Concurso Agepen-MS 2016 – Vagas para Agente Penitenciário

Certame oferece oportunidades para profissionais com ensino superior completo. Inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março de 2016.

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) do Mato Grosso do Sul está com as inscrições abertas para preenchimento de vagas para o cargo de Agente Penitenciário nas áreas de Administração e Finanças, Assistência e Perícia, Segurança e Custódia.

Os interessados no certame devem efetuar a inscrição até às 17 horas do dia 8 de março de 2016, no site da banca organizadora, a FAPEMS (http://www.fapems.org.br/site/concurso-agepen/). O valor da taxa de inscrição é de R$ 183,20.

Para a área de Segurança e Custódia há 245 vagas para homens e 62 para mulheres. É necessário ter curso de graduação em ensino superior com registro no órgão de classe. Na área de Administração e Finanças há cinco vagas para graduados em Administração; cinco para Ciências Contábeis; cinco para Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamento de Dados e 72 para quem tiver curso de graduação em ensino superior. Na área de Assistência e Perícia há 17 vagas para Psicologia, 17 para Serviço Social e 10 para Direito.

Dentre os requisitos básicos para investidura no cargo estão ser brasileiro nato ou naturalizado, ter no mínimo 21 e no máximo 40 anos, possuir altura mínima de 1,60 metros (tanto para homens como para mulheres), ter ensino superior, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, ter conduta moral ilibada, possuir Carteira Nacional de Habilitação na Categoria B e possuir boa saúde mental.

Etapas do Concurso:

O certame será dividido nas seguintes etapas: prova escrita objetiva (eliminatória e classificatória), avaliação psicológica (eliminatória), exame de saúde (exame antropométrico e clínico – eliminatório), exame de aptidão física (eliminatório), prova de títulos (classificatória) e curso de formação (eliminatório e classificatório).

A prova objetiva, primeira fase do concurso, será realizada nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Paranaíba e Ponta Porã. A data, horário e local serão divulgados no site da FAPEMS, porém, a previsão é de que seja realizada no dia 3 de abril de 2016 e terá duração de quatro horas. Apenas serão aprovados os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 50%. Os candidatos aprovados na primeira fase serão convocados para a segunda, a de avaliação psicológica, que será realizada na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Os candidatos considerados aptos no exame psicológico serão convocados para a terceira fase do certame, a do exame de saúde (antropométrico e clínico), que será realizado na Junta Médica de Campo Grande. Os aprovados neste serão convocados para o exame de aptidão física, que vai avaliar a capacidade do candidato para suportar física e organicamente o treinamento físico a que será submetido no Curso de Capacitação. O exame será aplicado por uma Comissão Técnica habilitada.

Após o exame, serão convocados os aprovados para a prova de títulos. Os candidatos deverão entregar pessoalmente ou por SEDEX cópias dos títulos autenticados e o formulário da relação dos títulos. Contam como títulos a conclusão do doutorado, mestrado, especialização e participação em cursos, jornadas ou simpósios.

Por fim, os classificados na prova de títulos participarão do Curso de Formação, que vai explicar o funcionamento de uma penitenciária.

William Dresch Floriano