Concurso IME 2015 – Vagas no Curso de Formação de Oficiais

Certame oferece 98 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de setembro.

Através do Departamento de Ciência e Tecnologia do Comando do Exército, em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ), foram publicados os editais de número 02/2015 e 03/2015. Os editais se referem ao Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) e ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/reserva), respectivamente. É importante ressaltar que os dois cursos informados fazem parte do Quadro de Engenheiros Militares 2015/2016.

Ao todo os dois editais oferecem 98 vagas. Em relação ao número total, 70 delas serão destinadas ao CACFG/Ativa enquanto que 28 vagas serão para o CACFG/Reserva.

O procedimento de inscrição é feito através da internet, sendo assim, os candidatos devem acessar o site oficial do IME. O período de inscrições já se encontra aberto e seu término será em 01 de setembro de 2015. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.

O processo seletivo deste certame é bastante extenso e consta de três fases: Exame Intelectual, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física.

O Exame Intelectual é subdivido em outras duas fases. Além disso, o mesmo é de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase desse exame é composta de prova objetiva de matemática, física e química. A mesma será de caráter eliminatório e classificatório e abrange 40 questões com data de aplicação para o dia 15 de outubro de 2015. A segunda fase contém três provas discursivas de matemática, física e química, além de duas provas mistas (discursiva e/ou objetiva), que corresponde a português e inglês.

Serão matriculados no primeiro ano do Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares os candidatos que estiverem habilitados para a matrícula e que se apresentarem no IME, no Rio de Janeiro, na data de 12 de fevereiro de 2016.

Para demais detalhes é de extrema importância que o candidato leia atentamente o edital oficial, bem como o manual do candidato deste certame. Você poderá encontrar os referidos documentos clicando AQUI.

Por Bruno Henrique