etapas compostas pela realização de exames de conhecimentos, testes físicos, seleção psicofísica, verificação de documentos além de período de adaptação.

As provas escritas terão uma duração de quatro horas. A previsão é de que sejam aplicadas às 9h30 dos dias 25 e 26 de julho de 2015. Os locais serão informados aos participantes a partir do dia 17 de julho.

Ainda conforme o edital tanto a matrícula quanto o início do curso estão previstos para o dia 1° de fevereiro de 2015.

Por Denisson Soares