Compre aqui apostila para este concurso!

Concurso CPES 2015 tem 30 vagas abertas para Aquaviários


  

Foi aberto o concurso da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), apresentando 30 oportunidades para interessados nos Cursos para Formação de Aquaviários (CFAQ-I C/M). Os candidatos poderão realizar as inscrições até o dia 23 de fevereiro, pagando o valor de R$ 8 referente à inscrição. Para participar do processo seletivo, as pessoas devem se dirigir à sede da CPES, na Secretaria do Departamento de Ensino Profissional Marítimo, localizado na cidade de Vitória. O atendimento acontece no horário das 8h15 até 13h15.

O exame sucederá no mês de março na cidade de Vitória, onde os candidatos serão avaliados através de 40 questões objetivas, com 20 referentes à língua portuguesa e 20 referentes à matéria de matemática. Acontecerá também um exame presencial. O requisito para participar do concurso é de que os candidatos tenham concluído ao menos o 6º ano do Ensino Fundamental e tenham a partir de 18 anos.

O objetivo do curso é oferecer a formação de nível 1 para Aquaviários do 1º Grupo – Marítimos, Seções de Convés ou de Máquinas com registro no setor de Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM) ou Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC). Esta formação possibilita que o aprovado tenha o conhecimento necessário para prestar serviço auxiliar em embarcações com arqueação bruta menor do que 300 potências propulsora abaixo de 250 kW.




Depois de passar o prazo de um ano na formação essencial de embarque, se a pessoa tiver a aprovação no Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) poderá subir para o nível 2 e trabalhar como Patrão de embarcações com arqueação bruta abaixo de 50 e potência propulsora abaixo de 250 kW.

Os interessados poderão buscar mais informações através do site www.cpes.mar.mil.br ou se dirigir até a sede da Secretaria do Departamento de Ensino Profissional Marítimo que se localiza no endereço, Rua Belmiro Rodrigues, número 145, no bairro Enseada do Suá, na cidade de Vitória.

Por Felipe Couto de Oliveira



Compre aqui apostila para este concurso!

Um comentário sobre “Concurso CPES 2015 tem 30 vagas abertas para Aquaviários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *