Concurso Público Marinha 2016 – Corpo de Engenheiros





Certame oferta 64 vagas para profissionais com nível superior completo. Inscrições vão até o dia 18 de maio de 2016.

A DEnsM (Diretoria de Ensino da Marinha) disponibilizou o edital do novo Concurso que visa ao preenchimento de 64 vagas para compor o Corpo de Engenheiros da Marinha (CP – CEM). O edital está disponível nas páginas eletrônicas oficiais (www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou www.ensino.mar.mil.br) e nas instituições onde as inscrições poderão ser realizadas.

As 64 vagas são destinadas aos profissionais das seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo e Engenharias (Química, Naval, Elétrica, Mecatrônica, Mecânica, Eletrônica, Nuclear, de Materiais, Cartográfica, de Telecomunicações, de Sistemas de Computação, de Produção e Civil).

Do total de vagas, onze (11) são restritas aos candidatos negros. Para concorrer a essas vagas específicas, os pretendentes precisam se declarar pretos ou partos no ato da inscrição. Se não houver candidatos negros em quantidade necessária para preenchimento das vagas, essas serão revertidas em ampla concorrência e disputadas pelos demais candidatos, de acordo com sua classificação.

A lista com os candidatos que concorrerão às vagas para negros estará disponível na data prevista no Edital, no Calendário de Eventos.

Para se inscrever o interessado precisa obedecer a uma série de requisitos, como por exemplo, ter nascido no Brasil, ter menos de 36 anos até o primeiro dia de janeiro de 2017, possuir RG com foto válida e CPF. Em todos as fases do certame, o candidato deverá apresentar o comprovante de inscrição conforme solicitado.





As inscrições para o atual concurso se iniciam no dia 14 de abril e vão até o dia 18 de maio de 2016. O candidato deve realizar o pagamento de R$ 80,00 para confirmar a inscrição até o dia 23 de maio. Há também como requerer a isenção dessa taxa.

O pretendente passará pelas fases a seguir antes de ser selecionado. As seguintes etapas serão eliminatórias e classificatórias: Prova escrita e Curso de Formação de Oficiais. As fases eliminatórias serão: Redação, Tradução de Texto, Verificação de dados biográficos, Teste de aptidão física, Verificação de documentos, Inspeção de saúde e, por fim, Avaliação Psicológica.

O CFO (Curso de Formação de Oficiais) é formado por uma adaptação de três (3) semanas e um período para o profissional entender as atividades exigidas. No decorrer do curso, será realizado um Estágio de Aplicação (EA), que dura 6 semanas, para que o candidato possa se adaptar e arrematar sua formação..

A relação de cidades onde as provas e as demais etapas serão realizadas, assim como o Calendário de Eventos, assunto das provas e requisitos a serem cumpridos, estão disponíveis no Edital do Concurso.

Por Fábio G. Santos



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *