Estratégias de estudo para conquistar a aprovação em Concursos

Conseguir a aprovação em concurso público requer muito empenho e estratégias de estudo bem definidas.

Como conseguir a aprovação em concurso público? O candidato precisa ter foco, determinação, força de vontade e muito empenho e ter estratégias de estudo, que podem ser o diferencial para conseguir bons resultados. Que tal conhecer algumas?

Que conteúdos você tem dificuldade? Ao elaborar o seu plano de estudo, priorize as disciplinas que você não sabe muito bem. Por exemplo, é craque em constitucional, mas tem muita dúvida sobre raciocínio lógico e matemática? Então distribua uma carga horária maior para a área de exatas. Muitos candidatos perdem muito tempo estudando disciplinas que gostam, e não focam nos seus pontos fracos. Mas, lembre-se de que é necessário estudar todos os conteúdos.

Você conhece a banca organizadora da sua prova? Isso pode ser feito por meio de exercícios de provas anteriores organizados pela banca. Por isso, procure resolver o máximo de questões que conseguir sobre o conteúdo. As provas, geralmente, têm o mesmo estilo, assim, o candidato pode ficar por dentro dos principais assuntos cobrados e pegadinhas.

A motivação para estudar é um fator imprescindível para o sucesso. O candidato deve acreditar no seu potencial e estudar acreditando que vai conquistar a vaga. Ao ter uma postura positiva, as chances de conseguir uma boa nota e se lembrar do conteúdo estudado é maior. Por isso, procure se sentir motivado: faça cartaz com o que deseja conquistar, cole frases de incentivo na sua mesa e busque dar o seu melhor.

Durante o estudo, faça resumos por meio de fichamento. Eles são práticos e auxiliam na memorização. Além disso, pode ser carregados na bolsa e lidos a qualquer momento do dia.

No dia anterior da prova, procure relaxar e ficar tranquilo, sobretudo para manter o controle emocional. Aproveite para ir ao cinema ou revisar, apenas, os pontos mais importantes, ou seja, aqueles pontuais.

Depois destas dicas, que tal começar os estudos? Sucesso e boa sorte!

Por Babi