Como identificar se você não combina com a carreira pública

Observar o seu perfil profissional, as atividades do cargo e as chances de crescimento são dicas para não se frustrar após ser aprovado

Conseguir um emprego no setor público é o sonho de muitos brasileiros, ainda mais agora com a crise assolando o país e o desemprego batendo na porta das empresas. Mas é preciso muita cautela para ver se o seu perfil combina realmente com a carreira pública, para não correr o risco de ficar frustrado depois e ter que abandonar o emprego pelo qual você precisou lutar tanto para conquistar.

Por isso, é muito importante que antes de dedicar horas e mais horas dos seus dias aos estudos, em busca de conquistar a tão sonhada vaga na carreira pública, o candidato observe se realmente tem o perfil para este trabalho.

E como identificar se você combina, ou não, com a carreira pública?

Uma boa dica é analisar o seu perfil e ver se as suas expectativas profissionais combinam com as oportunidades que lhe serão oferecidas na carreira pública, por exemplo: quem está buscando por uma rápida ascensão na carreira, certamente vai se frustrar na carreira pública.

Essa é uma carreira de poucas oportunidades para o crescimento profissional e a não ser que um chefe se aposente, você vai ter que esperar muitos, mas muitos anos mesmo até conseguir ser promovido e isso, se conseguir, porque a grande maioria dos que entram nesta área, se aposentam no mesmo cargo em que iniciaram.

Outro fator determinante é procurar conhecer todas as esferas públicas, pois há concursos municipais, estaduais e também os federais. Claro que os concursos públicos municipais oferecem salários menores, se comparado com os da esfera estadual e principalmente federal. Mas é importante ressaltar que quanto maior o salário, maiores são as exigências, então não adianta simplesmente se candidatar nos concursos que ofereçam melhores remunerações, é preciso analisar bem os requisitos necessários.

Para identificar mais facilmente se você combinará ou não com a vaga pública a qual pretende se candidatar, o melhor mesmo é fazer uma ampla pesquisa sobre o tipo de trabalho que é proposta no cargo em aberto.

A grande maioria dos candidatos se interessam apenas pelo salário e os benefícios e, por isso, após conquistarem a vaga, se sentem tão frustrados, pois não é uma área na qual eles realmente têm prazer em atuar.

Verifique quais os serviços que são realizados, se há chance de crescimento, pois assim você conseguirá identificar se de fato, a vaga oferecida traz uma carreira pública que vá de encontro com o seu perfil profissional.

Por Russel

Concursos públicos em alta entre estudantes e recém-formados

Crise econômica faz com que os jovens busquem estabilidade financeira

Os jovens estudantes recém-formados estão cada vez mais voltados a seguir carreira pública, pois, com a oferta de empregos em baixa e a concorrência cada vez maior, sabem que conquistando um cargo público terão maior estabilidade profissional. A crise econômica do Brasil tem levado cada vez mais jovens a fazer essa escolha.

Isso não significa que os jovens estão abandonando os seus sonhos profissionais, muito pelo contrário, esta é uma forma que estão encontrando de conseguirem levar o seu projeto adiante, mesmo que, para isso, seja preciso adiá-lo um pouco mais.

Muitos jovens querem ter o seu próprio negócio, outros querem trabalhar nas grandes empresas, continuarem os estudos após a faculdade, mas o mercado não está nada favorável para esses projetos.

Assim, ao conquistar uma das vagas no concurso público, o jovem sabe que contará com um emprego fixo, que lhe dará uma remuneração capaz de continuar fazendo seu planejamento enquanto trabalha em um órgão público.

Na carreira pública, o que mais atrai os jovens recém formados, são os bons salários, a estabilidade oferecida, jornada de trabalho reduzida e aposentadoria integral. É como se o jovem conquistasse a garantia de que seu futuro profissional está garantido, pelo menos financeiramente, e, com o tempo que ele tiver de sobra, poderá investir em seus sonhos particulares.

Claro que buscar um sonho estando já em um cargo público é muito mais fácil, pois o jovem não terá aquela pressão de que precisa dar certo de qualquer jeito, pois sabe que tem seu emprego, sua remuneração já garantida, além dos muitos benefícios que um cargo público oferece.

O número de jovens com idade entre 17 e 25 anos inscritos nos concursos públicos vem crescendo a cada ano, e para 2015 espera-se um número recorde, já que a situação econômica do país é complicada, as empresas estão cortando funcionários e os investimentos estão cada vez mais escassos.

Mas os jovens sabem que a carreira pública não será nada fácil, pois é sempre grande a concorrência e os candidatos estão se apresentando cada vez mais preparados para as provas. Por isso é que esses jovens estão determinados a passarem muitas horas do dia estudando, sacrificando muitas vezes os finais de semana com os amigos, tudo por uma ótima causa.

Por Russel