Dicas para concurseiros iniciantes

Alguns livros podem auxiliar o início dos estudos de pessoas que querem entrar na caminhada para passar em Concursos Públicos.

Se você é iniciante no mundo dos concursos públicos, com certeza deve estar procurando por algum material milagroso, que possua toda a receita que te levará ao tão sonhado cargo público.

Diversas publicações são voltadas para dar dicas dos primeiros passos para os mais novos concurseiros, aqueles que não sabem nem por onde começar. Alguns candidatos preferem ir pela tentativa e erro, experimentando diferentes métodos, mas esse tipo de decisão pode adiar a conquista de uma vaga.

Um lançamento recomendado para aqueles que querem ter algumas noções básicas do mundo dos concursos públicos é o “Manual do Concurseiro Iniciante”. O livro tem a autoria de Charles Dias, driador e editor de um blog voltado para concurseiros, intitulado de Concurseiro Solitário.

O livro lançado por Charles aborda as principais dúvidas dos que acabaram de decidir pela opção das provas públicas, dá dicas de organização pessoal e nos estudos, como o uso de mapas mentais e resumos e o uso de planilhas para separar a grade de estudos.

Segundo o autor, o livro é voltado para dois públicos distintos: aqueles que começaram agora sua caminhada nos concursos públicos e não sabem por onde começar e aqueles que começaram a estudar errado e querem dicas de como recomeçar seus estudos de forma mais eficiente. Segundo ele, conhecer dicas de pessoas que já passaram em concursos pode diminuir o tempo gasto com busca de novos métodos de estudo. O autor também acredita que os depoimentos pessoais presentes no livro trarão mais empatia ao leitor e aumentam a sua motivação.

Outros livros do autor são o “Guia de Preparação do Concurseiro Solitário”, seu primeiro livro solo lançado e “100 respostas do Concurseiro Solitário”, escrito em conjunto com a equipe de seu blog. Esses dois livros dão dicas para o chamado concurseiro solitário, que é aquele candidato que resolve não frequentar cursinhos preparatórios e estuda sozinho em casa, através de videoaulas, apostilas e mapas mentais.

Se você é novo nesse mundo é recomendado que escute pessoas mais experientes e leia livros como o “Manual do Concurseiro Iniciante”, para começar a ter intimidade com os métodos mais eficientes de estudo e deixar a sua caminhada rumo à aprovação menos tortuosa.

Por Patrícia Generoso