Banpará (PA) inicia preparativos para abrir concurso

A expectativa é que a banca seja definida no dia 28 de abril de 2015

Está sendo cogitado um novo concurso para o Banco do Estado do Pará. O edital do processo seletivo deverá ser anunciado até junho deste ano. Ao todo, especula-se que deverão ser abertas 20 oportunidades em caráter efetivo  para pessoas com ensino médio e superior completo. Além das chances para lotação imediata, estão sendo fornecidas vagas para a formação de um cadastro reserva.

O Banpará ainda está selecionando qual instituição será a banca organizadora do concurso, para isso, ocorrerá no dia 28 deste mês o pregão eletrônico no endereço web do site de Compras do Governo Federal www.comprasnet.gov.br.

Conforme com o documento de abertura da licitação, o edital está previsto para ser divulgado em até 20 dias úteis após a assinatura do contrato entre o Banpará e a organizadora.  

Do total de vagas que estarão sendo oferecidas, a maior parte (18) são destinadas ao posto de técnico bancário, que exige dos candidatos ensino médio completo. Já para nível superior, há apenas duas vagas em aberto, sendo que uma é para médico do trabalho e a outra é dirigida aos contadores.

As chances destinadas ao provimento de futuras vagas que venham a surgir no órgão são para os postos de assistente social, engenheiro eletricista, engenheiro agrônomo. Todas as vagas para cadastro reserva são para profissionais com ensino superior completo.  

Ainda não foram acertados os valores das remunerações nem o local de lotação das vagas, mas acredita-se que existirão postos com oportunidades abertas na capital do estado, Belém, e em várias cidades do interior.  

De acordo com o documento de licitação, a prova que avaliará os participantes consistirá em 60 questões objetivas de múltipla escolha.

Para os postos de nível médio, serão cobrados conteúdos de atendimento, matemática financeira, atualidades, informática, raciocínio lógico, língua portuguesa, conhecimentos bancários e noções de ética. Já para as pessoas que estiverem concorrendo às vagas para ensino superior, a prova conterá questões sobre conhecimentos específicos, informática, raciocínio lógico, língua portuguesa.  

Por Melina Menezes