Compre aqui apostila para este concurso!

Como controlar a ansiedade nas provas de concursos públicos


  

Manter o controle e dominar a ansiedade é essencial para fazer uma boa prova de Concurso Público.

Grande parte dos candidatos a uma vaga em um concurso público já sofreram, ou ainda sofrem com um empecilho assustador: a temida ansiedade pré-prova. Caso você não saiba como controlá-la e sofre com os sintomas clássicos, como mãos suadas, dores de barriga, e tremedeira, fique calmo que vamos ajudá-lo. Abaixo, vamos dar algumas dicas de como manter o controle e dominar a ansiedade, não deixando que ela controle sua vida, especialmente em um momento tão importante, que poderá guiar seu futuro.

– Durante a semana da prova:

Faltando apenas uma semana para o dia da prova, não adianta entrar em pânico e querer estudar tudo aquilo que não teve tempo nos meses anteriores. Na semana da prova é importante revisar o conteúdo e fixar informações que você não conseguiu antes. Também aproveite para se organizar e ver quanto tempo poderá usar em cada matéria durante o exame. E, ainda, faça exercícios físicos para espairecer, afinal, não é porque falta apenas uma semana que você deverá alterar toda sua rotina.

– Na véspera da prova:

Faltando apenas um dia para o concurso, relaxe. Tire o dia para descansar e, no máximo, organize tudo aquilo que vai levar para poder fazer a prova, como documentos necessários e também algo para comer. Não se desespere e queira estudar tudo, afinal, você teve tempo de fazer isso antes.

– Antes e durante a prova:

Acorde cedo, mesmo que a prova seja realizada apenas no turno da tarde. Vista roupas confortáveis, faça uma refeição leve, de preferência sem nada muito gorduroso, e chegue cedo ao local da prova para poder escolher onde sentar.




Assim que o fiscal anunciar o início da prova, tente se controlar, afinal, é o momento crucial e, se caso você ter uma crise de ansiedade, não conseguirá fazer a prova. Neste momento é importante manter a calma, expirando e inspirando lentamente.

Passada a adrenalina inicial, tente ficar calmo e, caso tenha o famoso “branco”, momento em que esquece tudo o que estudou, não se desespere: respire fundo e, se não funcionar, vá ao banheiro. Com certeza, isso ajudará você a se recuperar.

Leia sempre calmamente todas as questões da prova e, se for objetiva e souber a resposta, já marque. Se não souber, passe para a próxima. É importante não perder tempo. Se a prova for discursiva, comece a dissertar logo após ler todas as questões.

Finalizada a prova, é hora de marcar no cartão-resposta, que requer tempo e atenção, afinal, qualquer erro poderá anular a questão.

Por fim, a melhor dica para controlar a ansiedade é tentar manter a calma e ficar confortável. Não pense nos concorrentes, pense apenas em você mesmo. É um desafio que você está enfrentando e, portanto, só você poderá vencê-lo. Estude e se prepare com antecedência e, na hora da prova, tudo dará certo.

Por Andréa Corneli Ortis



Compre aqui apostila para este concurso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *