Concurso IBGE 2017 – Edital em Breve


  

Congresso já aprovou a realização do concurso. Seleção deverá ofertar vagas temporárias para Recenseador, Agente Censitário, Supervisor do Censo, Agente do Censo e Analista Censitário.

Para os próximos meses, quem já havia se preparado para o último concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que acabou não acontecendo pois o último censo agropecuário do país acabou sendo cancelado, deve agora retomar os estudos. Segundo os especialistas, a coleta de informações é de grande importância para o governo e, por isto, a realização do certame já consta do orçamento aprovado pelo congresso para este ano.

A expectativa é que além de poder contar com uma atualização de dados sobre o programa da reforma agrária no país, o que é vital para balizar as ações do governo junto ao homem do campo, a realização do concurso neste ano poderá funcionar como uma forma de aliviar as altas taxas de desemprego brasileiras que dão sinais de que não vão recuar tão fácil em 2017. Tudo ainda reflexo da crise econômica deflagrada desde 2015.

As vagas que deverão ser preenchidas através do concurso deverão ser de caráter provisório, que o próprio governo considera como relevantes, diante da grande extensão territorial do país. Deverão se ofertadas cerca de 82.000 vagas que deverão ser distribuídas nos seguintes cargos: recenseador com cerca de 62.000 vagas do total, agente censitário da área de informática (174), supervisor do censo (em torno de 12.000) e o restante deverá ser distribuído entre as cargos de agentes do censo a nível regional, municipal, administrativo e de analista censitário.




Para quem possui curso superior em qualquer área, serão destinadas as vagas para o cargo de analista. Para os demais, será exigido apenas o nível médio completo e somente no caso dos recenseadores deverá ter nível fundamental concluído.

As provas deverão ter caráter objetivo e quanto ao valor da remuneração dos respectivos cargos, ainda não existe uma definição por parte do órgão. Todos este detalhes deverão ser esclarecidos com a publicação do edital, que deverá ocorrer nos próximos meses.

No último concurso feito pelo órgão foi em 2013 para o preenchimento de vagas para as mesmas funções, foram ofertadas cerca de 7.600 colocações. Segundo as informações do último edital publicado, a responsável pela seleção foi a Cesgranrio. Espera-se que a mesma seja mantida para o próximo também.

Emmanoel Gomes



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *